26 de fevereiro de 2020. Neste dia, o Brasil teve seu 1º caso de Covid-19 confirmado. Dias depois, na primeira quinzena de março, diversas empresas aderiram ao home office como medida de prevenção ao coronavírus. Um ano depois, muitos brasileiros continuam trabalhando em casa, adaptando-se à nova rotina e às necessidades deste momento.
Na Sami, a realidade não tem sido diferente. Mas, ao completarmos um ano de home office, surgiu a ideia de promover uma retrospectiva dos aprendizados nessa jornada. Assim nasceu o “Sami – 1 ano em casa”, evento online que reuniu lideranças, colaboradores e membros contratantes para compartilharem as experiências de todos os desafios que estamos enfrentando nesse período de tantas restrições. Alan Warren, ex-VP do Google, criador do Google Drive e advisor da Sami, também participou.
“Estamos convivendo com a pandemia há um ano. Não foi um ano fácil para ninguém e todos nós fomos impactados – no trabalho, na vida familiar, nos negócios. Muita gente teve perdas, inclusive de pessoas queridas. Mas, ainda assim, estamos aqui. E isso é uma vitória. A operação na Sami começou há pouco mais de quatro meses e aqui, sempre afirmamos que queremos ir além dos planos de saúde tradicionais. Nós queremos, de fato, ajudar as pessoas e, por isso, achamos importante realizar esse evento conectando nossos colaboradores e alguns dos nossos membros”, afirma Vitor Asseituno, médico fundador e presidente da startup.
O encontro, realizado no último dia 26, considerou três pilares principais: a adaptação, a conexão e a superação.
“A palavra ‘Sami’ significa ‘aquela que escuta’. E levamos isso a sério por aqui”, reforça Vitor. “Nós acreditamos no poder de ouvir e compartilhar histórias e isso representa nosso propósito gigante e audacioso: Criar uma empresa que cuida do ser humano construindo a confiança em todos os seus relacionamentos. É por isso que estamos aqui”.
Comunidade Sami
Na abertura do “Sami – 1 ano em casa”, o pilar “adaptação” foi trabalhado a partir da história da própria empresa.
Para isso, os fundadores Guilherme Berardo e Vitor Asseituno compartilharam os principais marcos da trajetória dos dois até a fundação da Sami. Apesar da pandemia, muitos fatos relevantes aconteceram na empresa, como o recebimento do aporte em abril de 2020, o lançamento do primeiro produto no mercado em novembro do mesmo ano e o aumento da equipe em quase seis vezes.
Em seguida, os presentes se dividiram em grupos menores, onde tiveram contato mais próximo com os membros contratantes presentes. A ideia: trocar experiências pessoais e profissionais sobre esse ano de pandemia, trabalhando os pilares conexão e superação.
Reforçar os laços de comunidade entre colaboradores e membros da Sami é o primeiro passo para construir a confiança nos relacionamentos e colocar nosso propósito em prática. Afinal, é mais fácil confiar em quem conhecemos.
Por fim, foi realizado um quiz com todos os participantes, com oferta de brindes aos primeiros colocados.
E mais: Veja como foi o nosso primeiro webinar, que debateu os principais diferenciais da Sami