Início Artigos Doar sangue pode salvar até 4 vidas: saiba mais sobre o assunto

Doar sangue pode salvar até 4 vidas: saiba mais sobre o assunto

Autor

Data

Categoria

Uma coisa é fato: a necessidade de sangue seguro é universal. Mas, infelizmente, o ato de doar sangue não é comum, o que faz com que o estoque dos hemocentros entrem em estado de alerta.

O sangue é considerado vital para tratamentos em casos de emergências por acidentes e desastres. Sabendo disso, consegue imaginar que em meio ao número alto de pessoas transitando pela cidade, seja de carro, a pé ou transporte público, todos os dias acontecem acidentes? Todos os dias vários indivíduos com risco de vida precisam de sangue, sem contar pacientes em tratamento e intervenções que necessitam de bolsa de sangue.

Doar sangue é um ato de amor ao próximo! Além de ser um processo totalmente seguro, você salva vidas. Entretanto, para ser um doador é preciso preencher alguns requisitos. Saiba quem pode ou não pode doar sangue nos tópicos abaixo. Vamos lá?

  1. 14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue
  2. Como é feita a doação de sangue?
  3. Quem tem tatuagem pode doar sangue?
  4. Quem pode doar sangue?
  5. Quem não pode doar sangue?
  6. Como doar sangue?

14 de junho é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho de todos os anos. Embora a data tenha o objetivo de homenagear os doadores de sangue, comemorar este dia também significa incentivar não-doadores, alertando sobre a importância da ação.

Além disso, o Dia Mundial do Doador de Sangue também serve como alerta para mostrar a necessidade do acesso universal à transfusão de sangue segura e a precisão urgente do aumento de disponibilidade de sangue seguro para o salvamento de vidas em todo o mundo.

Como é feita a doação de sangue?

Doar sangue é muito mais simples e rápido do que você imagina! É um procedimento totalmente seguro e parecido com a coleta de sangue realizada para exames de rotina, a diferença é a quantidade que na doação de sangue é maior.

O recomendado é que o doador não esteja em jejum, inclusive, muitas vezes o próprio centro de doação oferece o lanche para evitar que a pessoa passe mal durante a coleta. Além disso, é comum que o doador de sangue passe por uma triagem médica para saber se está apto para doar.

Quem tem tatuagem pode doar sangue?

Essa é uma das dúvidas mais frequentes de quem tem interesse em doar sangue. De acordo com Ministério da Saúde, quem tem tatuagem pode doar sangue desde que tenha feito há mais de um ano. Portanto, se você tem tatuagem há mais tempo, este não é um impedimento.

Quem pode doar sangue?

Outra dúvida frequente é: “com quantos anos pode doar sangue?”. Embora muitas pessoas acreditem que a doação é permitida somente depois dos 18 anos, na verdade, a partir dos 16 anos é possível doar sangue desde que a pessoa esteja saudável e tenha autorização dos pais ou responsáveis.

Para doar sangue é preciso apresentar um documento de identificação com foto emitido por órgão oficial, como, por exemplo, carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação. Agora veja quem pode doar sangue e quais são os requisitos:

  • Pessoas que pesam, no mínimo, 50kg;
  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;
  • Dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Para homens, ter um intervalo mínimo de dois meses entre uma doação e outra;
  • Para mulheres, ter um intervalo mínimo de três meses entre uma doação e outra;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação, mas é recomendado que o doador esteja alimentado.

Quem não pode doar sangue?

Quando o assunto é doação de sangue, existem algumas situações que podem impedir uma pessoa de doar, tanto de forma temporária como permanente. Tais impedimentos existem para evitar que as pessoas que receberão o sangue sejam infectadas. Assim, é possível garantir uma doação segura.

Quem não pode doar sangue de forma temporária:

  • Pessoas com gripe, resfriado e febre: o recomendado é esperar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas.
  • Pessoa que fez transfusão de sangue: só é permitido fazer a doação 1 ano depois do procedimento.
  • Pessoa que realizou extração dentária: fazer a doação 72 horas depois do procedimento.
  • Gestantes durante todo o período gestacional.
  • Pós-parto: recomenda-se aguardar 90 dias caso tenha feito parto normal e 180 dias para cesariana.
  • Pessoas que ingeriram bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
  • Exames com uso de endoscópio: depois de 6 meses da realização.
  • Pessoa que fez tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses.
  • Exposição a infecções sexualmente transmissíveis: esperar 12 meses após a exposição.
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, tireoidectomia e colectomia: esperar 6 meses.
  • Procedimentos de apendicite, varizes, hérnia e amigdalectomia: doar sangue após 3 meses.

Quem não pode doar sangue de maneira definitiva:

  • Paciente diagnosticado com malária;
  • Pessoas que fazem o uso de substâncias ilícitas injetáveis;
  • Pessoas que passaram por um quadro de hepatite depois dos 11 anos;
  • Portadores de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatite B e C, doença de chagas, AIDS e doenças associadas ao vírus HTLV l e ll.

Como doar sangue?

Você sabia que uma doação de sangue pode salvar até quatro vidas? No entanto, menos de 2% dos brasileiros doam sangue, o que faz com que os hemocentros fiquem com estoques baixos. O problema é que muitas pessoas só doam sangue quando algum parente ou amigo próximo necessita. Uma explicação para tal é a falta de conhecimento sobre a doação e a importância dela.

Se você deseja doar sangue, a Sami recomenda a procura por uma unidade de coleta de sangue, como os hemocentros. No local, é possível checar mais uma vez os requisitos para a doação. Lembrando que homens podem realizar a doação 6 vezes por ano e as mulheres 4 vezes. Doe e salve vidas!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×