Início Artigos Dor nas pernas: o que pode ser e como aliviar

Dor nas pernas: o que pode ser e como aliviar

Autor

Data

Categoria

Depois de um dia cheio de trabalho ou de um treino novo na academia, você já sentiu aquela dor nas pernas que não passa por nada? Ela pode ser resultado de uma inflamação do tecido muscular, causada por alguma doença ou lesão. 

Quando a dor surge depois de uma atividade física ou pancada, por exemplo, pode ser aliviada com compressas frias ou repouso. Mas e se essa não for a origem da dor? 

“As causas de dor nas pernas variam de acordo com a idade. No adulto, geralmente está relacionada a circulação (varizes, insuficiência venosa), doenças articulares (osteoartrite) ou, então, doenças musculares (fibromialgia, outras síndromes musculares)”, explica Karina de Paula Karina de Paula Bastos Santos, médica de Família e Comunidade na Sami.

Neste artigo, você vai saber outras principais causas para dor nas pernas, como a COVID-19 e problemas neurológicos, além de formas de tratar a condição e aliviar o incômodo:

  1. Dor nas pernas: o que pode ser?
  2. Dor nas pernas pode ser COVID-19
  3. Dor nas pernas pode ser problema neurológico
  4. Remédios para dores nas pernas
  5. O que é bom para dor nas pernas

Dor nas pernas: o que pode ser? 

A dor nas pernas pode ser causada por vários motivos, como: 

  • Má circulação: essa situação é caracterizada por uma dificuldade do sangue em passar pelas veias e artérias, podendo causar sensação de formigamento. 
  • Doença arterial: distúrbio da circulação do sangue nas pernas que pode provocar dor ao caminhar. Esse caso acontece quando há acúmulo de placas de gordura e perda de flexibilidade nas paredes dos vasos sanguíneos.
  • Neuropatia: situação que afeta os nervos periféricos, os responsáveis por encaminhar informações da medula espinhal e do cérebro para o resto do organismo. Os incômodos costumam afetar principalmente as pernas e as mãos.  
  • Hérnia de disco: causa compressão no nervo, que ao descer até a região da perna, causa dormência e até mesmo formigamento nos membros inferiores.
  • Inflamação e lesões musculares: geralmente acontecem em resultado do excesso de atividades físicas, quando as fibras das pernas se rompem em determinada repetição de exercícios. Outro caso comum é a inflamação do tendão, causando dores na articulação da região. 

Somente um time de saúde consegue identificar a causa da dor – o que é essencial para definir o tratamento mais assertivo para o quadro. Pensando nisso, é sempre importante procurar ajuda ao sentir esse sintoma com recorrência.

Dor nas pernas pode ser COVID-19

Sim! Além dos sintomas típicos de uma gripe ou infecção viral, a COVID-19 também pode provocar dor muscular. Inclusive, esse incômodo tem sido relatado por muitos pacientes, até mesmo por aqueles que já tiveram a doença, mas não se livraram dos sintomas (no caso da COVID-19 longa, por exemplo).

Isso porque a COVID-19 também pode prejudicar as estruturas vasculares, podendo causar tromboembolismo arterial e venoso e alterações na microcirculação do organismo – causando sintomas como dor nas pernas, cãibras e sensação de queimação. 

Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), com mais de 470 cirurgiões vasculares e angiologistas, observou que 39% dos médicos entrevistados relataram atender ao menos um paciente que teve COVID-19 e que desenvolveu trombose. Por isso, pessoas que tiveram a doença ou estão passando por ela, ao sentir dor nas pernas, devem procurar um profissional de saúde. 

Outra hipótese que relaciona a dor nas pernas com COVID-19 é a infecção do próprio vírus, causando dor nos músculos, e não nas articulações. Em um estudo divulgado pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da USP há evidências de que a COVID-19 influencia quadros de dores crônicas que perduram por mais de três meses, incluindo as musculares.

Dor nas pernas pode ser problema neurológico

A resposta é sim, mas é preciso analisar todos os sinais. Um quadro clínico neurológico que costuma causar dor nas pernas, por exemplo, é a neuropatia periférica. Trata-se de uma patologia caracterizada por falhas na transmissão de comandos nervosos para as extremidades do corpo, e é bastante recorrente em pacientes com diabetes.

O sistema nervoso funciona a partir de impulsos emitidos pelo cérebro, transmitidos a cada parte do corpo humano através dos nervos periféricos. No entanto, quando esses nervos se deparam com barreiras na comunicação com a medula espinhal, ocasionam incômodos nos pés e nas mãos, atingindo as pernas com certa frequência.

Remédio para dor nas pernas

Existem alguns remédios que ajudam a aliviar a dor nas pernas, como:

  • Relaxantes musculares: auxiliam no relaxamento do músculo e na circulação do sangue. 
  • Anti-inflamatórios: ajudam a diminuir a inflamação das pernas. 
  • Analgésicos: reduzem a dor.

Mas lembre-se que o medicamento mais adequado para o seu caso deve ser indicado pelo time de saúde. Afinal, na hora de definir o tratamento, o time leva em consideração os sinais apresentados pelo organismo, a regularidade do incômodo e o resultado de exames clínicos. Nada de se automedicar, combinado?

O que é bom para dor nas pernas

Além dos remédios, as compressas são grandes aliadas para aliviar a dor nas pernas. Mas na hora de preparar a compressa você já se perguntou: preparo uma bolsa de água quente ou aplico gelo? Antes de escolher uma das opções, é preciso entender para quais casos elas são indicadas.

O gelo é usado quando há uma inflamação, ocasionando inchaço, aumento de temperatura do local e vermelhidão. Nesta situação, a compressa fria ajuda a reduzir o incômodo, além de limitar a extensão da lesão.

Já a bolsa de água quente é recomendada para casos de tensão crônica na musculatura, quando provoca dor e diminui a mobilidade do paciente. Nesse caso, o calor alivia a contração muscular de forma temporária. Mas vale ressaltar que, independentemente da escolha, o uso prolongado deve ser orientado por um profissional.

Existem ainda algumas ações que atuam como prevenção para dor nas pernas, como:

  • Rotina de atividades físicas, sendo importante fazer alongamento antes de iniciar a prática;
  • Alimentação saudável, com alimentos ricos em potássio; 
  • Check-up médico anual.

A dor nas pernas pode até parecer algo simples, mas é importante dar atenção a frequência do sintoma e procurar ajuda sempre que necessário. Cuide da sua saúde!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×