Você já se perguntou se um hospital é bom?
É bem possível que você já tenha perguntado a alguém se tal hospital vale a pena ou qual hospital é melhor entre um ou outro. É comum querermos avaliações sobre um serviço, ainda mais quando se trata de plano de saúde.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Plano de Saúde: Tudo o que você precisa saber antes de contratar
Qual médico você indica? Esse hospital é o melhor da região? Qual laboratório eu posso fazer tal exame? São perguntas cotidianas nos consultórios médicos. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realiza o Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços de Saúde (Qualiss) que traz um relatório de hospitais, clínicas e até profissionais que atendem os critérios estabelecidos pela instituição em relação à qualidade de assistência.
Vamos entender melhor? Neste conteúdo, vamos falar sobre:
- O que faz um hospital ser bom?
- Como consultar se um hospital atende o padrão de qualidade?
- Conheça o Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar
- Dicas para a hora de escolher um hospital
- No que devo me atentar ao escolher o atendimento de um hospital?
- Top 10 melhores hospitais do país
- Com a Sami, você tem bons hospitais que cabem no seu bolso
O que faz um hospital ser bom?
De acordo com a ANS, a Qualiss estimula a qualificação dos prestadores de serviços em saúde, englobando profissionais à laboratórios. Além disso, ela oferece o fácil acesso à informação sobre a qualidade dos serviços prestados.
Com objetivo de ampliar a avaliação e dar o acesso a todos, o programa foi estabelecido em maio de 2016 e é avaliado por entidades governamentais que contribuem para a qualidade de vida da sociedade, como: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Nacional de Metrologia (INMETRO), Organização Nacional de Acreditação (ONA), Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), entre outras.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Como consultar se um hospital atende o padrão de qualidade?
A ANS, por meio da Qualiss, possibilita a busca por um prestador de serviço, como hospital, em estados ou municípios para verificar as avaliações. Essa ferramenta, segundo a agência, oferece prestadores acreditados em nível máximo por instituições acreditadoras de serviços de saúde no país; prestadores com Núcleo de Segurança do Paciente cadastrado na Anvisa, além dos prestadores que participam de projetos de indução de qualidade da ANS (Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e Oncorede).
Para pesquisar é simples: basta preencher, pelo menos, um campo do que precisa procurar. Assim, ele fará a busca por você e mostrará os resultados compatíveis. Vale ressaltar que quanto maior o número de informações dadas, mais específico será o resultado.
No buscador, também está disponível o ícone Notivisa: ao clicar, qualquer ocorrência, como incidentes, queixas ou críticas construtivas, será notificada para a Anvisa.
Conheça o Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar
Desenvolvido pela ANS em parceria com o Hospital Moinhos de Vento (HMV), este projeto é pioneiro na avaliação de desempenho de hospitais privados no Brasil.
Por meio de um sistema único, é possível saber a avaliação dos hospitais particulares e compará-los. Além disso, conseguimos identificar boas práticas e o que pode ser melhorado.
Para que funcione da maneira correta, o projeto ainda está em desenvolvimento e conta com 14 indicadores de qualidade e um conjunto de indicadores específicos relacionados a cinco linhas de cuidados mais comuns em internações hospitalares no país, são elas: acidente vascular cerebral, síndrome coronariana aguda, câncer de mama e próstata, artropatia de quadril e sepse.
Para esses cinco indicadores especiais, o programa já trouxe como resultado os melhores hospitais particulares para cada um deles, veja:
- Acidente Vascular Cerebral: Hospital Moinhos de Vento;
- Síndrome Coronariana Aguda: Hospital do Coração;
- Câncer de mama e próstata: Hospital Sírio-Libanês;
- Artropatia de quadril: Hospital 9 de Julho;
- Sepse: Hospital Israelita Albert Einstein.
Como funciona a avaliação de atendimento?
Sabemos o quanto o feedback do consumidor é essencial para manter uma atividade ou serviço em alta. Avaliações ruins geram menos retorno e isso não seria diferente na saúde. Pensando nisso, manter uma gestão hospitalar fundamentada na avaliação feita por pacientes que usufruíram do serviço, pode ser um bom caminho.
