Apesar de as duas doenças afetarem o sistema respiratório e terem forte incidência no inverno, elas possuem sintomas com intensidades diferentes. Você também se confunde sobre gripe e resfriado?
De fato, as duas doenças têm bastante pontos em comum: ambas são contagiosas e causadas por vírus, além de serem mais frequentes no inverno – quando aumentam as aglomerações em ambientes fechados, facilitando a transmissão dos vírus. Tanto uma como a outra também afetam o funcionamento das vias aéreas e provocam mal-estar.
Os agentes causadores também têm suas similaridades, pois costumam sofrer mutação frequentemente, o que aumenta as chances de contrair essas doenças mais de uma vez. Esse é um dos principais motivos para a gripe e o resfriado serem tão comuns. De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), estima-se cerca de um bilhão de casos de gripe no mundo todos os anos.
Mas, em meio a tantas coisas em comum, como diferenciar as duas doenças? Para te ajudar a perceber o que pode ser um caso de gripe ou de resfriado, iremos abordar os seguintes tópicos:
- O que é gripe?
- O que é resfriado?
- Qual a diferença entre gripe e resfriado?
- Tratamento
- Como prevenir gripe e resfriado?
O que é gripe?
A gripe é uma doença contagiosa e aguda causada pelo vírus Influenza. Esse vírus possui vários subtipos, que estão em constante mutação. Então, é comum que a mesma pessoa fique gripada várias vezes ao longo da vida.
Dependendo do estado do sistema imunológico da pessoa (forte ou fraco) e da agressividade do vírus, a gripe pode evoluir para bronquite, pneumonia e até mesmo levar à morte. Crianças, pessoas com doenças crônicas e idosos têm mais chances de desenvolver esses quadros graves e, por isso, são considerados grupo de risco.
Entretanto, a maioria dos casos não costuma ter complicações sérias, e tendem a melhorar em até 10 dias após o início dos sintomas da gripe, que incluem:
- Febre acima de 38ºC;
- Calafrios;
- Tosse seca;
- Dor de cabeça;
- Dor de garganta;
- Dor muscular;
- Congestão nasal;
- Coriza;
- Dificuldade para respirar;
- Cansaço e mal-estar.
O que é resfriado?
O resfriado comum é um tipo de infecção que pode ser causada por mais de 200 vírus. Porém, a maioria dos casos são provocados pelo rinovírus – que possui mais de 100 subtipos. Por causa dessa variedade, o resfriado está entre as doenças mais comuns que existem, deixando a população em constante risco de contraí-lo.
O foco da infecção é, principalmente, o nariz e garganta, provocando sintomas como:
- Congestão nasal;
- Espirros;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Garganta irritada;
- Dor de ouvido;
- Mal-estar;
- Febre (geralmente baixa e mais comum em crianças pequenas).
A congestão nasal – principal sintoma do resfriado – retém as secreções, favorecendo a proliferação de bactérias. Como efeito dessa retenção, a infecção pelo rinovírus pode acarretar otite média e sinusite, além de desencadear crises asmáticas.
Dengue: veja os principais sintomas e como se proteger
Dor de cabeça: o que é, tipos e formas de atenuá-la
Qual a diferença entre gripe e resfriado?
Existem algumas diferenças entre a gripe e o resfriado. A primeira é em relação ao vírus. Enquanto o agente causador da gripe é o Influenza, o resfriado pode ser causado por mais de 200 vírus, em especial pelos 100 subtipos do rinovírus.
A intensidade que cada uma dessas doenças afeta o organismo também é diferente. Os sintomas da gripe são mais fortes e duram mais tempo do que os do resfriado – e a chance de desenvolver complicações sérias pela infecção do Influenza também é maior.
Outro ponto importante de diferença são as formas de prevenção disponíveis; já que existe vacina para a gripe, mas não há nenhuma para o resfriado.
Tratamento
Apesar das diferenças entre as doenças, existem várias similaridades na forma de tratá-las. Não existe nenhum medicamento específico que mate o vírus da gripe e os do resfriado, por exemplo. Então, o tratamento é focado em amenizar os sintomas e manter o corpo saudável.
Para isso, é recomendado que a pessoa infectada faça repouso, mantenha-se bem hidratada e, de preferência, fique isolada para evitar a disseminação do vírus. Fortalecer o sistema imunológico por meio de uma alimentação saudável e rica em vitamina C também é uma ótima maneira de ajudar o corpo a combater a infecção.
Quanto aos medicamentos, é importante receber a orientação do médico de família, que vai prescrever de acordo com os sintomas apresentados. O profissional pode receitar descongestionantes (que ajudam a desobstruir as vias nasais), anti-inflamatórios (para alívio das dores e febre), anti-histamínicos (para secar a coriza) e os xaropes expectorantes (que auxiliam na eliminação do muco). Mas, vale ressaltar que é importante consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento medicamentoso.
Higiene do sono: 10 dicas para dormir melhor
Como a meditação pode ajudar o empreendedor?
Como prevenir gripe e resfriado?
A transmissão da gripe e do resfriado acontecem da mesma maneira: pelo contato direto com as secreções ou gotículas de saliva de alguém infectado. Normalmente, a infecção acontece após a pessoa tocar em uma superfície contaminada e, na sequência, levar a mão aos olhos, boca ou nariz. O vírus penetra na mucosa e se espalha pelo organismo.
Por isso, o modo de prevenção é parecido para as duas doenças respiratórias:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel após tocar em objetos e superfícies e ao sair de ambientes cheios;
- Cobrir a boca e o nariz com papel ao tossir ou espirrar;
- Limpar cuidadosamente superfícies e objetos compartilhados;
- Evitar locais aglomerados e/ou fechados;
- Evitar contato com pessoas infectadas.
O Influenza também pode ser prevenido por meio da vacina da gripe, que é distribuída anualmente e de forma gratuita para quem faz parte do grupo de risco da doença.