Início Alimentação Alimentos ricos em fibras e sua importância na dieta

Alimentos ricos em fibras e sua importância na dieta

Autor

Data

Categoria

Problemas na digestão são comuns. Gases, inchaços e retenção fazem parte da rotina de indivíduos que incluem poucas fibras na dieta. Já foi comprovado que alimentos ricos em fibras, solúveis ou insolúveis, fazem bem para o funcionamento do intestino.

No entanto, os benefícios vão além da regulação do sistema digestivo: são ótimas para doenças coronarianas, hipertensão, diabetes, obesidade e câncer de cólon. Você se preocupa em incluir fibras na sua alimentação? Para entender ainda melhor sua importância, vamos por partes. Vem com a gente?

  1. O que são alimentos ricos em fibras?
  2. Quais são os benefícios das fibras para a saúde?
  3. Quais são os principais alimentos ricos em fibras?

O que são alimentos ricos em fibras?

As fibras estão presentes nos alimentos vegetais e passam pelo sistema digestivo intactas, chegando até ao intestino grosso. Cereais, frutas, feijões ou grãos, verduras e legumes são grandes exemplos de alimentos ricos por nossas aliadas fibras.

As fibras combatem doenças e também as previnem, como a prisão de ventre e as doenças cardiovasculares. Além disso, as fibras têm efeito prebiótico, ou seja: servem de alimento para boas bactérias que estão presentes na nossa flora intestinal e que ajudam na digestão, inclusive melhorando as defesas do organismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado ingerir de 25g a 30g de fibras diariamente para um adulto saudável. Isso representa cerca de cinco porções de frutas e vegetais por dia, que incluem: tomate, beterraba, quiabo, verduras, abobrinha e por aí vai. Já homens ou mulheres com mais de 50 anos: 38g diariamente.

É importante ressaltar que existem dois tipos de fibras, as solúveis e as insolúveis. A maioria dos alimentos ricos em fibras possuem os dois tipos. Mas cada um é importante de alguma forma para o organismo e suas defesas.

As fibras solúveis formam um gel depois de consumidas e permanecem por um tempo no estômago. Com isso, promovem uma sensação de saciedade prolongada, bem como a eliminação do excesso de gordura no sangue e controle de diabetes, de acordo com a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (Anad). São exemplos de fibras solúveis: morangos, frutas com casca, arroz, cevada, hortaliças e leguminosas secas, como ervilha, lentilha e feijão.

As fibras solúveis, justamente por formarem esse gel, atraem as gorduras e o açúcar, os eliminando nas fezes. Por isso, esse tipo de fibra auxilia na diminuição do nível de colesterol ruim.

Já as fibras insolúveis são encontradas em verduras verde-escuras, grãos inteiros, como arroz integral, cereais integrais, castanhas, nozes e amêndoas. Elas são caracterizadas por possuírem uma textura mais firme se comparada a outros alimentos. Com elas, nosso intestino funciona melhor e retemos mais água. Caso seu intestino esteja preso, aposte em fibras insolúveis!

Quais são os benefícios das fibras para a saúde?

Como vimos acima, as fibras são essenciais para o bom desempenho do nosso organismo, combatendo e prevenindo doenças. No entanto, existem outros benefícios incríveis para a nossa saúde que não podemos deixar de citar aqui. Vamos ver alguns deles?

  1. Elimina toxinas do intestino: elas retêm e eliminam toxinas que nos fariam mal pelas fezes, controlando e regulando o pH no intestino;
  2. Mantêm a saúde da flora intestinal: por servirem de alimentos para bactérias que fazem bem ao nosso intestino, as fibras promovem a saúde da microbiota intestinal, diminuindo inflamações e auxiliando a defesa do organismo;
  3. Controla alguns tipos de diarreias: diarreias causadas por infecções bacterianas podem ser controladas com ingestão das fibras;
  4. Regula o nível de açúcar no sangue: com a lentidão da absorção de carboidratos no intestino, a glicose aumenta, podendo causar complicações futuras;
  5. Combate a prisão de ventre: as fibras aceleram o trânsito intestinal, facilitando a eliminação das fezes;
  6. Auxilia no emagrecimento: por provocarem uma sensação de saciedade prolongada e formando uma espécie de gel no estômago, as fibras ajudam a reduzir as calorias e favorecem a perda de peso.

Quais são os principais alimentos ricos em fibras?

Agora que entendemos o que são as fibras alimentares e sua importância para um organismo saudável, precisamos saber quais são os principais alimentos ricos em fibras solúveis ou insolúveis para incluí-los na dieta. Para isso, selecionamos 15 tipos de alimentos ricos em fibras. Vamos lá?

De acordo com a 4º edição da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), a quantidade média de fibras alimentares nos principais alimentos que são fáceis de encontrar em mercados, são*:

*porção de 100g

  1. Feijão preto: 16g
  2. Goiaba com casca: 6,2g
  3. Chocolate meio amargo: 4,9g
  4. Lentilha cozida: 7,9g
  5. Pipoca sem sal: 14,3g
  6. Farelo ou flocos de aveia: 9,1g
  7. Abacate: 6,3g
  8. Coentro: 37,3g
  9. Couve: 3,1g
  10. Batata doce: 3g
  11. Milho: 2,7g
  12. Maçã com casca: 2,4g
  13. Cenoura: 2,8g
  14. Ervilha: 5g
  15. Grão de bico: 17g

 E como incluí-los na dieta da melhor forma? Aqui vai a dica: é possível fazer escolhas inteligentes para ingerir a quantidade de fibras diárias suficientes. Por exemplo:

  • Para feijão preto, uma concha de grãos possui 8 gramas de fibras;
  • Para grão de bico e ervilha, uma concha tem 5 gramas.
  • Duas colheres de sopa de vegetais cozidos, como brócolis, espinafre e couve, possuem 1 grama de fibras;
  • Uma unidade média de batata doce tem 6 gramas de fibras;
  • Uma espiga de milho possui 3 gramas de fibras;
  • Uma colher de sopa de linhaça possui 3 gramas de fibras.

Assim, fica mais fácil visualizar os valores corretos e incluí-los na dieta, não acha?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×