Início Saúde Sensibilidade na pele: descubra o que pode ser

Sensibilidade na pele: descubra o que pode ser

Autor

Data

Categoria

Provavelmente você já sabe que a pele é o maior órgão do corpo humano – e também o mais exposto. Por isso, ela é mais suscetível aos danos da poluição, produtos químicos, ácaros e muito mais. Devido a esses diversos fatores externos (e até alguns internos), é comum apresentarmos algumas alterações na pele, como a sensibilidade. 

Se você está com sensibilidade na pele e tem dúvidas do que pode estar causando esse problema e como tratá-lo, confira os tópicos a seguir:

  1. Sensibilidade na pele ao toque 
  2. O que causa sensibilidade na pele
  3. Como melhorar a sensibilidade da pele

Sensibilidade na pele: o que é 

Ao tocar na pele ou colocar uma roupa mais pesada você costuma ter sensações desagradáveis, como coceira, queimação ou até mesmo dor? Se a resposta for sim, é sinal de que você tem sensibilidade na pele. 

A sensibilidade pode atingir todos os tipos de pele, secas, mistas ou oleosas. Ela pode surgir de forma pontual, em resposta a algum cosméticos ou procedimento estético realizado recentemente, por exemplo, ou de maneira recorrente – neste caso, a origem pode envolver alergias ou até mesmo alterações hormonais. 

Quem tem sensibilidade na pele costuma sentir coceira, queimação e formigamento e apresentar manchas na pele e vermelhidão. 

O que causa sensibilidade na pele

Existem diversos fatores que podem causar a sensibilidade na pele. As causas externas mais comuns são poluição, exposição solar constante sem proteção, mudanças de temperatura, alergias, procedimentos estéticos e contato com produtos químicos.

Já os fatores internos que podem dar origem a sensibilidade na pele são alterações hormonais, mudanças emocionais e desidratação. Essa condição também pode surgir devido a uma hipersensibilidade das terminações nervosas localizadas na camada mais externa da pele, que manda sinais de alerta para o organismo até mesmo quando a pele entra em contato com estímulos inofensivos, como um toque suave.

A seguir, listamos as principais causas de sensibilidade na pele:

Alergias

A sensibilidade na pele é um sintoma frequente de reações alérgicas. Isso porque, ao entrar em contato com o agente alérgeno, seja ele alimento, tecido, produto químico ou ácaro, a pele fica inflamada e, consequentemente, mais sensível. 

Dermatite alérgica (de contato)

A dermatite alérgica (ou de contato) também é um tipo de alergia, já que é caracterizada por uma reação inflamatória na pele após exposição frequente a algum produto ou substância. Geralmente ela surge em resposta ao contato com perfumes, cremes hidratantes, esmaltes de unha ou até mesmo medicamentos de uso tópico.

Além da sensibilidade na pele, a dermatite alérgica causa coceira intensa, ressecamento, irritação, vermelhidão, descamação da pele e inchaço. Em casos mais graves, podem aparecer bolhas vermelhas ou brancas e pequenas crostas na pele.

Psoríase

A psoríase é uma doença autoinflamatória e crônica que causa sensibilidade na pele. Essa condição é provocada por alterações no sistema imunológico, que começa a liberar substâncias inflamatórias para a pele sem nenhum motivo aparente.

Outros sintomas característicos da psoríase são: pele ressecada, queimação e dor, pequenos sangramentos na pele e lesões avermelhadas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. A doença ainda pode provocar inchaço e rigidez nas articulações e alterações nas unhas.

Mudanças hormonais

A sensibilidade na pele também pode surgir em decorrência a alterações hormonais, principalmente durante a puberdade, a gravidez ou na menopausa.

Fotossensibilidade

A fotossensibilidade é um tipo de sensibilidade extrema da pele a exposição à luz, solar ou artificial. A reação inflamatória pode começar em poucos minutos após a exposição, e costuma deixar marcas e lesões na pele.

Isso porque, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quando os raios ultravioletas atingem a pele fotossensível, aparecem sintomas como coceira, vermelhidão e até mesmo pequenas bolhas. E aí, ao tocar ou coçar a pele nesse estado, surgem as lesões – que podem servir como porta de entrada para fungos e bactérias, e causar infecções graves.

A melhor maneira de lidar com a fotossensibilidade é usar roupas adequadas para proteção solar e sempre aplicar protetor solar nas áreas expostas antes de sair ao ar livre.

Como cuidar da sensibilidade da pele

Ter a pele sensível é algo, no mínimo, desconfortável. Afinal, não são todos os tipos de tecidos e produtos que podem ser colocados na pele. Se você tem dúvidas sobre como cuidar da sensibilidade da pele e não deixar que ela atrapalhe sua qualidade de vida, confira a lista a seguir:

  • Use roupas macias e soltas e evite tecidos sintéticos;
  • Evite banhos quentes e demorados: isso pode piorar a sensibilidade da pele;
  • Mantenha uma alimentação saudável: muitos nutrientes essenciais para uma boa saúde cutânea são encontrados nos alimentos, como o ômega 3 e a vitamina C;
  • Evite produtos que você já sabe que causam alergia;
  • Utilize produtos adequados para pele sensível: sabonetes, loções e cosméticos hipoalergênicos e que não possuem fragrâncias fortes são as melhores opções;
  • Mantenha a pele sempre hidratada;
  • Evite exposição excessiva ao sol: ao sair ao ar livre, use sempre protetor solar com FPS adequado e, se necessários, roupas de proteção solar.
Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×