Início Alimentação Dieta detox: aprenda a fazer de forma equilibrada

Dieta detox: aprenda a fazer de forma equilibrada

Autor

Data

Categoria

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre a dieta detox, principalmente relacionada ao emagrecimento.

Muito popular, esse tipo de dieta tem como objetivo desintoxicar o organismo após o uso prolongado de alimentos não saudáveis ou medicamentos.

Justamente por esse motivo, é bastante utilizada no começo do ano, quando a maioria de nós está convencido a melhorar a qualidade de vida e adotar uma dieta mais saudável. Mas será que a dieta detox é confiável e faz bem para a saúde? 

  1. O que é dieta detox?
  2. Como fazer uma dieta detox?
  3. A dieta detox é segura?
  4. É possível emagrecer com dieta detox?

O que é dieta detox?

O objetivo de uma dieta detox é eliminar toxinas que chegam por meio da alimentação, principalmente resultante do consumo de produtos industrializados –cheios de conservantes, emulsificantes e acidulantes.

Ao colocar como meta uma dieta detox, a ideia é apostar em alimentos naturais e excluir alimentos industrializados e com potencial alergênico, como laticínios, glúten, açúcar, corantes, café e álcool.

Se pararmos para analisar, nosso corpo vive intoxicado por diversas substâncias químicas, como nitratos, alcalóides, composto fenólicos, nitritos, entre outros, que causam inflamações ou reações diversas.

Quando estamos com excesso de toxinas no organismo, nosso corpo pode sobrecarregar os órgãos, causando ainda mais problemas para a nossa saúde. 

A lógica é a seguinte: as toxinas prejudicam as mitocôndrias, responsáveis pela respiração celular. Para se defenderem, as mitocôndrias produzem radicais livres que, de acordo com estudos, estão relacionados ao envelhecimento precoce, doenças crônicas e queda do sistema imunológico.

Esse tipo de dieta promete desintoxicar o organismo dessas substâncias, fortalecendo-o para eliminar as toxinas por meio da transpiração, urina, fezes e respiração.

Como fazer uma dieta detox?

Em tese, uma dieta detox não se difere muito de uma dieta saudável. Basicamente, ela prioriza alimentos naturais. A famosa frase “descascar mais e desembalar menos” norteia o plano alimentar desse tipo de alimentação.

Por isso, alimentos ricos em gorduras trans, frituras, processados, com corantes, conservantes, ricos em sódio ou glutamato monossódico são cortados da lista de alimentos permitidos.

O consumo de bebidas também precisa ser revisto. Chás, sucos naturais e água são bem-vindos, mas refrigerantes, cafés e bebidas alcoólicas ficam de fora.

Algumas dietas detox mais radicais cortam alimentos por alguns dias, dando prioridade apenas a sucos e vitaminas naturais. No entanto, de acordo com estudos, esse não é o melhor caminho, visto que pode causar deficiência de vitaminas.

Para fazer uma dieta detox, é importante dividir o programa em três partes, sendo:

  • Fase 1:

Conhecida como fase de suporte, ela dura entre 7 a 14 dias e tem como objetivo eliminar tudo que seja tóxico para o organismo, como alimentos industrializados e processados. Por isso, é priorizado frutas orgânicas (sem adição de agrotóxico), vegetais frescos, cereais sem glúten, proteínas magras, gorduras saudáveis, ervas e bebidas naturais.

  • Fase 2:

Já na fase 2, conhecida por fase da proteção, o objetivo é eliminar ainda mais as toxinas dos organismos. Também com duração de 7 a 14 dias, é recomendado comer alimentos que protegem o fígado, como alho, chás verde e preto, cacau em pó, cebola e couve.

Além disso, a fase 2 também não inclui alimentos processados e industrializados.

  • Fase 3:

Na última fase, conhecida por fase de manutenção, a ideia é voltar a consumir aos poucos os alimentos que foram cortados desde a primeira fase, por meio de uma alimentação equilibrada.

Portanto, alimentos industrializados e processados, assim como ricos em lactose e glúten, precisam voltar em pequenas porções ao cardápio para não sobrecarregar o organismo.

A dieta detox é segura?

Uma dieta detox equilibrada e que prioriza alimentos naturais é segura. No entanto, dietas detox conhecidas por radicais, como cortar todo tipo de alimentos e apenas se alimentar com líquidos, pode levar a riscos à saúde.

É importante ressaltar que a dieta detox, mesmo equilibrada, é contraindicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação, bem como em crianças e adolescentes, justamente por estarem em fase de crescimento ou desenvolvimento.

Além disso, pessoas com histórico de bulimia, anorexia e compulsão alimentar também não são aconselhadas a seguir esse tipo de dieta.

Sempre recomendamos que todo tipo de mudança ou restrição alimentar seja feita com acompanhamento do time de saúde, ok?

É possível emagrecer com dieta detox?

Provavelmente, a ideia de começar esse tipo de dieta é emagrecer ou promover uma alimentação mais saudável. Mas como emagrecer com uma dieta detox?

Alimentações restritivas ou que são acompanhadas por jejuns prolongados geralmente causam a perda de peso em curto prazo. No entanto, ainda não há pesquisas suficientes que mostrem que essa perda de peso permaneça por longos períodos.

Pelo contrário, o efeito sanfona, conhecido por emagrecer e engordar ainda mais logo depois, é bastante discutido e tem efeitos comprovados.

Pensando nisso, talvez não valha a pena focar em uma alimentação restritiva para perder peso rápido, mas sim optar por uma alimentação detox equilibrada, a fim de obter resultados constantes.

Gastar seu tempo com foco em comer mais frutas, verduras e legumes, deixando de lado a alimentação industrializada e processada, certamente, vai trazer melhoras na sua saúde e, de quebra, promover o emagrecimento saudável.  

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×