Início Artigos Benefícios da dança para a saúde física e mental

Benefícios da dança para a saúde física e mental

Autor

Data

Categoria

Dois pra lá, dois pra cá… Mesmo quem não se considera muito bom nos passinhos, consegue se arriscar na dança e praticar um exercício físico. Os benefícios da dança envolvem a saúde física e mental. E o melhor: ela pode ser praticada em qualquer idade e até mesmo por pessoas pouco ativas e que querem sair do sedentarismo.

Deixar o corpo se movimentar ao som da música pode ser um pouco desafiador para alguns, mas é só fechar a porta do quarto, tocar aquela música que você ama e pronto, em minutos você já estará curtindo o momento.

  1. Qual é o benefício da dança para a saúde?
  2. Qual é o benefício da dança para a mente?
  3. Aulas de dança ajudam a emagrecer?

Qual é o benefício da dança para a saúde?

Estudos científicos já comprovaram que a realização de atividade física libera endorfina, dopamina e serotonina no nosso cérebro, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.

E você não precisa sair correndo uma ladeira ou subir degraus para contar como exercício, basta se movimentar ou… Dançar! Apenas cinco minutos de dança podem acalmar a mente e melhorar o humor.

Além disso, a dança pode tornar o cérebro mais jovem. De acordo com um estudo publicado pelo jornal Frontiers in Human Neroscience, a atividade física é como um antídoto que previne o envelhecimento precoce do cérebro.

E o melhor: no mesmo estudo foi apontado que a dança pode ser o exercício mais completo para atingir esse objetivo, quando comparada a caminhadas, bicicleta ou outros exercícios convencionais.

A dança consegue fortalecer diferentes grupos musculares, prevenindo lesões conforme avançamos a idade. Sem contar que o sistema cardiorrespiratório também sai ganhando nessa valsa: dançar cerca de 30 minutos por dia por, pelo menos, três vezes na semana, ajuda a aumentar a frequência cardíaca e respiratória.

Mudanças na flexibilidade também são notadas. Isso porque o corpo se torna mais alongado e há um espaço maior entre as articulações. Caso ocorra uma lesão em qualquer situação, até mesmo fora da dança, sua recuperação será mais saudável e rápida.

A prática da dança, além dos benefícios citados acima, também melhora o condicionamento físico, reforça o hábito de respirar corretamente, aumenta o fluxo sanguíneo e evita o sedentarismo.

Qual é o benefício da dança para a mente?

A saúde emocional também é beneficiada. Afinal, a dança ajuda a liberar hormônios responsáveis por diminuir o estresse. Estudos científicos comprovam que apenas cinco minutos dançando já são suficientes para acalmar a mente e melhorar o humor.

Nossa autoestima também aumenta. Isso porque nos concentramos para realizar um movimento e quando conseguimos atingir o objetivo, ficamos satisfeitos com a meta.

Além disso, a dança é um excelente motivo para criar conexões e relacionamentos mais profundos e duradouros, que são essenciais para a saúde mental. A dança ainda estimula e promove a sociabilização, e é altamente recomendada para pessoas que estão tratando a depressão.

Outra área privilegiada pela dança é a criatividade, pois ela estimula diferentes partes do cérebro ao mesmo tempo e possibilita o desenvolvimento de uma nova forma de comunicação.

Aulas de dança ajudam a emagrecer?

Já imaginou perder peso se divertindo? Com a dança, isso é possível. Afinal, uma aula de dança pode ajudar você a queimar até 600 calorias por hora, de acordo com a intensidade e velocidade do tipo de dança que está praticando.

Para se ter uma ideia, vamos observar os tipos de danças mais comuns e a quantidade de calorias gastas em uma hora, em média:

  • Hip Hop: 350 a 600 calorias
  • Ballet: 350 a 450 calorias
  • Dança do ventre: 250 a 350 calorias
  • Dança de salão: 200 a 400 calorias
  • Jazz: 200 a 300 calorias
  • Zumba: 300 a 600 calorias.

Claro, é necessário não se descuidar da alimentação e ficar de olho no saldo calórico, mas se o seu objetivo é perder peso, a dança é um ótimo caminho. Sem contar que você ainda ganha diversos outros benefícios, como flexibilidade, melhora na memória e autoestima, promoção da saúde mental e por aí vai.

E aí, vai encarar que tipo de dança hoje? 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×