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Qual a diferença entre pronto atendimento e pronto-socorro?

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Se um dia você bater a cabeça muito forte ou fizer um corte em sua perna, deve ir a um pronto atendimento ou a um pronto-socorro?

Saber onde procurar ajuda médica pode ser crucial em situações de emergência. Dirigir-se ao local apropriado também ajuda a otimizar o tempo e o atendimento nos estabelecimentos de saúde, incluindo aqueles na rede do seu plano de saúde.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. Neste conteúdo, falaremos sobre:

  1. O que é um pronto atendimento?
  2. O que é pronto-socorro? 
  3. Qual é a diferença entre urgência médica e emergência médica?
  4. Quais são as regras para a obrigatoriedade de cobertura pelos planos de saúde nos casos de urgência ou de emergência médica?
  5. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami

O que é um pronto atendimento?

Os prontos atendimentos podem ser clínicas específicas, estar em hospitais ou em unidades de saúde. Eles atendem machucados ou doenças de complexidade menor, como febres, náuseas, arranhões e entre outros. Ou seja, situações em que o paciente não está correndo risco de vida.

São uma ótima opção quando os consultórios médicos comuns estão fechados ou estão com a agenda cheia.

Muitos prontos atendimentos também realizam alguns exames físicos, de sangue, de visão, audição ou até raio-X, se necessário. Entretanto, é importante saber que o pronto atendimento não substitui o pronto-socorro, pois, ao contrário deste, ele não possui equipamentos adequados ou equipes treinadas para tratar de situações mais graves.

Exemplos de situações nas quais se deve procurar um pronto atendimento:

  • Dor muscular;
  • Bronquite;
  • Cortes e queimaduras pequenas;
  • Diarreia;
  • Dores (de cabeça, ouvido, garganta etc);
  • Condições de pele;
  • Infecção de urina;
  • Vômitos.

O que é pronto-socorro? 

Os prontos-socorros são estabelecimentos de saúde destinados a prestar assistência aos pacientes com casos mais graves, com ou sem risco de vida. Situações em que o atendimento precisa ser imediato devem ser encaminhadas diretamente a estes locais. 

Eles precisam estar preparados para qualquer emergência médica, incluindo ataques cardíacos, derrames, acidentes mais graves e emergências psiquiátricas. Os prontos-socorros ficam disponíveis 24 horas por dia, todos os dias.  Muitos dos médicos que trabalham nos prontos-socorros possuem treinamento especializado e certificado em medicina emergencial. 

Exemplos de situações nas quais se deve procurar um pronto-socorro:

  • Pressões no peito ou cabeça;
  • Fraturas expostas;
  • Machucados graves na cabeça;
  • Pneumonia;
  • Convulsão;
  • Derrame;
  • Infarto;
  • Hemorragia;
  • Acidentes graves.

Qual é a diferença entre urgência médica e emergência médica?

Para saber onde buscar ajuda médica adequada, também é importante conhecer a diferença entre emergência e urgência médica. Veja o que caracteriza cada uma: 

Urgência médica: quando algo relacionado à saúde acontece com alguém de maneira inesperada. O evento pode ou não ser um potencial risco de vida, mas exige assistência médica imediata. Uma fratura no braço é um exemplo de urgência médica.

Emergência médica: quando o paciente precisa de tratamento médico imediato, não somente de assistência. São casos que implicam em risco iminente de vida ou sofrimento intenso. Pode ser citado como exemplo um caso de infarto.

Quais são as regras para a obrigatoriedade de cobertura pelos planos de saúde nos casos de urgência ou de emergência médica?

Em planos de saúde novos (contratados a partir de janeiro de 1999) ou adaptados às novas regras, a seguradora, após o período de 24 horas da contratação do plano, tem a obrigatoriedade de cobrir procedimentos de urgência e emergência. 

No entanto, existem algumas limitações na cobertura, de acordo com a segmentação do plano contratado (se ambulatorial, hospitalar ou referência), a situação do plano (se em carência ou com carência cumprida) e o tipo de atendimento (se proveniente de acidente pessoal ou não). Confira abaixo: 

Plano com cobertura ambulatorial: a cobertura se limita às primeiras 12 horas. Caso haja necessidade de internação após esse período, as despesas extras ficam por responsabilidade do paciente. Entretanto, o plano fica responsável pela remoção e transporte do paciente até a unidade do SUS na qual receberá atendimento.

Plano com cobertura hospitalar: durante os períodos de carência, os atendimentos de urgência e emergência podem ser limitados às primeiras 12 horas. É uma decisão do plano de saúde estender ou não este prazo. Porém, em situações de acidente pessoal, a cobertura deve ser garantida de forma ilimitada, independentemente do cumprimento de carência.

Plano de saúde referência: todos os atendimentos de urgência e emergência devem ser oferecidos de forma ilimitada.  

Importante – para os planos de saúde antigos (contratados antes de janeiro de 1999), vale o que está previsto no contrato de adesão.

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