Início Alimentação Semaglutida: entenda a substância usada para emagrecer

Semaglutida: entenda a substância usada para emagrecer

Autor

Data

Categoria

Você já ouviu falar de semaglutida? Caso tenha ou conheça alguém que tenha diabetes tipo 2, é bem provável que essa substância já seja do seu conhecimento.

No entanto, muitos ainda não sabemos ao certo seus benefícios e nem sua serventia corretamente. Relativamente nova no mercado, aprovada desde 2017 aqui no Brasil, a semaglutida é um antidiabético e também tem sido usada no tratamento da obesidade. Vamos entender melhor sobre essa substância?

  1. O que é semaglutida?
  2. Semaglutida: para que serve?
  3. Como a semaglutida funciona para emagrecer?
  4. Quais são os efeitos colaterais da semaglutida?
  5. Qual a diferença entre semaglutida e liraglutida?

O que é semaglutida?

Semaglutida é uma substância semelhante ao hormônio GLP-1 produzido no nosso organismo e que atua estimulando a secreção de insulina.

Ela suprime a secreção de glucagon, desacelerando o esvaziamento gástrico e, assim, auxiliando na melhora da sensibilidade à insulina.

Muito usada como medicamentos para o tratamento de diabetes tipo 2 e para a obesidade, a Anvisa aprovou recentemente um medicamento injetável que apresenta a semaglutina como substância ativa.

Com nome comercial de Wegovy ou Ozempic, ela é utilizada para a perda de peso relacionada ao sobrepeso e obesidade e pode ser usada por via subcutânea, assim como para o tratamento de diabetes.

O medicamento ajuda a reduzir os níveis de glicose na corrente sanguínea. No entanto, ela sempre precisa estar associada a uma dieta saudável e a práticas de exercícios regulares.

Promovendo saciedade e diminuindo a fome ao longo do dia, o tratamento começou a ser uma aposta para a perda de peso por reduzir a vontade de consumir mais alimentos, calorias, ao longo do dia.

A substância também pode ser encontrada em farmácias ou drogarias, tanto na forma de injeção como na forma de comprimidos, mas sempre mediante a apresentação de receita médica.

Semaglutida: para que serve?

Como vimos a semaglutida é indicada para o tratamento de alguns problemas de saúde, como:

  • Diabetes tipo 2 quando não consegue ser controlada somente com dieta e prática de exercícios físicos;
  • Obesidade com IMC superior a 30kg/m²
  • Excesso de peso com IMC superior a 27kg/m² desde que esteja associado a doenças como pressão alta, diabetetes, dislipidemia ou colesterol alto.

É importante ressaltar que para o tratamento do diabetes, a semaglutida pode ser usada associada a outros remédios, como a metformina.

Como a semaglutida funciona para emagrecer?

Com a mesma função para o tratamento do diabetes, a substância estimula a produção de insulina pelo pâncreas, reduzindo os níveis de açúcar no sangue.

Inibindo o apetite, a semaglutida age diretamente no cérebro diminuindo a fome e promovendo a saciedade.

Pessoas obesas ou com excesso de peso e que possuem diabetes conseguem ter um resultado ainda mais satisfatório com a semaglutida, pois os níveis de açúcar no sangue ficam melhor regulados e com menos gordura.

Apesar de parecer interessante para muitos, justamente por ser um remédio que inibe o apetite, a semaglutida não pode ser utilizada sem recomendação médica e fora dos parâmetros recomendados, como em casos de obesidade, excesso de peso acompanhado de outras doenças e diabetes tipo 2.

Quais são os efeitos colaterais da semaglutida?

Apesar da substância trazer muitos benefícios para o organismo de quem necessita do tratamento, algumas pessoas podem sofrer com os efeitos colaterais do remédio, como:

  • Dores no estômago;
  • Azia;
  • Diarreia ou prisão de ventre;
  • Excesso de gases;
  • Náuseas ou vômitos;
  • Perda de apetite;
  • Dificuldade para engolir;
  • Arrotos;
  • Dores de cabeça;
  • Tontura;
  • Cansaço excessivo.

Em casos mais graves e que precisam de intervenção médica, os efeitos colaterais são: diminuição da quantidade de urina, vômitos que não cessam, dor de estômago intensa, visão turva ou embaçada, rouquidão, falta de ar, pele ou olhos amarelados, inchaço e batimentos cardíacos acelerados.

No caso do tratamento ser feito por meio intravenoso, o local da injeção pode ficar dolorido, com coceira ou manchas roxas.

Qual a diferença entre semaglutida e liraglutida?

A semaglutida é muito confundida com a liraglutida por serem usadas para a mesma finalidade: emagrecer ou para o tratamento de Diabetes tipo 2. No entanto, elas são diferentes e apresentam algumas particularidades interessantes.

Por exemplo, a liraglutida tem dose diária enquanto a semaglutida é usada semanalmente. Seus efeitos e modo de aplicação são semelhantes.

Seus nomes também se diferem: a liraglutida tem nome comercial de Saxenda e foi lançada em 2016 no Brasil. Já a Ozempic ainda não tem aprovação no mercado brasileiro para o tratamento da perda de peso. Em compensação, a Wegovy, que possui a mesma substância ativa, foi aprovada pela Anvisa em 2017.

De acordo com a pesquisa publicada em fevereiro de 2021, pelo The New England Journal of Medicine, apesar de ainda não ser aprovada aqui no país, a Ozempic já têm estudos que comprovam sua eficácia na perda de peso: perda de 15% do peso corporal no período de um ano de tratamento.

Os efeitos colaterais da liraglutida possuem diversos debates, muitos apontam boca seca, tontura, nervosismo, insônia, entre outras.

Vale ressaltar que em um estudo publicado em 2021, pelo JAMA (Journal of the American Medical Association), comparando a liraglutida e a semaglutida, constatou que a segunda é superior para o tratamento da obesidade.

Em todos os casos, ambas substâncias precisam ser indicadas por um médico, de preferência um endocrinologista especializado no assunto. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×