Quem pratica atividade física ou trabalha se movimentando bastante e carregando peso, já está acostumado a sentir dor muscular. Esse sintoma pode até parecer comum ou inofensivo, mas dependendo da intensidade e da parte do corpo acometida, é preciso ficar em alerta.
Afinal, ninguém acha normal quando a dor muscular é na região do coração ou até mesmo no corpo inteiro. A seguir, preparamos um guia para te ajudar a identificar a dor muscular e diferenciá-la de outros problemas de saúde. Confira:
- Dor muscular: o que pode ser
- Como diferenciar dor muscular de infarto
- Como saber se a dor é muscular ou no rim
- Como aliviar a dor muscular
Dor muscular: o que pode ser
Existem várias causas para dor muscular, mas as mais comuns são:
Atividade física
A dor muscular após a prática de atividade física pode surgir por diferentes motivos. O mais comum é quando fazemos algum esforço que o corpo não estava acostumado – esse não oferece riscos ao bom funcionamento muscular e costuma surgir até 24 horas depois do exercício. Porém, a dor pode ser resultado do estiramento ou rompimento das fibras musculares. Nesse caso, ela costuma melhorar de uma semana a seis meses.
Acidentes domésticos
Pancadas acidentais nos móveis ou quedas “simples” também podem causar lesão muscular e, consequentemente, dor, principalmente na região afetada. Nesse caso, a dor tende a melhorar em menos de uma semana. Porém, os outros sintomas da lesão, como hematomas, edemas e inchaço, podem levar em média 15 dias para sumir.
Estresse ou ansiedade
Um dos efeitos físicos do estresse e da ansiedade é a tensão muscular, principalmente dos músculos do pescoço, dos ombros e das costas. Isso pode causar espasmos musculares e, dependendo da duração da crise, dor muscular. Outros sintomas observados com frequência são: dor de cabeça, “frio na barriga”, dor abdominal e sensação de formigamento nas mãos e nos pés.
Fibromialgia
A fibromialgia é uma síndrome considerada multifatorial, caracterizada por uma dor generalizada que afeta toda a musculatura do corpo. Os principais pontos de dor da fibromialgia são a região da coluna cervical (parte do pescoço), da coluna torácica, os cotovelos, as nádegas, a bacia e os joelhos. Mas ela ainda pode afetar a lombar, o abdômen, os ombros, a mandíbula, os quadris e as pernas.
Alterações na tireoide
Doenças que atingem a tireoide, como hipertireoidismo,hipotireoidismo, e hiperparatireoidismo, também podem provocar dor muscular. Isso porque os hormônios da tireóide têm um papel fundamental na contração e no relaxamento muscular. Quando esses hormônios estão desregulados, é comum que a pessoa sinta dor muscular, rigidez e até cãibras.
Infecções por vírus ou bactérias
Sabe aquela dor no corpo que surge junto com a gripe, a dengue e até a COVID-19? Pois é! Infecções virais e bacterianas também podem causar dor muscular, já que a “luta” do sistema imunológico para combater os agentes invasores acaba provocando uma inflamação no corpo, que gera a dor muscular.
Como diferenciar dor muscular de infarto
Ao sentir uma dor na região do peito, logo vem o medo: “será que é infarto?”. Se você já se perguntou isso alguma vez, saiba que tem como diferenciar. A dor do infarto costuma ser semelhante a uma pressão, queimação ou pontada no peito. É uma dor aguda, que geralmente dura mais de 20 minutos e pode se espalhar para o braço, o ombro esquerdo, o pescoço e até para a mandíbula.
Além disso, a dor de infarto pode surgir junto com outros sinais, como falta de ar, suor excessivo, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares tende a aparecer depois de alguma atividade física, pegar algum objeto pesado ou após tossir muito. Esse tipo de dor não é aguda e não costuma se expandir para outras partes.
Como saber se a dor é muscular ou no rim
Diferente da dor muscular, que costuma ser mais abrangente, a dor no rim tem uma localização específica: na região abaixo da caixa torácica, mais próxima à virilha e no “fundo” das costas. Ela pode atingir um ou os dois lados da coluna.
A dor no rim pode ser causada por pedras nos rins, infecções renais ou até mesmo por cistos. Se sentir algum incômodo na região que explicamos acima, fale com o seu Time de Saúde.
Como aliviar a dor muscular
Para aliviar a dor muscular provocada pela atividade física, o melhor remédio é o alongamento – antes e depois do exercício. Isso ajuda a preparar o músculo para o esforço e depois a relaxá-lo. As massagens com óleos, as compressas frias e as pomadas para dor muscular também ajudam a relaxar o músculo e aliviar o incômodo.
Se ainda assim a dor persistir, converse com seu Time de Saúde sobre quais medicamentos podem ser indicados para o seu caso. Agora, se a origem da dor muscular for algum problema de saúde, o melhor caminho é conversar com o time e seguir o tratamento indicado.
Índice