Dois pra lá, dois pra cá… Mesmo quem não se considera muito bom nos passinhos, consegue se arriscar na dança e praticar um exercício físico. Os benefícios da dança envolvem a saúde física e mental. E o melhor: ela pode ser praticada em qualquer idade e até mesmo por pessoas pouco ativas e que querem sair do sedentarismo.
Deixar o corpo se movimentar ao som da música pode ser um pouco desafiador para alguns, mas é só fechar a porta do quarto, tocar aquela música que você ama e pronto, em minutos você já estará curtindo o momento.
- Qual é o benefício da dança para a saúde?
- Qual é o benefício da dança para a mente?
- Aulas de dança ajudam a emagrecer?
Qual é o benefício da dança para a saúde?
Estudos científicos já comprovaram que a realização de atividade física libera endorfina, dopamina e serotonina no nosso cérebro, que são hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade.
E você não precisa sair correndo uma ladeira ou subir degraus para contar como exercício, basta se movimentar ou… Dançar! Apenas cinco minutos de dança podem acalmar a mente e melhorar o humor.
Além disso, a dança pode tornar o cérebro mais jovem. De acordo com um estudo publicado pelo jornal Frontiers in Human Neroscience, a atividade física é como um antídoto que previne o envelhecimento precoce do cérebro.
E o melhor: no mesmo estudo foi apontado que a dança pode ser o exercício mais completo para atingir esse objetivo, quando comparada a caminhadas, bicicleta ou outros exercícios convencionais.
A dança consegue fortalecer diferentes grupos musculares, prevenindo lesões conforme avançamos a idade. Sem contar que o sistema cardiorrespiratório também sai ganhando nessa valsa: dançar cerca de 30 minutos por dia por, pelo menos, três vezes na semana, ajuda a aumentar a frequência cardíaca e respiratória.
Mudanças na flexibilidade também são notadas. Isso porque o corpo se torna mais alongado e há um espaço maior entre as articulações. Caso ocorra uma lesão em qualquer situação, até mesmo fora da dança, sua recuperação será mais saudável e rápida.
A prática da dança, além dos benefícios citados acima, também melhora o condicionamento físico, reforça o hábito de respirar corretamente, aumenta o fluxo sanguíneo e evita o sedentarismo.
Qual é o benefício da dança para a mente?
A saúde emocional também é beneficiada. Afinal, a dança ajuda a liberar hormônios responsáveis por diminuir o estresse. Estudos científicos comprovam que apenas cinco minutos dançando já são suficientes para acalmar a mente e melhorar o humor.
Nossa autoestima também aumenta. Isso porque nos concentramos para realizar um movimento e quando conseguimos atingir o objetivo, ficamos satisfeitos com a meta.
Além disso, a dança é um excelente motivo para criar conexões e relacionamentos mais profundos e duradouros, que são essenciais para a saúde mental. A dança ainda estimula e promove a sociabilização, e é altamente recomendada para pessoas que estão tratando a depressão.
Outra área privilegiada pela dança é a criatividade, pois ela estimula diferentes partes do cérebro ao mesmo tempo e possibilita o desenvolvimento de uma nova forma de comunicação.
Aulas de dança ajudam a emagrecer?
Já imaginou perder peso se divertindo? Com a dança, isso é possível. Afinal, uma aula de dança pode ajudar você a queimar até 600 calorias por hora, de acordo com a intensidade e velocidade do tipo de dança que está praticando.
Para se ter uma ideia, vamos observar os tipos de danças mais comuns e a quantidade de calorias gastas em uma hora, em média:
- Hip Hop: 350 a 600 calorias
- Ballet: 350 a 450 calorias
- Dança do ventre: 250 a 350 calorias
- Dança de salão: 200 a 400 calorias
- Jazz: 200 a 300 calorias
- Zumba: 300 a 600 calorias.
Claro, é necessário não se descuidar da alimentação e ficar de olho no saldo calórico, mas se o seu objetivo é perder peso, a dança é um ótimo caminho. Sem contar que você ainda ganha diversos outros benefícios, como flexibilidade, melhora na memória e autoestima, promoção da saúde mental e por aí vai.
E aí, vai encarar que tipo de dança hoje?