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eNPS: o que é, sua importância e como os benefícios impactam?

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Gestores que estão por dentro das tendências de mercado e seus indicadores, já devem ter ouvido falar do eNPS (employee Net Promoter Score). Essa é mais uma das ferramentas que mensuram indicadores importantes para todo empreendedor: o grau de satisfação dos seus colaboradores.

Profissionais de Recursos Humanos e líderes sabem da importância que um funcionário satisfeito pode agregar na sua empresa. Portanto, também têm ideia do quão desafiador é manter o engajamento dos colaboradores em alta.

Fazer a manutenção do capital humano é indispensável para atrair e reter talentos, com isso, essencial para o crescimento da empresa. Que tal entender melhor sobre o eNPS e sua importância para seus negócios? Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. O que é o eNPS e o que ele mede?
  2. Como é feito esse cálculo?
  3. Qual a sua importância?
  4. Como os benefícios afetam o eNPS?
  5. Procurando um bom plano de saúde empresarial? Vem pra Sami!

O que é o eNPS e o que ele mede?

Vamos por partes. Primeiro é importante entender o que, de fato, é o NPS. Basicamente, é uma métrica que nasceu no mundo do Marketing, mas que foi adaptada e incorporada para o trabalho com pessoas.

A área de recursos humanos passou a usar e desenvolver melhor a ferramenta e começou a medir o nível de satisfação dos seus funcionários. Afinal, saber se eles se sentem satisfeitos, seguros e se recomendam a empresa são dados importantes para gestores comprometidos com o crescimento dos negócios.

Bons empreendedores desejam que sua empresa seja uma referência, não só de bons produtos ou serviços, mas como bons lugares para se trabalhar. Empresas recomendadas pelo mercado são mais produtivas e atraem mais talentos.

Como falamos, a eNPS surgiu por meio de um desdobramento de outra métrica, a Net Promoter Score, que media a satisfação dos clientes externos. Você já se deparou com alguma pesquisa de satisfação que traz a pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de recomendar nossa empresa?”.

Em algumas lojas físicas também é possível encontrar totens que medem a satisfação do cliente ao final da compra: péssima, ruim, boa ou ótima são algumas das opções, geralmente identificadas por cores.

A ferramenta também foi útil para o RH, que a incorporou com algumas mudanças, se tornando a eNPS. Ela tem o objetivo de fazer a mesma pergunta, mas para os funcionários da empresa: o quanto você recomenda a sua empresa?

Líderes comprometidos com o clima da organização se preocupam com a satisfação de seus trabalhadores. Por isso, a ferramenta pode ser útil para medir o índice de qualidade da sua empresa pelos seus clientes internos e entender quais pontos precisam de melhorias.

Como é feito esse cálculo?

Por meio de perguntas, como “o quanto você se sente engajado com a companhia”, gestores conseguem ter acesso ao índice de satisfação dos seus colaboradores, sendo alto, médio ou baixo.

Seus colaboradores vestem a camisa da organização, se sentem satisfeitos com a demanda ou estão em um ambiente de trabalho saudável? Perguntas objetivas geram resultados e índices essenciais para o RH.

A ferramenta é simples e gira em torno de escalas, por exemplo: classifique de 0 a 10, o quanto você recomendaria a empresa para um amigo trabalhar?

Respostas de 0 a 6 são consideradas ruins. De 7 a 8, médias. Já 9 e 10 são consideradas excelentes, também chamados de detratores, neutras e promotores, respectivamente.

Com os índices, podemos entender que:

  • Promotores são os colaboradores que mais participam das atividades das empresas e são leais, ou seja, vestem a camisa e evangelizam a marca.
  • Neutros são considerados os funcionários com engajamento parcial. Aqueles que não são exatamente leais, por não terem um comprometimento total, mas também não são desleais, que não recomendariam a empresa em algumas situações.
  • Já os detratores não acreditam no poder da empresa e nem na oportunidade de crescimento. São esses que merecem maior atenção. Avaliar o que pode estar acontecendo de errado é uma boa opção. Detratores podem divulgar e contribuir negativamente para a imagem da sua empresa.

Qual a sua importância?

Se coloque no lugar do seu cliente. Ao entrar em contato com a sua empresa precisando de um serviço ou produto, a porta de entrada é o funcionário que estará ali para atendê-lo. Imagine agora que ele não está satisfeito com a empresa em que trabalha e trata o cliente, você, mal. Qual impressão que fica para a sua empresa?

Com esse exercício foi possível entender a importância dos colaboradores se sentirem bem e confortáveis no lugar onde trabalham. Colaboradores comprometidos e proativos são a primeira chave do sucesso da sua organização.

Entender a satisfação dos seus clientes internos, colaboradores, é saber o valor que gera aos seus clientes externos, compradores. Se deseja melhorar a imagem da sua empresa e, assim, atrair ainda mais compradores dos seus serviços, é fundamental começar a mudança de dentro para fora.

Para isso, analise por meio da ferramenta como seus colaboradores se sentem e compreenda os pontos fracos da organização. Crie estratégias para melhores diretrizes entre as lideranças e ofereça bons benefícios para os seus funcionários. Além disso:

  • Conheça e escute seus funcionários;
  • Ofereça oportunidades de crescimento;
  • Crie desafios possíveis de serem cumpridos e gratificantes;
  • Viabilize a capacitação dos seus colaboradores;
  • Recompense por boas ações.

Como os benefícios afetam o eNPS?

Como estamos falando sobre a satisfação dos colaboradores nas empresas, os benefícios corporativos não poderiam ficar de fora. Afinal, eles são uma grande vantagem para atrair e reter talentos na sua empresa.

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada pela Catho, mostrou que 40% dos profissionais valorizam benefícios atrativos em empresas. Plano de saúde, vale alimentação, home office e horários flexíveis estão entre os mais desejados.

Sabemos que para os colaboradores se sentirem satisfeitos, um bom salário é apenas o primeiro passo. Benefícios que foquem no bem-estar e promoção da saúde para os funcionários precisam estar no planejamento da sua empresa.

Mais importante que fidelizar clientes, é fidelizar colaboradores. Funcionários satisfeitos e felizes são mais produtivos e se empenham cada vez mais na sua função, com o intuito de continuarem por longos anos na empresa.

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