Início Saúde Quais são os atributos da atenção primária?

Quais são os atributos da atenção primária?

Autor

Data

Categoria

Reconhecido como componente-chave nos sistemas de saúde, a Atenção Primária a Saúde (APS) traz um impacto muito grande e positivo na qualidade de vida da população, como melhores indicadores de saúde, fluxo de pacientes dentro do sistema mais organizado, utilização ampla de práticas preventivas, entre outros.

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

O que é Atenção Primária à Saúde?

Ela é a grande responsável por uma organização estruturada e pela mudança radical na relação médico-paciente, por meio de um modelo orientador e assistencial que acolhe o indivíduo além do problema de saúde, mas no tratamento e na sua prevenção.

No entanto, por mais que o sistema seja eficaz e completo, ele não é tão simples quanto parece. Para funcionar, além de uma boa gestão, a atenção primária possui alguns detalhes importantes que fazem todo o sistema se enquadrar em uma melhoria e evolução.

Para se ter uma ideia, pacientes que procuram o primeiro nível de atenção, a atenção básica, geralmente, apresentam qualquer tipo de problema de saúde, independente da gravidade e do estágio, podendo ser algo comum e simples ou grave e emergencial.

E mais: os quadros vão muito além do tratamento de alguma doença registrada na hora da consulta, visto que os médicos de família fazem uma varredura por todo o histórico do paciente, envolvendo questões econômicas, sociais, culturais e familiares. Com isso, problemas emocionais e psicológicos também são observados e orientados.

Pensando nisso, é importante entender que a APS precisa basear sua prática em atributos para, assim, conseguir manter um sistema unificado e eficaz, mesmo com a grande demanda.

Mas o que são esses atributos? É isso que vamos explicar neste texto. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. O que quer dizer atributo da atenção primária?
  2. Entenda cada atributo essencial da atenção primária
  3. Entenda cada atributo derivado da atenção primária
  4. A Sami é o seu próximo de saúde com atenção primária e cuidado coordenado

O que quer dizer atributo da atenção primária?

Definidos por Barbara Starfield, os atributos orientam a organização do sistema em todo o mundo. Ou seja: a atenção primária do Brasil terá o mesmo conceito e objetivo de uma atenção primária em outro país, respeitando uma série de característica (ou atributos).

No caso do Brasil, também é chamado de atenção básica com o intuito de combater as diferenças econômicas e sociais, já que em outros países a atenção primária acabou sendo vista como um conjunto de ações de saúde para populações de baixa renda.

Ainda assim, seus atributos e propósito continuam os mesmos. São quatro atributos essenciais: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado; e três derivados: competência cultural, orientação familiar e comunitária.

Entenda cada atributo essencial da atenção primária

Como vimos anteriormente, existem quatro atributos essenciais na atenção primária: acesso, longitudinalidade, integralidade e coordenação do cuidado. Vamos entender cada um deles?

Acesso

Considerado por muitos o principal atributo essencial entre os quatro, o acesso é a porta de entrada ou o primeiro contato do sistema.

Como seu nome já identifica, é ele quem oferece ao paciente o primeiro contato com o médico. Mas não só isso: para que funcione, ele precisa ser de fácil acesso e disponível. Mas quando? Quando o paciente precisar.

Isso quer dizer que o paciente pode procurar a atenção primária em momentos que não seja tão necessário lidar com um problema, talvez apenas para pedir orientações, ou quando algo mais grave acontece. Em todas as situações e em qualquer momento, a atenção primária precisa ser acessível para o seu paciente.

Isso envolve também a disponibilidade independentemente da demanda. Mesmo quando cheia, o paciente precisa ter o acesso à estrutura do sistema de maneira eficaz e fácil. É importante ressaltar que essa disponibilidade também compreende as visitas familiares.

Longitudinalidade

Parece até um trava-línguas, mas seu nome já explica a razão dele ser um dos atributos da atenção primária. A atenção primária se prontifica para atender o paciente não só no momento da doença, mas promover a saúde e prevenir futuros problemas.

A longitudinalidade assegura a atenção básica ao longo do tempo. Ou seja: o paciente pode ir e retornar quantas vezes forem necessárias, possibilitando um cuidado personalizado e completo. Além disso, é este atributo que também tem como objetivo assistir o paciente como um todo, observando suas condições econômicas, sociais, familiares e culturais.

Integralidade

Você já deve estar imaginando que integralidade é olhar o paciente como um todo, entender seus aspectos e determinantes. Porém, esse atributo tem ainda mais objetivos: é saber lidar com toda e qualquer necessidade que o paciente possa trazer.

A equipe precisa estar apta para resolver problemas ou orientar o paciente para algum especialista que consiga resolver. A integralidade também tem a ver com a rede de recursos que o sistema pode oferecer para lidar com aquele problema em questão, principalmente se for comum onde a atenção primária está localizada.

Coordenação do cuidado

A coordenação do cuidado nada mais é que a gestão de saúde do paciente por meio da informação. Portanto, um paciente deve ter acesso, de modo claro, a tudo que envolve a sua saúde, como consultas e exames.

Se uma paciente está grávida, ela deverá ser assistida por um especialista, bem como pelo médico de família, para explicar todo o acompanhamento que será feito, assim como o motivo dos exames.

Entenda cada atributo derivado da atenção primária

Agora, como já vimos todos os atributos essenciais, chegou a vez dos atributos derivados. Não menos importantes, eles qualificam as ações dos serviços prestados na atenção primária. Vamos entender cada um?

Competência cultural

Cada grupo social ou uma sociedade bem-estruturada tem a sua própria cultura. São diferentes necessidades, entendimentos e concepções sobre qualquer tipo de assunto, e é claro que em relação à saúde não seria diferente.

A competência cultural é fundamentada no reconhecimento de entender que cada grupo ou indivíduo tem a sua própria cultura e, além de entender, respeitar.

O médico na APS também precisa se fazer entender por seus pacientes, ou seja saber que tipo de linguagem usar para ser compreendido, mesmo que para isso se torne necessário usar gestos ou expressões populares para o paciente.

Orientação familiar

A orientação familiar, bem como a competência cultural, também é fundamentada no processo de reconhecimento da importância do núcleo familiar. Nesses casos, utilizar o recurso familiar como terapia e apoio para o paciente é bem-vindo.

Na orientação se leva, ainda, em consideração toda a estrutura e o dinamismo familiar. Isso quer dizer que é necessário entender todo o ambiente de um núcleo, por exemplo: uma família que tem apenas a mãe como base apresenta desafios diferentes de um casal com mais experiência e recursos.

Orientação comunitária

Assim como o ambiente familiar precisa de reconhecimento na APS, o ambiente em que o indivíduo vive também precisa desse reconhecimento. Entender as características da cultura do paciente traz um resultado mais eficaz durante o acompanhamento.

Além disso, significa reconhecer todos os recursos que aquela população ou grupo têm acesso, bem como estimulá-los a participarem de atividades que promovem a saúde, como conscientização de higienes, a importância da vacinação, conselhos relacionados à preservação da saúde, entre outros.

A Sami é o seu próximo de saúde com atenção primária e cuidado coordenado

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo através do modelo da Atenção Primária e do Cuidado Coordenado.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×