Início Artigos Eleve-se: Sami oferece programa de acompanhamento a quem tem sobrepeso e obesidade

Eleve-se: Sami oferece programa de acompanhamento a quem tem sobrepeso e obesidade

Autor

Data

Categoria

Você sabia que mais da metade da população brasileira com idade maior ou igual a 18 anos têm o Índice de Massa Corporal (IMC) maior que 25kg/m2?

De acordo com a Vigitel, 56,5% dos brasileiros que já atingiram os 18 anos têm o IMC superior a 25kg/m2 e 20% dos brasileiros possuem, ainda, o IMC maior que 30kg/m2.  

Segundo o Conselho Federal de Medicina, é considerado sobrepeso valores de IMC igual ou acima de 25kg/m2, bem como igual ou superior a 30kg/m2 para obesidade.

O sobrepeso e a obesidade podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de diferentes doenças. Para se ter uma ideia, de acordo com o Hospital Sírio Libanês, 61% das mulheres e 70% dos homens com pressão alta são obesos.

Além disso, segundo Instituto Nacional de Câncer (INCA), 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil estão relacionados ao sobrepeso.

Muitos, para lidar com o problema, recorrem a cirurgias: em 2019, foram realizadas mais de 69 mil bariátricas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Mas o que o Programa Eleve-se da Sami tem a ver com esse tema? Vamos entender melhor.

O que é o Programa Eleve-se?

Após analisar diversos dados disponíveis em sistemas de saúde, é possível verificar números alarmantes em relação ao excesso de peso.

É ainda mais preocupante quando refletimos as principais causas de morte no Brasil. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, quatro das seis principais causas de morte no Brasil estão ligadas à obesidade: AVC, infarto, diabetes e hipertensão.

A Sami tem como razão de ser “o cuidado com a saúde do ser humano, construindo confiança em todos os seus relacionamentos”.

Foi pensando nisso e tendo dados como aliados que planejamos o Eleve-se: Reprogramação Metabólica e Mudança de Hábitos de Vida, que tem como objetivo:

  • Orientar os participantes que abraçarem a nossa causa no processo de perda de peso saudável;
  • Promover a educação em saúde para munir nossos participantes de informações para uma mudança no padrão alimentar consistente e duradouro;
  • Reconhecer e prevenir os sinais e sintomas de uma possível descompensação clínica;
  • Acompanhar e apoiar clinicamente os participantes durante a jornada de emagrecimento.

“Quase 500 pacientes com obesidade estão numa jornada com nutrólogo, psicólogo, médico de família e enfermeiros, via programa Eleve-se. E graças à melhoria da saúde desses pacientes, e desse acompanhamento, em menos de 1% dos casos foi necessário evoluir para cirurgia bariátrica”, explica Tales Massato Shibata, gerente médico da Sami.

Quais são os principais benefícios do Eleve-se?

Como vimos, o sobrepeso e a obesidade são os principais fatores de risco para as doenças crônicas. Portanto, um dos benefícios do Programa Eleve-se é atuar na promoção de hábitos alimentares saudáveis que beneficiem toda uma população e, assim, auxiliar na prevenção.

Além disso, o programa promove o cuidado e a autonomia aos participantes na adoção de um estilo de vida mais saudável. Afinal, entendemos que perder peso não precisa ser sacrificante.

Quais são os diferenciais do Programa Eleve-se?

No mercado, existem alguns programas de emagrecimento já consolidados. No entanto, o Programa Eleve-se traz uma nova visão ainda mais específica e eficaz.

Por exemplo, enquanto o público-alvo do mercado encontra-se focado na obesidade, abrimos o leque para pessoas com sobrepeso também.

E mais: como responsável médico, a maioria dos programas existentes possuem o endocrinologista como seu guia. Nós entendemos que os nutrólogos são um norte ainda mais eficaz para o programa de emagrecimento.

Afinal, um nutrólogo é especialista em avaliar os benefícios e os malefícios causados pela ingestão dos nutrientes promovendo a manutenção da saúde e a redução de riscos de doenças. Medidas, essas, que estão completamente alinhadas ao nosso foco.

Nosso objetivo vai muito além de reduzir o número de cirurgias bariátricas, que são tão invasivas para o corpo. Nossa essência está na reorganização metabólica, mudança de hábitos de vida sustentável e, consequentemente, a perda de peso. Ou seja, nosso foco é na promoção da sua saúde!

E para fechar com chave de ouro, a equipe do Programa Eleve-se é multi, ou seja: composta por médicos nutrólogos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiro.

Como o Programa Eleve-se funciona?

Nossa equipe multi fará uma consulta presencial para estabelecer diagnósticos e prescrição de enfermagem, assim como uma investigação dos antecedentes pessoais e familiares de diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, resistência à insulina, obesidade, sobrepeso, entre outros.

Além disso, o enfermeiro fará o exame físico para colher informações como: peso, altura, pressão arterial, circunferência abdominal e IMC.

Com a realização da bioimpedância, será avaliado o grau de risco e alguns exames poderão ser solicitados para serem apresentados posteriormente. 

Após esse processo, acontece o acolhimento, onde é estabelecido o plano terapêutico e avaliado se há a necessidade de acompanhamento psicológico.

A primeira fase do programa tem duração de três meses, sendo o retorno da primeira consulta após cerca de 30 dias corridos, dependendo da necessidade do participante.

Ao retornar à consulta, uma nova avaliação de manutenção será feita e esta segunda fase do programa também conta com duração de três meses.

Com o objetivo atingido saudavelmente, a alta do programa é feita, mas a assistência continua: o membro é encaminhado para o time de saúde. 

Além disso, o Eleve-se conta com grupos on-line com reuniões que acontecem trimestralmente com a equipe multidisciplinar. Cada reunião tem 50 minutos de duração e é feita pela plataforma Google Meet.

Para proporcionar a troca de experiências, o programa oferece ainda um fórum que será aberto a todos os participantes elegíveis. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×