Início Plano de Saúde Plano de saúde realmente afeta retenção e atração de talentos?

Plano de saúde realmente afeta retenção e atração de talentos?

Autor

Data

Categoria

Como um profissional de recursos humanos, gestor ou empreendedor, reter e atrair talentos são alguns dos principais desafios do seu negócio. Apesar de difíceis, esses processos são essenciais para o sucesso de uma empresa. Garantir bons profissionais e consolidar uma carreira para eles é fundamental para evoluir a sua empresa.

Existem diversas formas de atrair e reter talentos na empresa. Analisar os benefícios corporativos oferecidos pode ser a chave para o seu sucesso profissional. Isso porque, cada vez mais, colaboradores buscam empresas que o motivem com planos de carreira, bons salários, plano de saúde, investimento em educação, entre outros.

Oferecer um bom salário ou um compatível com o mercado não é mais suficiente. Encontrar talentos requer dedicação e esforço. Pensando nisso, vamos falar sobre o plano de saúde empresarial? Um benefício cada vez mais importante. Afinal, cuidar da saúde do colaborador também é cuidar da saúde da sua empresa.

Neste conteúdo, vamos tratar dos seguintes tópicos:

  1. Como o plano de saúde ajuda a reter e atrair talentos?
  2. Quais os benefícios mais valorizados por funcionários?
  3. Plano de saúde e qualidade de vida, qual a relação?
  4. Como potencializar o plano de saúde como ferramenta de atração e retenção?

Como o plano de saúde ajuda a reter e atrair talentos?

Planos de saúde individuais estão cada vez mais caros. E recorrer ao Sistema Único de Saúde não é a opção ideal. Apesar de ser um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo, o SUS ainda enfrenta diversos problemas: lotação, demora para conseguir consultas com especialistas, falta de conforto, problemas na organização, entre outros.

Mesmo antes de passarmos pela pandemia da Covid-19, o plano de saúde já era um dos benefícios mais requisitados e liderava as pesquisas com os profissionais de mercado no mundo todo. De acordo com uma pesquisa da Gallup publicada na Forbes, 61% dos trabalhadores do mundo todo consideram benefícios ligados à saúde como os mais importantes.

Depois da pandemia, a consciência da qualidade de vida por meio da saúde começou a ser ainda mais valorizada. Em um estudo realizado pela consultoria de RH Michael Page, 77,8% dos trabalhadores optam por empresas que oferecem assistência médica e plano de saúde. Assim, ele se torna o benefício mais importante no mundo corporativo.

Já na Pesquisa Anab de Planos de Saúde, publicada no portal Medicina SA, para 81% dos entrevistados, depois da pandemia, o receio da falta de acesso a tratamentos médicos aumentou. Foi apontado ainda que os trabalhadores passaram a enxergar o plano de saúde como uma conquista.

Dados como esses apontados acima corroboram a importância cada vez maior do plano de saúde como benefício e diferencial competitivo ao contratar e reter colaboradores de qualidade no seu negócio.

Quais os benefícios mais valorizados por funcionários?

Como visto acima, os benefícios que englobam a saúde do colaborador são os mais valorizados. Mas isso não quer dizer que os colaboradores estejam interessados em qualquer plano de saúde. Na verdade, quanto mais nos aprofundamos nos dados, mais clara fica a sofisticação necessária ao oferecer esses benefícios.

Durante a pandemia no Brasil, as empresas Vittude Corporate e Opinion Box realizaram uma pesquisa com profissionais de todo o país e apontou que: 41% dos entrevistados tiveram medo intenso de alguém próximo morrer ou ficar doente; quase 30% tiveram medo intenso de contrair o coronavírus ou morrer; 1/3 teve crises de ansiedade e insônia e, por fim, uma a cada quatro pessoas passaram por momentos de tristeza profunda.

Entre os benefícios mais esperados pelos profissionais em relação à saúde, estão: plano de saúde com telemedicina, acesso à terapia e descontos em medicamentos.

Outro benefício que se tornou fundamental depois e durante a pandemia é aquele que envolve a família. De acordo com uma pesquisa feita pela Willis Towers Watson (em inglês), 40% dos funcionários estão dando preferência a benefícios relacionados ao núcleo familiar: como estender o pacote de benefícios. Subsídio creche, licença maternidade e paternidade estendida, assistência educacional, sala de amamentação, entre outros.

Apesar de ser o principal benefício, 40% dos trabalhadores no Brasil não possuiam plano de saúde em 2021

Mesmo que a saúde esteja entre os principais pedidos para profissionais de RH e empresas, o Brasil não é o maior incentivador de planos de saúde corporativos. De acordo com uma pesquisa feita pela Ticket publicada no portal Medicina SA, antes da pandemia, cerca de 40% dos colaboradores do país não têm plano de saúde, nem o coorporativo nem o individual.

Nessa mesma pesquisa, 74% dos respondentes disseram que parentes próximos ou parceiros não contam com nenhum benefício de saúde. 83% dos respondentes gostariam de inclui-los como dependentes no plano de saúde se isso fosse possível.

Plano de saúde e qualidade de vida, qual a relação?

Sabemos que para ter qualidade de vida são necessários alguns fatores: bons hábitos alimentares, prática de exercícios físicos, cuidados com a saúde mental e acesso a uma saúde qualificada.

Uma vida saudável ou o bem-estar não depende apenas do que comemos. O acesso à saúde também tem um papel primordial. Identificar problemas logo no início, fazer os tratamentos corretos e ter acesso a exames é fundamental para manter o bem-estar.

No sonho dos colaboradores, é o plano de saúde que abre portas para um atendimento de qualidade, rápido e eficaz. Ter um plano de saúde com assistência 24h e acesso a uma saúde mental de qualidade é um diferencial muito importante, como vimos acima.

No entanto, um plano de saúde precisa contribuir para que seu cliente se mantenha saudável e não só trabalhe para te dar os acessos à saúde. O foco de uma operadora de saúde precisa ser você e não a sua doença.

Na Sami, sabemos que cada um de nossos membros é bem mais que um número na carteirinha. Aqui seu colaborador é tratado de modo integral, contando com o Time de Saúde, Rede de Hábitos Saudáveis, Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Vamos entender melhor como você pode usar a Sami para potencializar sua atração e retenção?

Como potencializar o plano de saúde como ferramenta de atração e retenção?

A Sami é o parceiro ideal para potencializar o seu plano de saúde como ferramenta de atração e retenção de talentos para o seu negócio.

Aqui na Sami, cada um de seus colaboradores conta com um Time de Saúde. Ele é composto por médico pessoal e equipe de enfermagem que atendem seus colaboradores em qualquer necessidade de saúde.

Com um Time de Saúde, seu colaborador conta com uma equipe que cuida da sua saúde ao longo do tempo, que conhece de verdade cada membro e suas questões de saúde, contexto familiar, histórico e desejos. Nosso Time de Saúde resolve 85% dos casos (e os outros 15% a gente encaminha para os melhores especialistas) e seu colaborador tem a opção de telemedicina, podendo ser atendido de onde estiver.

Nossa rede credenciada conta com hospitais renomados de São Paulo e Região Metropolitana, como a Beneficência Portuguesa e o Hospital 9 de Julho. Contamos também com laboratórios, clínicas e maternidades de alto padrão para atender 100% das necessidades dos seus colaboradores.

Além disso, sabemos que a saúde vai muito além de consultas e exames. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que conta com Gympass grátis para seu time cuidar da saúde física e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tudo isso a partir de somente R$ 172 por mês. Quer conhecer mais? Clique no botão abaixo e faça uma cotação!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×