Início Bem-Estar 9 dicas práticas para cuidar da saúde no inverno

9 dicas práticas para cuidar da saúde no inverno

Autor

Data

Categoria

O friozinho chegou com tudo. Esse clima mais frio costuma ser bem apreciado por alguns por ser mais aconchegante, mas sem deixar de lado o solzinho do verão.

No entanto, essas mudanças de temperatura e a diminuição da umidade do ar podem ter consequências para a saúde de quem tem alergias ou síndromes respiratórias. Quadros de sinusite, rinite, bronquite, otite, gripe, asma ou resfriados são mais frequentes nesta época do ano.

Por isso, alguns cuidados extras são essenciais para manter a saúde em dia durante o inverno, principalmente para idosos e crianças. Foi pensando em promover a sua saúde que elaboramos este artigo com nove dicas práticas e simples de como cuidar da sua saúde no inverno. Confira:

  1. Lave bem as mãos
  2. Umidificador de ar é um grande aliado
  3. Beba bastante água
  4. Evite ambientes fechados
  5. Roupas de cama e banho precisam ser higienizadas
  6. Alimente-se bem
  7. Pratique exercícios físicos
  8. Conte com um Time de Saúde
  9. Cuidado com ventos fortes

1 – Lave bem as mãos

Um hábito que vimos que faz a diferença para frear a proliferação de vírus é o ato de lavar as mãos. Nosso bom amigo álcool em gel pode ser um grande aliado nessa tarefa, mas lavar as mãos corretamente com água e sabão é uma medida simples e eficaz contra a transmissão e proliferação de vírus, bactérias e fungos.

Você já deve ter notado que estamos a todo momento tocando em objetos e superfícies que podem parecer limpas à olho nu, mas que escondem diversos micro-organismos causadores de doenças respiratórias e gastrointestinais. Portanto, nada de deixar essa porta aberta para prejudicar a sua saúde!

2 – Umidificador de ar é um grande aliado

Como vimos, a umidade do ar durante o inverno cai consideravelmente. Com essa oscilação, o ar fica mais seco, o que provoca o aumento na concentração de poluentes, bactérias e vírus.

Para evitar que isso aconteça, um bom aliado é o aparelho umidificador de ar. No entanto, existem medidas caseiras e eficazes para fazer em casa, como: espalhar bacias com água pela casa ou pendurar toalhas molhadas nos cômodos.

3 – Beba bastante água

Nos frios, muitas pessoas passam a não ter tanta sede, com isso, diminuem a quantidade de ingestão de água e é aí que mora um grande perigo. Em períodos mais frios, nossa pele fica mais seca que o comum e precisa de água para manter se hidratada.

Além disso, você sabia que grande parte das doenças respiratórias são causadas porque nossas vias aéreas ficam mais secas, possibilitando que micro-organismos se instalem mais facilmente? Para evitar que isso aconteça, mantenha-se hidratado.

Para isso, trace uma meta para beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. Uma dica é utilizar uma garrafa e carregá-la por onde for, assim você acaba sendo incentivado a beber.

Se a sua pele costuma ficar ressecada e com rachaduras causadas pelo frio, além da água, você pode apostar em hidratantes potentes em cremes ou loções e evitar água muito quente.

4 – Evite ambientes fechados

Com o frio, é normal fecharmos as janelas para nos manter aquecidos. No entanto, ambientes pouco arejados favorecem a proliferação de bactérias e vírus que são transmitidos pelo ar.

Quando o ambiente fechado está aliado à concentração de pessoas, o perigo fica ainda maior. Portanto, mesmo em temperaturas mais baixas, evite locais com pouca circulação de ar e prefira ambientes ventilados ou externos para manter a sua saúde.

5 – Roupas de cama e banho precisam ser higienizadas

Fungos e bactérias se aproveitam de ambientes mais frios para se proliferarem e os tecidos podem ser um ótimo habitat para eles.

Você já deve ter reparado que as roupas demoram mais para secar e as toalhas acabam ficando molhadas por mais tempo após o banho e isso gera a proliferação desses invasores.

Para evitar a proliferação de bactérias e fungos em tecidos, troque com frequência as roupas de cama e banho.

6 – Alimente-se bem

A alimentação é a nossa aliada na promoção à saúde. Portanto, manter uma dieta balanceada com fibras, proteínas, minerais e vitaminas é ideal para prevenir doenças. Seu corpo precisa de estrutura para combater bactérias e vírus invasores.

Para isso, alimente-se de maneira adequada e reduza o consumo de industrializados e gorduras, pois alimentam os riscos de contrair doenças respiratórias.

7 – Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é essencial em qualquer época do ano, mas ficamos um pouco mais preguiçosos no inverno (vai dizer que não é verdade?). No entanto, continua sendo fundamental manter uma rotina de atividade diária, mesmo que leve.

8 – Conte com um Time de Saúde

As consultas regulares com médicos de família são fundamentais para manter o organismo em ordem e funcionando bem. Muitas pessoas só passam a ir no médico quando algum problema aparece. No entanto, a medicina preventiva sempre será a melhor opção.

9 – Cuidado com ventos fortes

Os ventos de inverno são mais fortes e frios e isso pode ser prejudicial para a saúde, principalmente para quem já tem problemas respiratórios. Manter-se bem aquecido é essencial para evitar sinusites, rinites e até mesmo pneumonia

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×