Início Artigos Hipertensão pulmonar: conheça a doença que afeta as artérias do pulmão

Hipertensão pulmonar: conheça a doença que afeta as artérias do pulmão

Autor

Data

Categoria

A hipertensão é bastante conhecida entre a população, afinal, estima-se que 30% dos brasileiros sofrem de pressão alta. Mas você já ouviu falar em hipertensão pulmonar? O termo não é muito conhecido, pois trata-se de uma doença rara. 

Os riscos, porém, podem ser fatais, pois, dependendo do quadro do paciente, pode levar a insuficiência cardíaca grave. Agora você pode estar se perguntando: mas peraí, o que as artérias dos pulmões têm a ver com o coração? Confira os tópicos a seguir e descubra:

  1. O que é hipertensão pulmonar?
  2. O que causa hipertensão pulmonar?
  3. Quais são os sintomas de hipertensão pulmonar?
  4. Como funciona o diagnóstico?
  5. Possíveis complicações 
  6. Hipertensão pulmonar tem cura?
  7. Preserve a sua qualidade de vida!

O que é hipertensão pulmonar?

A hipertensão pulmonar é caracterizada por um conjunto de alterações que provocam um aumento na pressão dos vasos sanguíneos responsáveis por transportar o sangue do coração para os pulmões. As artérias pulmonares se conectam através do lado direito do coração, que costuma ser mais “fraco” em comparação ao lado esquerdo.

Isso porque a pressão que as artérias do pulmão fazem no coração costuma ser mais baixa, sendo necessário relativamente pouco esforço muscular do lado direito para fazer a entrega do sangue. O lado esquerdo, por sua vez, precisa de bastante esforço para bombear sangue para o corpo todo.

Mas, quando ocorre uma hipertensão pulmonar, o coração precisa trabalhar mais, podendo causar uma sobrecarga e, consequentemente, danos à saúde cardiovascular. Essa condição pode atingir todas as pessoas, mas é mais comum em mulheres entre 20 e 40 anos. 

O que causa hipertensão pulmonar?

O motivo exato que leva a esse aumento na pressão arterial pulmonar ainda não foi identificado, mas a estimativa é de que até 10% dos casos dessa doença estão ligados a fatores hereditários. Doenças autoimunes, como a AIDS, e determinados tipos de medicamentos, como os inibidores de apetite, também podem provocar a condição.

O fato é que é difícil definir uma origem certa para a hipertensão pulmonar e, por isso, ela é classificada em cinco grupos principais:

  • Hipertensão arterial pulmonar devido a diferentes causas;
  • Hipertensão pulmonar em decorrência de doenças cardiovasculares no lado esquerdo do coração, como insuficiência cardíaca;
  • Hipertensão pulmonar devido a doenças pulmonares ou a falta de oxigénio (hipoxia);
  • Hipertensão pulmonar por causa de coágulos sanguíneos que bloqueiam ou estreitam os vasos;
  • Hipertensão pulmonar com uma causa pouco clara ou com vários fatores desencadeadores diferentes.

Quais são os sintomas de hipertensão pulmonar?

Assim como a hipertensão, a hipertensão pulmonar costuma ser silenciosa – isto é, sem apresentar sintomas expressivos no início da doença. E isso dificulta sua detecção precoce, aumentando as chances de ser descoberta só em estágios mais avançados.

Mas, quando essa doença se manifesta, geralmente é através de:

  • Dificuldade respiratória, especialmente durante um momento de esforço, mesmo que seja simples, como tomar banho ou subir poucos degraus;
  • Fadiga, pois os tecidos do corpo acabam não recebendo oxigênio suficiente;
  • Tonturas e vertigens ao fazer esforço;
  • Dores no peito;
  • Desmaios.

Ainda assim, esses sintomas podem ser facilmente confundidos com outras condições, o que dificulta ainda mais o diagnóstico precoce de hipertensão pulmonar. Apesar disso, não podemos deixar que essa doença atrapalhe a nossa qualidade de vida! Ao observar algum desses sinais com recorrência, converse com seu time de saúde.

Como funciona o diagnóstico?

Geralmente, o diagnóstico de hipertensão pulmonar começa durante a investigação de sintomas que surgem de forma repentina, sem nenhum motivo aparente. Por exemplo: apresentar falta de ar mesmo sem nenhuma infecção ou problema pulmonar; ficar cansado ao realizar tarefas simples do dia a dia e desmaios “inexplicáveis”.

O profissional da saúde irá fazer uma associação entre os sintomas e o histórico de saúde do paciente, observando se ele tem problemas cardíacos ou outros fatores de risco. A partir disso, o médico pode solicitar exames para detectar a presença da doença, como testes de imagem cardíaca e pulmonar, exames de sangue e eletrocardiograma. 

Possíveis complicações

A hipertensão pulmonar pode causar uma série de complicações ao nosso corpo. Por causa da baixa circulação de sangue rico em oxigênio, a pessoa pode desenvolver anemia. A alta pressão nas artérias pulmonares também pode provocar alterações na velocidade dos batimentos cardíacos, causando arritmias.  

Pode ocorrer ainda coágulos sanguíneos nas artérias pulmonares, sangramento nos pulmões, insuficiência cardíaca, danos ao fígado e, em caso de gestantes, complicações durante a gravidez que podem ser fatais para a mãe e para o bebê.

Pois é! Se não tratada corretamente, os efeitos da hipertensão pulmonar podem ser desastrosos.

Hipertensão pulmonar tem cura?

Infelizmente, ainda não há uma cura para a hipertensão pulmonar. Mas com um tratamento adequado – de preferência iniciado ainda no começo da doença –, é possível controlar os sintomas e viver bem.

Há diferentes formas de tratar esse tipo de hipertensão. A mais comum é através de medicamentos anticoagulantes ou suplementação de oxigênio. Agora, se a doença for do tipo tromboembólica crônica, pode ser necessário uma operação cirúrgica. E em quadros mais graves, o transplante pulmonar também é uma opção. 

Preserve a sua qualidade de vida!

Aliado ao tratamento adequado – indicado exclusivamente por um especialista –, existem algumas mudanças de hábitos que irão ajudar a restaurar e preservar a sua qualidade de vida, como reduzir o consumo de sal e adotar uma alimentação cardioprotetora, praticar atividade física, abandonar o vício em cigarro e controlar o estresse.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×