Essa prática já é bastante conhecida e utilizada. Identificar o nível de satisfação dos pacientes com os médicos e coordenadores faz parte do processo de atendimento. Quantas vezes já ligou para pedir uma informação e ao final da ligação tinha uma pesquisa de nível de satisfação?
Essa pesquisa norteia a coordenação de um hospital ou serviço para aprimorar ainda mais o atendimento e a infraestrutura.
Portanto, um hospital que se preocupa em zelar pela qualidade do serviço prestado ouve e promove ações que melhoram o sistema e geram ainda mais satisfação para o paciente.
Dicas para a hora de escolher um hospital
Ainda assim, está com dúvidas sobre como avaliar se um hospital realmente é bom? Além das dicas acima, selecionamos dicas para você avaliar quando for procurar um serviço hospitalar:
Indicação: Alguém que você conheça e confie já foi no hospital que deseja saber mais informações? Se sim, saiba se ela indica o serviço, como se sentiu ao ser atendida, entre outros feedbacks importantes sobre a estrutura e atendimento do local.
Avaliações: Como vimos, as avaliações são o termômetro para indicar se um hospital é bom ou ruim. É possível colher essas avaliações pela própria ferramenta de pesquisas do Google. Além disso, olhar sites de avaliações e reclamações, como o Reclame Aqui, também é bastante eficaz.
Estrutura: Não basta o hospital ter um atendimento de qualidade se não atende o que necessita. Portanto, procure saber sobre as especialidades que o hospital oferece. Seu problema está localizado em uma região do corpo específica? Ele atende pediatria, caso tenha filhos?
No que devo me atentar ao escolher o atendimento de um hospital?
Na hora do aperto, é difícil nos atentarmos para tantos detalhes ou estarmos prontos para saber sobre indicações, estruturas e avaliações. Pensando nisso, entenda o que você deve estar atento ao ser atendido no hospital:
Ele preza pela segurança?
O hospital precisa seguir os critérios de segurança corretos para evitar a propagação de doenças. Por isso prestar atenção se levam a sério os protocolos de higiene e segurança são fundamentais para permanecer usufruindo do serviço.
Oferece atendimento humanizado e personalizado?
Como você foi atendido? Foi ouvido? Se fizeram tudo no automático e não te trataram bem, vale ficar atento. Um serviço humanizado para quando estamos em uma situação delicada é fundamental para acolher e para entender por completo qualquer situação.
A equipe é capacitada?
Procure saber qual é o médico que está tratando do seu caso, no que ele é especialista. Se atentar a cuidar da sua saúde deve ser primordial.
Top 10 melhores hospitais do país
A cada ano, a Newsweek, em parceria com a Statista Inc, empresa global de pesquisa de dados, revela quais são os melhores hospitais do Brasil seguindo os critérios de avanço na medicina, cuidados da enfermagem, tecnologia de ponta e atendimento de primeira linha.
Em 2021, temos como destaque:
- Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo;
- Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre;
- Hospital Sírio Libanês, São Paulo;
- Hospital 9 de Julho, São Paulo;
- Hospital Santa Catarina, São Paulo;
- Hospital Mãe de Deus, Porto Alegre;
- Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, São Paulo;
- Hospital Samaritano, São Paulo;
- BP – Hospital Leforte, São Paulo;
- Hospital Mater dei Santo Agostinho, Belo Horizonte.
Com a Sami, você tem bons hospitais que cabem no seu bolso
Já pensou um plano de saúde com acesso a hospitais desta lista acima e que cabe no seu bolso? É a Sami!
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.
Além disso, cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.
Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.
Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por mês por pessoa.
Índice
- 1 O que faz um hospital ser bom?
- 2 Como consultar se um hospital atende o padrão de qualidade?
- 3 Conheça o Projeto Consórcio de Indicadores de Qualidade Hospitalar
- 4 Dicas para a hora de escolher um hospital
- 5 No que devo me atentar ao escolher o atendimento de um hospital?
- 6 Top 10 melhores hospitais do país
- 7 Com a Sami, você tem bons hospitais que cabem no seu bolso