Início Artigos Dia Mundial da Saúde: confira dicas para uma vida mais saudável

Dia Mundial da Saúde: confira dicas para uma vida mais saudável

Autor

Data

Categoria

Você já parou para pensar nos seus hábitos de vida? Como eles refletem na sua saúde? Eles estão alinhados para te proporcionar uma vida saudável? 

O Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar a saúde para ter uma qualidade de vida melhor. Atividade física, alimentação balanceada e cuidado com a saúde mental são três pontos essenciais que a Sami alerta não somente nesta data, mas em todos os outros dias do ano. 

Pode parecer algo batido, algo que todo mundo já sabe. Mas vemos a importância de cada campanha quando acompanhamos o número de pessoas que não praticam o autocuidado. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), três em cada 10 pessoas deixam de buscar cuidados em saúde. Preocupante, né?

A seguir, contamos um pouco sobre o surgimento do Dia Mundial da Saúde, além de reunirmos algumas dicas para te ajudar a ter uma vida saudável. Bora lá?

  1. Como surgiu o Dia Mundial da Saúde? 
  2. Por que a alimentação balanceada é importante? 
  3. Dicas para iniciar uma mudança alimentar
  4. Guia prático para começar a se exercitar e ter mais energia 
  5. Saiba como ter uma boa saúde mental

Como surgiu o Dia Mundial da Saúde? 

Criado pela Organização Mundial da Saúde em 1948 e oficialmente incluído no calendário em 1950, o Dia Mundial da Saúde visa fomentar a visão das pessoas de todo o mundo a respeito sobre o que de fato é ter uma vida saudável e estar saudável. 

Muitas pessoas acreditam estarem saudáveis por não terem nenhuma doença, mas se esquecem que uma alimentação rica em vitaminas, prática de atividade física e saúde mental são três pilares primordiais para ter qualidade de vida. Sem essa tríade, com o passar do tempo, as enfermidades acabam surgindo. 

Qualidade de vida engloba aspectos físicos e mentais, é por este motivo que a OMS definiu: “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Portanto, em todos os anos as campanhas de saúde são preparadas para conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos fatores que podem afetar a saúde das pessoas.

Por que a alimentação balanceada é importante? 

Quando citamos alimentação balanceada como base para uma vida saudável, estamos falando de uma rotina alimentar rica em vitaminas e minerais. Isso porque optar por alimentos que fazem bem à saúde traz grandes benefícios, como: mais energia, melhor funcionamento do sistema imune, mais concentração no dia a dia e um sono de qualidade. 

Menor chance de obter doenças

Alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, vegetais, verduras, probióticos e mais, são capazes de promover a melhora da função do sistema imunológico, o que ajuda a prevenir o surgimento de doenças. Além disso, ingerir esses alimentos com frequência também pode ajudar a regular os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, prevenindo o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes.

Energia garantida

Além de oferecer nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, a alimentação balanceada, rica em cereais, oleaginosas, proteínas, iogurtes, etc., garante mais energia para a realização das atividades do dia a dia, inclusive para a prática de atividade física.

Qualidade do sono

Existem alguns alimentos como aveia e grão de bico que fazem parte de uma alimentação balanceada e ajudam a aumentar a produção de melatonina no corpo, o que influencia diretamente na qualidade do sono. 

Melhora a concentração

As vitaminas e minerais que devem fazer parte de uma alimentação saudável promovem um bom funcionamento do sistema nervoso, o que auxilia na melhora da concentração e da memória.

Dicas para iniciar uma mudança alimentar

Você conferiu no tópico anterior parte dos benefícios de uma alimentação balanceada, mas sabemos que a mudança nos hábitos não acontece do dia para noite. Por isso, trouxemos cinco atitudes simples que irão te ajudar a conseguir uma alimentação e vida saudável:

  • Opte por alimentos naturais ao invés dos processados;
  • Coma, pelo menos, 2 frutas por dia;
  • Consuma verduras e legumes tanto no almoço como no jantar;
  • Diminua a quantidade de sal nas alimentações, optando por temperos naturais, como cebola, alho, manjericão e salsa; 
  • Coma proteínas no café da manhã e café da tarde, como ovos;
  • Evite alimentos gordurosos;
  • Prefira alimentos integrais que são ricos em vitaminas, minerais e fibras.

Guia prático para começar a se exercitar e ter mais energia 

Além das mudanças nos hábitos alimentares, a prática de atividade física é fundamental para uma vida saudável. Quer começar a se exercitar mais? Confira as dicas a seguir:

  1. A primeira dica é: comece aos poucos, sem pressa. Isso porque além de evitar grandes dores musculares, que são comuns no desenvolvimento do corpo com os exercícios, começar devagar pode te deixar querendo mais, ao invés de passar do seu limite. 
  2. Faça uma atividade física que goste, pois quando você faz algo que gosta a tendência é que se exercite com mais intensidade. 
  3. Enquanto pratica a atividade, ouça suas músicas preferidas. A música melhora o humor e pode te animar e reduzir sua percepção de esforço, aumentando seu rendimento. 
  4. Faça da atividade física um hábito, praticando-a sempre no mesmo horário.

Saiba como ter uma boa saúde mental 

Não podemos falar em vida saudável sem falar de saúde mental. Ninguém consegue ter uma rotina alimentar balanceada e prática de atividades físicas sem estar com a saúde mental em dia. Todas essas mudanças relacionadas ao bem-estar e à qualidade de vida não são fáceis e, por isso, praticar hábitos em prol à saúde mental é primordial. 

Quer ver o que a Sami te indica?

  • Faça terapia: não acredite quando te disserem que a terapia com profissional é indicado para casos graves de doenças emocionais e mentais. O cuidado psicológico oferece todo um suporte para conviver com os medos, lidar com as situações e sentimentos no dia a dia, aumentar a autoconfiança e criar relações saudáveis. Fazer terapia é uma excelente alternativa que reflete não somente na vida pessoal, como na sua carreira e nas relações pessoais. 
  • Cuide do seu sono: dormir bem é muito importante para saúde física e mental. No entanto, ao falar de qualidade do sono significa dormir por horas seguidas, sem interrupção, e dormir o suficiente para o descanso que o corpo precisa. Lembrando que é durante o sono que o organismo se regenera e faz as regulagens hormonais necessárias.
  • Pratique o amor-próprio: os momentos de autocuidado são muito importantes para a saúde mental. Por isso, tenha o hábito de tirar um tempo para você, se admirar e fazer o que gosta. 

O que acha de aproveitar essas dicas para começar algumas mudanças de hábitos e ter uma vida saudável? Cuide-se! 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×