Início Alimentação Suplementos alimentares: entenda como funcionam e para que servem

Suplementos alimentares: entenda como funcionam e para que servem

Autor

Data

Categoria

Em tempos de mais atenção à saúde mental e física, é muito comum nos depararmos com uma grande variedade de itens consumíveis que se propõem a nos dar uma “ajudinha” na jornada rumo a boa forma. Entre tantos tão citados, temos os famosos suplementos alimentares. Já ouviu falar?

A boa alimentação e a prática de exercícios físicos são os pilares mais importantes para manter a boa saúde, mas muitos ainda sentem a necessidade ou de fato precisam de uma “forcinha” a mais. É aqui que entram os suplementos alimentares.

  1. O que é suplemento alimentar?
  2. Para que servem os suplementos alimentares?
  3. Qual o melhor suplemento alimentar?
  4. Quem pode usar suplementos alimentares?
  5. Idosos podem tomar suplementos alimentares?

O que é suplemento alimentar?

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os suplementos alimentares não servem para tratar, prevenir ou curar doenças, como muitos pensam, exatamente por não serem considerados medicamentos.

Apesar disso, fornecem nutrientes, enzimas e probióticos. Antes da regulamentação da Anvisa, no ano de 2018, os suplementos não eram acessíveis à população comum, apenas para gestantes e atletas.

Para garantir esse acesso, bem como o seguro e a qualidade da categoria, essas substâncias ganharam um novo olhar: a vigilância do órgão regulador, que incluiu limites máximos e mínimos, populações indicadas, comprovações científicas e constituintes autorizados.

Portanto, ainda que muitos tenham receio de complementar a alimentação com suplementos alimentares, hoje já podemos dizer que eles são seguros. Mas, claro, com indicação e supervisão médica.

Para que servem os suplementos alimentares?

Facilmente encontrados, alguns suplementos prometem aumentar músculos, dar mais energia, eliminar gorduras e trazer outros benefícios para o corpo de maneira rápida (e aqui, atenção especial: a ideia de perder gordura de forma rápida é gatilho para o efeito sanfona – quando a balança desce, mas rapidamente sobe outra vez).

Por isso, o uso de suplementos não deve ser banalizado. São importantes, mas apenas quando necessários. E quando, mesmo, são necessários?

Com o passar dos anos, perdemos nutrientes devido à baixa produção pelo organismo – e a suplementação acaba vindo como um auxílio. Portanto, os suplementos alimentares são ótimos aliados a uma boa saúde e servem para repor nutrientes que o organismo não dá mais conta de produzir ou absorver.

Os suplementos também são bons aliados para promover ganho de massa muscular. Existe uma categoria de suplementos que são úteis em caso de hipertrofia. Mas é importante estar atento – o uso deve estar alinhado à boa alimentação e à prática de exercícios físicos. Então não espere por um milagroso ganho de músculos. Ganhar músculo é resultado de muita malhação e de uma nutrição adequada. Os dias quentes são uma bela oportunidade para pensar numa alimentação de verão nutritiva e que ajude a ganhar músculo.

Qual o melhor suplemento alimentar?

Cada suplemento tem a sua funcionalidade específica. Portanto, para entender qual é o melhor, é necessário avaliar cada dieta e objetivo.

Pensando nisso, selecionamos os principais suplementos do mercado e suas indicações. Com o auxílio de um médico, é possível chegar na melhor nutrição para você. São eles:

  • Suplementos hipercalóricos: cheios de calorias, o suplemento hipercalórico é rico em gorduras, proteínas, carboidratos e minerais. No entanto, é importante estar atento quanto à quantidade de calorias e gorduras presentes na tabela nutricional para não levar ao sobrepeso.
  • Suplementos hormonais: muito utilizados em mulheres, os suplementos hormonais são grandes aliados quando há necessidade de repor hormônios. São ricos em: estrogênios, testosterona, tiroxina, entre outros. 
  • Suplementos proteicos: os mais conhecidos, esse grupo de suplementos é indicado para quem pratica musculação, pois auxiliam na recuperação do músculo após o treino. 
  • Suplementos polivitamínicos: são ricos em ferro, cálcio, magnésio, vitaminas e outros minerais. Ideal quando há baixa produção ou absorção desses nutrientes pelo organismo. 
  • Suplementos probióticos: muito utilizados em pessoas que possuem constipação ou intestino desregulado, os suplementos probióticos possuem micro-organismos vivos.
  • Suplementos termogênicos: também conhecidos por atletas ou frequentadores de academia, essa classe de suplementação é utilizada por quem deseja emagrecer, já que sua função é de acelerar o metabolismo. No entanto, é necessário cautela em pessoas hipertensas ou que possuem algum tipo de problema cardiovascular. Geralmente são feitos de cafeína, guaraná, citrus, entre outros.

Quem pode usar suplementos alimentares?

O uso mais comum dos suplementos tem sido feito pelo público que faz atividade física. Mas as indicações incluem outras condições, como em casos de déficit de nutrientes no organismo, geralmente observados quando há quebras e queda de cabelo, cansaço e/ou pele ressecada.

A suplementação também pode ser decorrente de uma análise clínica feita por médicos através de exames laboratoriais. Os resultados podem indicar que a pessoa está com déficit de vitaminas e minerais, como a Vitamina D, magnésio, zinco etc. 

Idosos podem tomar suplementos alimentares?

De acordo com estudos, a partir dos 30 anos o corpo começa a produzir menos nutrientes e perde mais massa muscular, que é responsável por nos sustentar. Por isso, em casos de idosos, a suplementação tem sido bastante indicada.

Além da saúde física – como a preservação óssea e a manutenção da imunidade –, alguns suplementos ajudam na memória. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×