Início Plano de Saúde 10 motivos para oferecer plano de saúde aos seus funcionários

10 motivos para oferecer plano de saúde aos seus funcionários

Autor

Data

Categoria

O plano de saúde empresarial é um dos benefícios mais valorizados pelos profissionais, sendo um diferencial positivo no momento de escolha de um novo emprego.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), 97% dos beneficiários consideram que a oferta do plano pela empresa é importante ou muito importante.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens que esse benefício pode trazer para sua empresa, aqui estão dez ótimos motivos para oferecer um plano de saúde empresarial para os seus colaboradores.

1. Diminuição das faltas no trabalho

Com um plano de saúde, os funcionários têm mais acesso a acompanhamento médico e isso faz com que eles fiquem bem menos doentes.

É claro que qualquer um está sujeito a ter uma gripe ou uma virose, por exemplo. No entanto, contar com um plano de saúde aumenta as chances de que seus colaboradores recebam um tratamento médico mais adequado quando necessário.

Consequentemente, há menos faltas no trabalho e você não perderá tempo remanejando as tarefas de quem está ausente ou adiando atividades de quem precisou faltar. 

2. Mais segurança

Pessoas com a cabeça cheia de problemas (ainda mais referentes à saúde) acabam se tornando menos produtivas. Por isso, ter um plano de saúde contribui para que os colaboradores tenham uma preocupação a menos.

Com o convênio médico, o funcionário pode respirar aliviado porque ele e os seus dependentes terão assistência adequada, caso fiquem doentes. Como resultado, a sua atenção pode ser totalmente direcionada às tarefas que eles estão realizando. 

Outro ponto a favor: em caso de acidentes de trabalho, seus funcionários estarão amparados e receberão assistência adequada para promover sua recuperação.

10 motivos para oferecer plano de saúde aos seus funcionários ,
O plano de saúde é uma das melhores formas de valorizar e acolher seus colaboradores

3. Aumento da produtividade

Quando o colaborador se sente valorizado em seu trabalho, é natural que ele sinta vontade de se empenhar mais e isso se reflete de forma positiva para as empresas.

Uma pesquisa da Universidade de Warwick, no Reino Unido, apontou que funcionários felizes são 12% mais produtivos. E sem dúvida, estar com a saúde em dia contribui e muito para a felicidade dos membros da sua equipe.

Ao oferecer um plano aos seus funcionários, você perceberá que isso contribuirá para que eles se tornem mais produtivos e dispostos a realizar suas atividades.

4. Abatimento de impostos

Os gastos com saúde são dedutíveis do Imposto de Renda. Em resumo: ao declarar esse tipo de despesa, a empresa pode abater os valores que foram investidos no benefício.

Dessa forma, ter um plano de saúde empresarial acaba sendo uma vantagem não só para os colaboradores, mas também para o empregador.

Além disso, essas despesas não têm limite para dedução no IR. Assim, sua empresa pode lançar tudo que foi gasto na declaração, sem Isso significa que você pode lançar todos os colaboradores que recebem o benefício na sua declaração, sem ter problemas com um teto de despesas.

5. Maior atração de profissionais qualificados

É verdade que há profissionais que aceitam algumas oportunidades de emprego num momento de necessidade e não consideram tanta se a empresa oferece ou não bons benefícios.

No entanto, os profissionais mais qualificados e valorizados no mercado não aceitam empregos onde não tenham os benefícios que consideram mais adequados.

Por causa disso, a oferta do plano de saúde faz com que uma empresa tenha mais possibilidades de atrair profissionais mais qualificados, que tenham um excelente currículo e grande experiência no setor em questão. 

Afinal, esse benefício é apontado como 3º maior desejo dos brasileiros, atrás apenas da casa própria e da educação, conforme pesquisa realizada pelo IESS/Ibope.

A mesma pesquisa indicou também que quase 97% das pessoas consideram que o plano é um diferencial favorável para uma empresa no momento de aceitar uma vaga de emprego. Assim, mais do que atrair colaboradores mais cobiçados, o plano também é um fator favorável para que eles permaneçam na sua equipe. 

6. Melhor desempenho empresarial

Como dissemos, a felicidade contribui para aumentar a produtividade. Isso se reflete não só num bom ambiente de trabalho, mas também nos resultados da empresa.

Shawn Achor, autor americano e pesquisador dos efeitos da psicologia positiva, realizou um estudo que comprova que ter uma equipe engajada e satisfeita aumenta as vendas em 37% e a precisão nas tarefas em 19%.

7. Boa avaliação da empresa no mercado de trabalho

Ter uma boa imagem no mercado é um fator essencial para as empresas. Isso faz toda a diferença não só para atrair bons colaboradores, mas também chama atenção, por exemplo, no momento de firmar uma parceria estratégica.

Reforçando a importância dos investimentos de saúde e bem-estar para as empresas, uma pequisa realizada pela Mercer Marsh indicou que 96% dos tomadores de decisão de nível sênior consideram que estas ações serão cada vez mais importantes para as empresas.

Eles também consideram que investir em saúde ajuda promover a imagem corporativa e os valores organizacionais.

Assim, o plano de saúde acaba gerando diferenciais competitivos para a sua empresa no mercado.

8. Promoção da saúde

O acompanhamento médico regular ajuda a prevenir problemas de saúde, minimizando a possibilidade de agravar doenças crônicas ou mesmo o surgimento de problemas pontuais que possam fazer com que alguém da sua equipe precise se afastar. 

Por exemplo: a demora no atendimento de quem depende exclusivamente do sistema público de saúde muitas vezes acaba agravando um problema simples, o que provoca um afastamento de suas atividades profissionais.

Muitas operadoras promovem programas de saúde e prevenção nas empresas que atendem e esse é mais um ponto favorável para que sua empresa ofereça plano aos seus colaboradores. E você sabe bem do impacto e da importância da saúde no trabalho, certo?

9. Redução da rotatividade de funcionários

O turnover (taxa de rotatividade dos funcionários em um determinado período) sempre traz impactos negativos na rotina de uma empresa.

Além do impacto financeiro gerado pelo pagamento dos encargos trabalhistas, há também uma quebra da produtividade. Mais do que isso: quando uma empresa tem uma grande rotatividade de pessoas, surge também a desconfiança de que o lugar não oferece boas condições de trabalho…

Uma das estratégias para reduzir o turnover é oferecer um bom pacote de benefícios, de forma que seus funcionários se sintam motivados em permanecer na sua empresa. E o plano de saúde, como já vimos, é algo muito desejado pelos profissionais no Brasil. 

Consequentemente, ele não só ajudará a reter funcionários, mas também contribuirá para promover a imagem da empresa no mercado. 

10. Valorização da equipe e da empresa

Ao oferecer benefícios, uma empresa demonstra preocupação com o bem-estar de seus colaboradores. E essa é uma das melhores maneiras de valorizar e motivar sua equipe além do reconhecimento financeiro.

Por isso, buscar um plano de saúde empresarial pode trazer mais vantagens e impactos positivos para seus colaboradores do que oferecer aumento de salário ou bônus por metas alcançadas.

Além disso, o plano ajuda a promover estilos de vida saudáveis e prevenir doenças, contribuindo para melhorar também a saúde ocupacional e melhorar o clima organizacional.

Todos esses fatores refletem ainda na forma como seus colaboradores veem sua empresa que, sem dúvida, só tem a colher bons frutos com a iniciativa.

Esperamos que, com este texto, você tenha entendido as vantagens de oferecer um plano de saúde para seus colaboradores. Aproveite para deixar seus comentários aqui embaixo e continue acompanhando o blog da Sami para ficar bem informado!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×