Início Alimentação Alimentos termogênicos: quais são e como funcionam

Alimentos termogênicos: quais são e como funcionam

Autor

Data

Categoria

Emagrecer não é um processo fácil. Afinal, ele exige muito do nosso corpo e psicológico. Por isso, a busca por métodos que auxiliem esse processo e que não prejudiquem a nossa saúde é cada vez mais comum.

Não à toa, os alimentos termogênicos são sempre muito procurados para aqueles que estão nessa fase ou que precisam de mais energia para enfrentar os exercícios físicos.

Sabemos que não há fórmula mágica para emagrecer e também não recomendamos por não ser seguro para a nossa qualidade de vida, mas o segredo para entrar em forma já foi revelado há tempos: exercícios e dieta balanceada.

Existem alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo e podem ser nossos aliados na dieta, facilitando a queima de gordura. Vamos entender melhor?

  1. O que são alimentos termogênicos?
  2. Quais são os alimentos termogênicos?

O que são alimentos termogênicos?

É importante ressaltar que todos os alimentos têm um custo calórico quando são digeridos e produzem calor. No entanto, alguns alimentos possuem um efeito térmico maior e estimulam o corpo a produzir mais calor e queimar mais calorias.

Considerados termogênicos, esses alimentos ajudam no processo de emagrecimento ou controle de peso. Alguns estudos já revelaram que alimentos termogênicos ajudam a aumentar o gasto energético, diminuir o apetite, oxidar a gordura e neutralizar a diminuição da taxa metabólica.

Eles são capazes de acelerar o metabolismo e aumentar o gasto calórico em até 5%, fazendo com que o organismo consiga trabalhar em um ritmo mais acelerado do que o de costume.

Quais são os alimentos termogênicos?

Veja abaixo uma lista de alimentos termogênicos que você pode incluir na sua dieta. Mas atenção: é sempre recomendado consultar um Time de Saúde para avaliar a melhor dieta para o seu caso, ok?

Café

Não tem como falar em alimentos termogênicos sem citá-lo. O café é um dos maiores exemplos desse tipo de alimento. Estudos já comprovaram que a cafeína aumenta a excitabilidade do sistema nervoso e estimula o gasto energético do corpo.

Além disso, cumprindo outra função do alimento termogênico, o café também inibe o apetite e aumenta os níveis de adrenalina. Assim como o café, a cafeína também pode ser adicionada em bebidas, como pré-treinos.  

Pimenta

A pimenta é rica em uma substância chamada capsaicina, que é um composto bioativo com potencial termogênico. Em um estudo publicado na Pubmed, foi constatado que essa substância pode auxiliar a perda de peso e sustentar a saciedade.

Chá-verde

Quem diria que um chazinho simples poderia ser alimento termogênico? Isso acontece porque o chá verde é rico em cafeína e, como vimos, essa substância tem forte poder termogênico. Um estudo também publicado pela Pubmed revelou que o extrato do chá verde pode ajudar no controle da composição corporal por meio da oxidação de gordura e aumento da termogênese.

Canela

Um estudo revelou que a canela possui um componente que pode ativar a termogênese. Chamado de Cinamaldeído, a substância pode acelerar o metabolismo e estimular a perda de gordura e produzir calor.

Guaraná

As sementes do guaraná possuem alto teor de cafeína, teofilina e teobromina. Por isso, estimulam o sistema nervoso e auxiliam no emagrecimento. Um estudo de Cambridge comprovou que combinar guaraná com chá verde é uma ótima opção para produzir mais gasto de energia.

Cacau

Ah, o chocolatinho ao leite… Calma que não é desse que estamos falando. O cacau é rico em cafeína e também possui outras substâncias que proporcionam a perda de peso se ingerido de maneira equilibrada. No entanto, para ter os benefícios termogênicos, os flavonoides do cacau podem ser encontrados no chocolate amargo, com no mínimo 70% cacau na composição.

Óleo de coco

Rico em ácido graxo de cadeia média, que é uma gordura que estimula nosso sistema nervoso simpático, o óleo de coco promove o aumento o metabolismo. Mas atenção: a quantidade de óleo de coco recomendada é de até duas colheres de sopa por dia, que pode ser usado em saladas, vitaminas ou bolos.

Gengibre

Essa raiz tem grandes quantidades de um composto bioativo em propriedades termogênicas, como o gingerol. Geralmente, ele é consumido de forma fresca ou desidratada, mas sua ingestão máxima é de 5g por dia. Caso ultrapasse essa recomendação de segurança, alguns efeitos colaterais podem surgir, como dor de estômago, aumento dos batimentos cardíacos e diarreia.

Água

Por mais surpreendente que pareça, a água está nessa lista e é por um bom motivo. Ao consumir a quantidade de água recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ao menos dois litros por dia, ela auxilia na eliminação de toxinas e regulação térmica. Assim, a água acelera o metabolismo e faz com que o corpo queira trabalhar mais para equilibrar a temperatura da água à temperatura corporal.

E aí, qual dos alimentos acima você pensa em incorporar na sua dieta e dar um gás nos seus exercícios físicos?

Nossa Time de Saúde aliado a nossa Rede de Hábitos Saudáveis é primordial para a promoção da sua saúde e qualidade de vida. Tenha acesso aos melhores especialistas, academias com personal trainer e aplicativos de nutrição sem pagar nada a mais por isso. Vem com a Sami!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×