A rouquidão é uma alteração da voz que indica um funcionamento anormal das cordas vocais. Mais do que afetar a altura da voz, essa condição pode apresentar outros sintomas, como perda de fôlego, esforço excessivo para falar e até dificuldade para entender a própria voz.
Na apresentação de um projeto, na comunicação com os filhos em casa, nas relações diárias do trabalho ou até mesmo em uma entrevista de emprego: usamos a voz em todos os âmbitos da vida.
Não somente para conseguir realizar as atividades do cotidiano, mas também para manter o funcionamento de todo o organismo em dia, a saúde da voz é muito importante.
A seguir, confira detalhes sobre rouquidão, diagnóstico, causas e formas de tratamento.
- O que causa rouquidão
- Sintomas da rouquidão
- Como melhorar a rouquidão
- O que é bom para rouquidão
- Julho Verde: prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço
O que causa rouquidão
A rouquidão pode ser consequência de:
- Tabagismo: pessoas que fumam cigarro, com o tempo, podem ter uma irritação da laringe em decorrência da fumaça. O uso em excesso do tabaco também pode trazer sintomas como tosse, fadiga e doenças respiratórias.
- Uso exagerado da voz: gritar muito, falar alto por muito tempo ou limpar a garganta com frequência pode forçar as cordas vocais, causando fadiga e, consequentemente, rouquidão.
- Tuberculose: doença infecciosa transmitida pelo ar, onde afeta principalmente os pulmões e o sistema respiratório, mas pode se espalhar pelo organismo e acometer outros órgãos e sistemas.
- Envelhecimento: em alguns casos de idosos com mais de 65 anos pode ocorrer uma atrofia natural das cordas vocais, o que prejudica a produção da voz.
- Câncer de laringe: trata-se de um tumor maligno que surge em qualquer região da laringe, localizado na garganta, que faz parte do sistema respiratório.
- Esofagite: a esofagite ou esofagite erosiva é, basicamente, uma inflamação do esôfago, estrutura que liga a boca ao estômago.
- Inalação de fumaça: essa inalação pode causar uma contração nos músculos da laringe e, consequentemente, inflamação das cordas vocais.
- Nódulo nas cordas vocais: o nódulo nas cordas vocais pode causar rouquidão principalmente em pessoas que fazem o uso excessivo da voz.
Sintomas da rouquidão
Para identificar se uma pessoa está realmente com rouquidão, basta verificar os sintomas abaixo:
- Voz fraca;
- Necessidade de esforço para falar;
- Perda de fôlego ao se comunicar;
- Alteração no timbre de voz.
Os sintomas de rouquidão podem variar de acordo com o diagnóstico do paciente. No entanto, dependendo do problema, outros sinais surgem, como dor de garganta, tosse e dificuldade para engolir alimentos.
Como melhorar a rouquidão
Como já citado, a rouquidão pode ter várias causas e nem sempre é algo grave. Quando o diagnóstico não é preocupante, ela deve desaparecer em dias. Entretanto, se a rouquidão permanecer por mais de duas semanas, o ideal é procurar por time de saúde.
Depois do diagnóstico confirmado, o médico avalia o caso e indica o melhor método de tratamento para rouquidão. Conheça os principais:
- Cirurgia em caso de câncer de laringe, obstrução das vias aéreas e alterações nas cordas vocais que não melhoram com o tratamento com fonoaudiologia;
- O uso de medicamentos para rouquidão vai depender da causa, mas podem ser indicados corticoides nasais e anti-alérgicos, em caso de alergias, e antiácidos, para refluxo gastroesofágico.
O que é bom para rouquidão
Usamos a voz para tudo hoje em dia, seja em casa com a família, no trabalho, na compra de produtos no cotidiano! É por isso que quando a rouquidão surge, o que mais queremos é acabar com ela em minutos, né?
Não há receitas definitivas para acabar com a rouquidão, mas de acordo com a Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), existem algumas medidas que servem como auxílio para aliviar e até preveni-la:
- Mantenha-se hidratado com bebidas frescas ou em temperatura ambiente, seja água ou chá;
- Evite o uso de fumo, como o tabaco;
- Em situações que necessite falar para muitas pessoas em grandes ambientes, use microfones ou megafones para não forçar a voz;
- Evite gritar em excesso para não causar fadiga, esforço e abuso vocais;
- Adote o uso de umidificador em ambientes secos;
- Reduza o consumo excessivo de álcool ou bebidas à base de cafeína;
- Evite limpar a garganta ou tossir em excesso;
- Não consuma alimentos que causem azia ou má digestão;
- Opte por ambientes livres de poeira, mofo ou cheiros fortes;
- Tenha hábitos de sono saudáveis.
Julho Verde: prevenção contra o câncer de cabeça e pescoço
Você sabia que Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os tumores de cabeça e pescoço? O que inclui aqueles que surgem na tireoide, boca, garganta, laringe, faringe e outras regiões entre cabeça e pescoço, que estão ligadas também à saúde da voz e podem causar rouquidão constante.
Em todos os países, o intuito do Julho Verde é levar informações sobre os riscos e formas de prevenção dessas doenças à população. A boa notícia é que, quando detectado no início, as chances de sucesso no tratamento do câncer são grandes. Por isso, outro objetivo da campanha é fazer com que as pessoas entendam a importância do diagnóstico precoce.