Início Alimentação Conheça alimentos que combatem unhas fracas e queda de cabelo

Conheça alimentos que combatem unhas fracas e queda de cabelo

Autor

Data

Categoria

É verdade que as mulheres são mais preocupadas com o crescimento das unhas e com a saúde dos cabelos. Não à toa que o uso de unhas de gel ou fibra de vidro, bem como alongamento dos fios, estão em alta.

Unhas fracas e quebradiças e queda de cabelo são reclamações comuns e o mercado é cheio de soluções e alternativas para lidar com esses problemas. Sejam gomas mastigáveis, comprimidos de vitaminas concentradas, tônicos capilares, shampoos que aceleram crescimento ou esmaltes que endurecem as unhas.

No entanto, você já deve ter ouvido falar que a solução precisa vir de dentro para fora, ou seja, por meio da alimentação. Felizmente, na maioria das vezes, a natureza nos dá condições de cuidar da nossa saúde sem precisar recorrer à indústria farmacêutica.

Manter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas que fornecem os nutrientes necessários para as unhas e cabelos é tão essencial quanto cuidar da aparência externa. Mas por onde começar?

  1. Alimentos que fortalecem o cabelo
  2. Alimentos para fortalecer as unhas
  3. Cabelo e unhas fracas: a importância da vitamina D

Alimentos que fortalecem o cabelo

A queda e o enfraquecimento dos cabelos podem estar diretamente relacionadas à nossa saúde intestinal e à deficiência de nutrientes, como proteínas, queratinas e vitaminas do complexo B. Além disso, o estresse também pode contribuir (e muito) para queda e enfraquecimento dos fios.

De acordo com estudos, o estresse pode alterar o ciclo do folículo capilar, que altera o cortisol e reduz a irrigação do couro cabeludo, levando à queda precoce do fio.

Para auxiliar na saúde das suas madeixas, você pode apostar em alimentos ricos em proteínas, ferro e vitaminas, como:

Ovos

Os ovos auxiliam na manutenção da saúde e estrutura capilar por ser rico em proteínas e minerais, como o ferro, zinco e selênio. Juntos, esses nutrientes contribuem para a multiplicação das células dos cabelos e proporcionam o crescimento dos fios.

Peixes

Além de ser rico em selênio, cálcio, vitamina B1 e fósforo, os peixes possuem alta concentração de ômega 3. Por isso, é um excelente alimento para fortalecer os fios e proteger o couro cabeludo.

Cenoura

Rico em betacaroteno e vitamina A, a cenoura atua como antioxidante e combate radicais livres, evitando a queda dos cabelos. Para quem tem problemas com o aumento dos fios brancos, apostar na cenoura também é uma boa opção, já que ela diminui a perda de pigmentos dos fios.

Frutas cítricas

Laranja, morango, kiwi, tangerina, limão e abacaxi são ótimas opções para a saúde dos cabelos por serem ricas em vitamina C e estimularem a produção de colágeno, essencial para a estrutura dos fios.

Feijão

Se existe um alimento que não pode faltar na sua dieta é o feijão. Ele assegura que os fios se mantenham saudáveis, é fonte de zinco e fornece aminoácidos para a formação dos fios.

Alimentos para fortalecer as unhas

A saúde das nossas unhas também merece atenção. Disfarçar com alongamentos pode prejudicar ainda mais sua saúde e dificultar a recuperação. A melhor opção é deixar sua unha livre de químicos que prejudicam o fortalecimento e melhorar a alimentação. Vamos entender como?

Unhas com manchas brancas são comuns e podem ser causadas por falta de zinco, vitaminas do complexo B e cálcio. Algumas unhas também possuem a formação de estrias, sejam verticais ou horizontais, e podem ter como causa a anemia, o envelhecimento e as deficiências nutricionais, como falta de cálcio, complexo B e vitaminas.

Para começar a cuidar da saúde das unhas, é necessário estar atento à alimentação e incluir os seguintes alimentos na dieta:

Laranja

Assim como é benéfica para os cabelos, a laranja também é uma fruta excelente para as unhas. Rica em vitamina C, que promove a imunidade, ela ajuda a fortalecer as unhas e contribui para a manutenção da proteína que promove o formato das unhas.

Arroz integral

Rico em silício, o arroz integral ajuda a aumentar a elastina, o colágeno e a queratina, substâncias essenciais para o crescimento e fortalecimento das unhas.

Quinoa

Outro alimento que você precisa acrescentar na sua dieta para fortalecer as unhas é a quinoa. Com alta concentração de zinco e vitaminas do complexo B, a quinoa também é cheia de doses de ferro. Por ser versátil, você pode utilizá-la em diversos alimentos, tanto salgados como doces.

Banana

Rica em biotina, a banana é ótima para fortalecer as unhas. Ela aumenta a produção de queratina e diminui o enfraquecimento e quebra.

Cabelo e unhas fracas: a importância da vitamina D

É verdade que a vitamina D tem sido bastante negligenciada nos últimos anos. Afinal, praticamente vivemos em escritórios e voltamos para a casa ao final do dia, quando o sol já se pôs. Para aproveitar os benefícios da vitamina D, só conseguimos absorvê-la quando vamos à praia ou em passeios ao ar livre, o que não acontece com frequência.

No entanto, a vitamina D continua sendo essencial para a manutenção do nosso organismo e precisa ter a sua atenção. Fundamental para os ossos, a vitamina D também é essencial para o fortalecimento da nossa imunidade, bem como previne alguns tipos de câncer.

Além disso, ela estimula o crescimento forte e saudável de cabelos e unhas. Portanto, se você possui perda dos fios e unhas quebradiças, também é uma boa ideia verificar a sua vitamina D e passar a repô-la.

De acordo com especialistas, mais de 85% da população têm deficiência em vitamina D. Com isso, suplementos alimentares, medicamentos e uma boa alimentação podem ser necessários.

Como está a sua alimentação? Seu corpo sempre dá indícios de que algo pode não estar funcionando da maneira correta. Assim, fique atento aos sintomas e sempre procure um time de saúde para uma dieta balanceada! 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×