Início Artigos Nervosismo: como controlar uma crise nervosa?

Nervosismo: como controlar uma crise nervosa?

Autor

Data

Categoria

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de pessoas que sofrem de transtornos de ansiedade? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 19 milhões de pessoas sofrem de ansiedade no país.

Não à toa, na maioria das vezes quando falamos de saúde mental, a ansiedade e o nervosismo estão entre as principais condições. 

Para início de conversa, é bom a gente entender que a ansiedade e o nervosismo fazem parte da natureza humana e podem ser saudáveis até certo ponto. O cenário muda quando o problema se torna frequente e de difícil contorno. É bem provável que você já tenha passado por uma situação estressante e ficado nervoso. Mas quando o nervosismo e o estresse aparecem em situações claramente calmas ou não cessam após o acontecimento, pode haver algum problema.

Mas e agora, como diferenciar? Afinal, o que é nervosismo? Elaboramos um guia para você entender e, caso se identifique, procurar ajuda profissional.

  1. O que é nervosismo?
  2. Como controlar o nervosismo?
  3. Crise nervosa: o que é?
  4. Existe diferença entre ansiedade e nervosismo?

O que é nervosismo?

O nervosismo é caracterizado por um estado emocional agitado e irritado, e pode ou não estar relacionado a um quadro de ansiedade. Por isso, é difícil separar o nervosismo do problema patológico da doença.

O nervosismo natural pode aparecer em situações cotidianas e que geralmente levam a um estresse emocional, como entrevista de emprego, apresentações públicas, brigas ou estresse no trabalho.

Apesar de ser uma aflição psicológica, o nervosismo traz sintomas físicos bastante incômodos, como:

  • Alteração nos batimentos cardíacos;
  • Dores musculares;
  • Desconforto abdominal;
  • Dificuldade de respirar;
  • Sudorese;
  • Gastrite Nervosa 

O nervosismo também pode ser caracterizado por sintomas comportamentais conscientes ou inconscientes, como:

  • Roer unhas;
  • Falar muito rápido;
  • Alterar o tom de voz;
  • Agredir verbalmente;
  • Morder os lábios;
  • Ranger os dentes;
  • Comer ou beber compulsivamente.

O que diferencia os sintomas comportamentais dos sintomas físicos é o autocontrole. Enquanto não conseguimos controlar nossos batimentos cardíacos (sintomas físicos), por outro lado, conseguimos controlar o ato de roer (sintoma comportamental).

O autocontrole em relação ao comportamento pode não ser uma tarefa fácil, ainda mais quando se torna um hábito.

Para se ter uma ideia, de acordo com estudos, o hábito de roer unhas afeta até 30% da população mundial.

Como controlar o nervosismo?

Infelizmente, não existe uma receita pronta para controlar o nervosismo. No entanto, é possível contornar o problema e entender se é necessária uma ajuda profissional. Para te ajudar, reunimos os seguintes passos:

1 – Saiba a causa ou o gatilho do nervosismo

O primeiro e mais importante passo é entender o que tem causado o seu nervosismo. Não pense que é uma tarefa simples. Em alguns casos, o auxílio de um terapeuta será necessário.

Entre as principais causas de nervosismo e estresse temos: muita demanda de trabalho, dificuldade com equipes, trânsito, rotina pesada, discussões e instabilidade financeira.

2 – Se acalme com dicas simples

Sabendo ou não a causa do nervosismo, você pode tentar usar soluções imediatas para aliviar a tensão. Aqui, vale escutar sua música favorita, ler o livro que ama, desabafar com amigos, cantar ou fazer qualquer coisa que tire o foco do estresse.

Além disso, evite entrar em discussões no trabalho ou em casa, estabeleça seus limites e tente não agradar a todos. Deixe sua cabeça em ordem com o máximo de paz que conseguir entregar.

3 – Procure ajuda

Caso o nervosismo ou a ansiedade seja um problema recorrente na sua vida, vale a pena procurar um profissional de saúde, como psicólogo. Membros da Sami têm acesso à plataforma de suporte à saúde mental. 

4 – Durma bem

É recomendado que um adulto durma de 7 a 9 horas por noite. Por isso, é essencial regular seu sono para ter um ritmo mental saudável.

5 – Faça atividades físicas

Praticar atividades físicas é um dos melhores remédios contra a ansiedade. Isso porque regula a circulação sanguínea, bem como melhora a qualidade do sono.

Crise nervosa: o que é?

Apesar de popularmente conhecido, o termo crise nervosa já não é mais utilizado por profissionais de saúde mental. O termo era utilizado para descrever uma situação absurdamente estressante onde a pessoa perde sua capacidade de autocontrole. Não necessariamente patológica, a crise nervosa pode desencadear transtornos psicológicos.

Entre os sintomas psicológicos de um colapso nervoso, podemos observar: isolamento, dificuldade de concentração e instabilidade emocional. Já os sintomas físicos podem estar relacionados à exaustão, dores de cabeça, dores musculares, vômitos e insônias.

Existe diferença entre ansiedade e nervosismo?

Por terem sintomas semelhantes, o nervosismo costuma ser confundido com a ansiedade, mas não são a mesma coisa.

A ansiedade é caracterizada pelo medo e pela preocupação. Em casos mais graves, pode apresentar tensões ou desconfortos físicos, como inquietação e medo.

Já o nervosismo não vem acompanhado de medo, apenas irritabilidade. Quando há a presença de sentimento de ameaça, temor ou pensamentos que levam ao ataque de pânico, o problema não está mais configurado no nervosismo. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×