Um dos desafios do profissional de recursos humanos, gestor ou empreendedor, é evitar o absenteísmo nas equipes. Conseguir uma alta produtividade depende de uma boa assiduidade de pessoal, mas não que conquistá-la uma tarefa fácil.
O absenteísmo consiste na ausência prolongada ou repetida de funcionários, com ou sem atestado médico. Geralmente elas acontecem por doenças ou enfermidades. No entanto, funcionários desmotivados, com problemas familiares, dificuldades diversas, desde financeira à transporte, também estão sujeitos a praticar o absenteísmo.
A empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus colaboradores preza pela saúde dos seus funcionários. Para se ter uma ideia, mais de 4% de toda a população mundial sofre ou já sofreu com depressão, de acordo com uma pesquisa feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Ainda de acordo com a pesquisa, o número chega ser ainda mais alarmante quando tratamos da ansiedade: 9,3% da população sofre com a doença. Além disso, o Brasil é considerado o país latino com maior índice de transtornos mentais, como a depressão, chegando a 5,8% da população brasileira.
Como se pode imaginar, problemas relacionados à saúde, tanto física como mental, impactam diretamente na produtividade do colaborador e permanência na jornada de trabalho, afetando a taxa de absenteísmo.
É bem provável que esse cenário afete a sua empresa e seja um desafio constante combater o problema do absenteísmo, mas qual a melhor solução? Vamos entender melhor neste conteúdo e como o plano de saúde empresarial pode ajudar nisso.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:
- Como o plano de saúde afeta o absenteísmo do seu negócio?
- O papel da telemedicina na redução do absenteísmo
- Como escolher o plano com melhor impacto no absenteísmo?
Como o plano de saúde afeta o absenteísmo do seu negócio?
Um bom plano de saúde empresarial não favorece apenas o colaborador, mas a empresa no geral. Acompanhamento e cuidado frequentes garantem a promoção da saúde e prevenção de doenças, o que evita a necessidade de afastamento de suas atividades.
A medicina preventiva como parte do cotidiano dos seus funcionários evita o absenteísmo e promove um cuidado coordenado nas equipes. Além disso, uma assistência médica que acompanhe o empregado traz mais qualidade de vida para o funcionário e crescimento na empresa.
Um funcionário bem cuidado é mais motivado e mais feliz. Logo, se empenha mais em suas produções, reduzindo faltas, problemas de saúde, rotatividade, entre outros.
Imagine que um bom plano de saúde evite horas em espera para uma consulta ou atendimento emergencial, custando apenas o tempo do deslocamento e da própria consulta? Ou melhor ainda: se ele consegue ter todo esse atendimento através de telemedicina, não perdendo nenhum tempo de deslocamento e nem de cansaço?
Investir em um plano de saúde empresarial é garantir o sucesso e o crescimento da sua empresa. Mas escolher o plano correto, como a Sami, pode ajudar a melhorar ainda mais esse impacto. Vamos entender um pouco melhor isso?
O papel da telemedicina na redução do absenteísmo
A pandemia da COVID-19, avançou um cenário que já aconteceria em um futuro, mas estava a pequenos passos: a consulta por telemedicina.
Não é novidade que a pandemia mexeu com todas as estruturas dos países. Talvez, o sistema de saúde tenha sido a maior área impactada pela doença. Para conter o avanço do coronavírus, hospitais, clínicas e médicos precisaram se reinventar.
Recursos digitais, como a telemedicina, passaram a ser populares e cada vez mais eficazes, evitando filas, espera para consultas por horas, perda de tempo com deslocamento e diminuindo o risco de infecção em clínicas e pronto-atendimentos.
As vantagens da telemedicina são muitas. Por exemplo, para que sair de casa apenas por uma receita de um remédio controlado, por exemplo? Por que sair de casa com sintomas de resfriado e correr o risco de contrair algo mais grave em hospitais, se é possível ter um atendimento de qualidade no conforto e segurança de casa?
Com a telemedicina, percebemos um ganho considerável de tempo para realizar uma consulta: não é mais necessário o deslocamento até o local, fila no consultório e é muito mais simples realizar e marcar uma consulta. Dessa forma, a telemedicina afeta diretamente no absenteísmo, diminuindo o número de horas longe do trabalho.
A Sami é o plano de saúde nascido na era digital. Por isso, disponibilizamos atendimento em telemedicina 24h, com nosso Time de Saúde e nosso plantão médico. A equipe é completa e eficaz: um médico pessoal, um enfermeiro e até três coordenadores que conhecem seu histórico e atendem você de forma humanizada e de acordo com suas necessidades.
É possível entrar em contato com o seu Time de Saúde por telemedicina, da maneira que preferir: por chat, áudio ou vídeo. Por meio desse atendimento, seus funcionários conseguem atendimento médico de qualidade para qualquer problema, seja relacionado à saúde física ou mental.
Como escolher o plano com melhor impacto no absenteísmo?
Como vimos, a telemedicina é um recurso da Sami que tem grande impacto no absenteísmo do seu negócio, mas não é o único.
A Sami sabe da importância da cultura da prevenção e promoção da saúde. Aqui, não tratamos apenas a sua doença ou problema, mas vemos você como um todo. Cuidamos para que você permaneça saudável e aumente cada vez mais a sua qualidade de vida, com as orientações e atendimentos médicos do nosso Time de Saúde.
Mas sabemos também que saúde é muito mais que consultas e exames. Por isso, oferecemos nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que dá acesso ao Wellhub (antigo Gympass) grátis com academias, aplicativos de bem-estar, meditação, alimentação saudável e muitos outros, além de acesso a outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.
Com a Sami, seus colaboradores tem acesso a saúde de qualidade e a hábitos saudáveis, garantindo que eles precisem cada vez menos de atendimentos médicos e vivam com mais saúde e bem-estar.
Tem interesse? Clique no botão abaixo e conheça mais sobre nossos produtos!