Você tem cuidado das suas emoções? Muitas vezes, as emoções acabam ditando o rumo das nossas vidas. E para evitar que isso aconteça com frequência e comece a interferir nos relacionamentos e até mesmo no trabalho, é importante adquirirmos equilíbrio emocional.
Desenvolver equilíbrio emocional também é cuidar da saúde mental. Afinal, tudo que acontece na nossa vida desperta diferentes tipos de emoções, como felicidade, tristeza, ansiedade, medo, decepção, alergia e por aí vai.
Ter equilíbrio e inteligência emocional para lidar com essas sensações e não deixar que elas interfiram no dia a dia é a chave para enfrentar as adversidades sem perder o controle.
A verdade é que não podemos controlar os rumos da vida, mas podemos controlar como vamos lidar com nossos problemas. Quer saber como ter equilíbrio emocional? Vem que a Sami te explica:
- O que é equilíbrio emocional?
- Como ter equilíbrio emocional
- Como ter equilíbrio emocional no trabalho
- Exemplos de como atingir o equilíbrio emocional
- 3 livros para te ajudar a ter equilíbrio emocional
O que é equilíbrio emocional?
O equilíbrio emocional está ligado a forma como interagimos com nossas emoções. Ele possibilita reconhecer a influência das emoções nas nossas ações e exercer o autocontrole sobre elas com o objetivo de sermos mais racionais mesmo em situações extremas.
Sabemos que é impossível ter inteligência emocional de um dia para noite. Por isso, é importante manter a constância em melhorar, nem que seja 1% a cada dia. Tenha em mente que o equilíbrio emocional é alcançado por meio de técnicas de gestão emocional.
Vamos imaginar que você foi atacado verbalmente ou recebeu uma crítica um tanto quanto grossa. Uma reação comum seria responder no mesmo tom e postura, certo? No entanto, o equilíbrio emocional nos faz observar nossos comportamentos e não nos basear na reação do outro, mas entender a nossa própria emoção. Mas como isso funciona na prática?
Como ter equilíbrio emocional
Quando mergulhamos no autoconhecimento, nossas habilidades tendem a se expandir. Com isso, englobamos todas as áreas da vida: trabalho, estudos, família, amigos, projetos e tudo mais. Reflita sobre o tipo de pessoa que você se orgulha de ser e admira. Após essa análise, pense nas suas reações: elas se parecem com o que você deseja se tornar?
Se a resposta for não, não desanime: você já tem meio caminho andado. Isso porque reconhecer onde quer mudar é o primeiro passo para a mudança.
Identifique as situações que são gatilhos para você se manifestar contra o seu equilíbrio emocional e passe a respirar e refletir com frequência diante desses desafios de impulsividade. Para começar com esse progresso, o melhor caminho é iniciar pelas áreas que você considera mais fáceis de enfrentar, seja o trabalho ou relacionamentos amorosos.
Faça as coisas mais devagar e controle sua impulsividade pelo menos nessa área em específico, assim que começar a pegar o jeito, automaticamente você conseguirá expandir para outras áreas da sua vida.
Como ter equilíbrio emocional no trabalho
Para muitos, o trabalho acaba sendo uma das áreas mais difíceis de ter equilíbrio emocional. Isso porque lidamos com chefes, demandas, clientes, colegas de trabalho e prazos apertados.
Se o maior desafio com sua impulsividade se encontra no trabalho, que tal desenvolver a inteligência emocional em outra área na vida primeiro, como com o companheiro ou filhos? Amigos também são um bom começo.
Se ainda assim for muito sacrificante obter um equilíbrio emocional na área corporativa, talvez seja a hora de rever o seu emprego: será que você não precisa de férias? Organizar melhor a demanda? Impor limites aos prazos?
Para chegar até essa compreensão, não adianta: o autoconhecimento é a peça-chave. Mas tem outras ações que podem te auxiliar. Vamos ver?
Exemplos de como atingir o equilíbrio emocional
Existem alguns caminhos que nos ajudam a alcançar o equilíbrio emocional. Veja os principais:
Meditação
A meditação nos faz retomar o foco. Nos dispersamos com problemas e nos tornamos impacientes e ansiosos com muita frequência. Para isso, se obrigue a desacelerar com a meditação.
Crie momentos prazerosos
Você só consegue absorver os momentos prazerosos da vida quando presta atenção neles. Isso porque nosso corpo está sempre em modo de sobrevivência, portanto é mais útil te alertar sobre um problema do que avisar quando está tudo bem.
Por isso, precisamos criar momentos prazerosos e observá-los com plenitude. Não precisa ser nada grandioso, um filme que você goste e uma comidinha que você acabou de preparar são ótimas opções.
Faça exercícios físicos
Não tem como fugir dos exercícios físicos diários. Eles são a manutenção da nossa saúde. É fácil perceber que quando estamos doentes ou dormimos mal, as emoções negativas dominam a gente com muito mais facilidade.
Por isso, cuide da sua saúde física. Durma bem, coma corretamente e faça exercícios.
Controle seus impulsos
Sentir raiva ou vergonha é normal e necessário. Mas isso não quer dizer que você precisa agir imediatamente sem pensar, seja para responder de forma rude ou para se esconder devido a uma insegurança.
Em momentos mais críticos, em que sentir a impulsividade vir com tudo, respire. Isso te dará mais tempo para repensar suas atitudes.
3 livros para te ajudar a ter equilíbrio emocional
- A voz na sua cabeça, de Ethan Kross
Este livro é ideal para quem precisa acalmar seus pensamentos. O psicólogo e neurocientista experimental Ethan Kross aborda como o processamento errado dos nossos sentimentos e pensamentos podem impactar a nossa vida e que, para evitar isso, precisamos aprender a controlar nossa voz interior.
- As coisas que você só vê quando desacelera, de Haemin Sunin
O monge budista e autor do livro, Haemin Sunin, explica como encontrar a paz consigo mesmo e praticar a tranquilidade no dia a dia.
- Calma aí, p*rra!, de Sarah Knight
Ficar calmo em uma situação de crise não é uma tarefa fácil. Ouvir um “fica calmo” durante uma crise de ansiedade, por exemplo, é ainda pior. Neste livro, a autora ajuda a controlar os sintomas da ansiedade com técnicas práticas.