Início Artigos Atividade física como meta do novo ano: como manter a constância?

Atividade física como meta do novo ano: como manter a constância?

Autor

Data

Categoria

Ao começar um novo ano é normal que tracemos metas. E uma das metas mais comuns de serem listadas nos desejos é a prática de atividades físicas. É bem provável que esse também seja um dos seus objetivos para o próximo ano, acertamos?

Acompanhado da frase “este ano vai ser diferente”, a prática de atividades físicas geralmente começa bombando nos primeiros meses do ano. No entanto, é difícil manter a constância até dezembro.

Mesmo fazendo planos de um ano completo na academia, muitos desistem na metade do caminho. Esse é o seu caso? Então, entenda como manter a constância ao praticar atividades durante todo o ano.

  1. O que é atividade física?
  2. A importância da atividade física
  3. Atividade física como promessa de ano novo

O que é atividade física?

Muitos se enganam acreditando que atividade física só está relacionada à academia ou musculação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualquer movimento corporal produzido pelos músculos e que gastam energia é considerado atividade física.

Portanto, subir e descer escadas, andar, jogar futebol, dançar, trabalhar no jardim ou faxinar a casa também são exemplos de atividade física.

Além de regular o peso, os exercícios físicos promovem diversos benefícios para o corpo, como: melhora da circulação sanguínea, diminuição das doenças cardíacas e fortalecimento do sistema imunológico.

Segundo um estudo realizado pelo Departamento de Medicina Preventiva da USP em parceria com a Universidade de Harvard e a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, o excesso de peso é responsável por 15 mil casos de câncer por ano no Brasil. https://www.fm.usp.br/fmusp/portal/excesso-de-peso-obesidade-e-responsavel-por-15-mil-casos-de-cancer-por-ano-no-brasil

A importância da atividade física

O sedentarismo no Brasil é um problema grave: estima-se que mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam nenhum tipo de atividade física.

Exercícios físicos são essenciais para manter o corpo em movimento e evitar o sedentarismo. Além disso, promove a qualidade de vida e a saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, é ideal que uma pessoa mantenha uma média de 150 a 300 minutos de atividade física por semana para se manter saudável.

Com o fortalecimento das articulações, ossos e músculos, os exercícios físicos são necessários, ainda, para regular o sono, o humor, a disposição mental, bem como influenciar em aspectos da pele, cabelo, virilidade e alimentação.

Segundo estudos, a falta de atividade física pode ser uma das principais causas de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Isso acontece porque a falta do movimento regular aumenta os níveis de insulina e composição corporal.

Existem diversos grupos de atividades físicas, como:

Aeróbicos: realizam maior esforço e fortalecem o pulmão e coração;

Localizados: são atividades repetitivas que têm como objetivo o aumento da resistência de um músculo específico;

Flexibilidade: aqueles que esticam os músculos e geram elasticidade;

Força: tem como objetivo fazer o músculo suportar a capacidade máxima de carga.

Agora que entendemos a importância da atividade física, precisamos saber como manter a constância até o final do ano e não ser só mais uma meta perdida. Precisa de ajuda? Então, siga as dicas logo abaixo!

Atividade física como promessa de ano novo

Uma das principais dicas para permanecer ativo sem desistir da prática diária é escolher uma atividade física se você goste. Para isso, é fácil optar por uma devido às diversas existentes atualmente: dança, crossfit, musculação, bicicleta, caminhada ou corrida, pilates, jump, natação e por aí vai.

Para manter a constância é necessário também impor um ritmo: praticar atividades físicas pelo menos quatro vezes por semana por 45 min já é um ótimo começo.

Outra dica simples, mas também muito eficaz é escolher o horário da manhã para praticar os exercícios. Isso porque você estará mais disposto e, ao final de um dia inteiro de trabalho, o cansaço e o desânimo podem bater.

Praticar exercícios logo pela manhã te trará um gás para enfrentar o restante do dia!

Além disso, fazer amizades que te incentivem a ir treinar é uma ótima opção. Assim, naqueles dias em que estiver sem energia, seus amigos te animarão e será mais difícil fugir da prática.

É importante ressaltar que, de início, é praticamente impossível ter ânimo para malhar ou praticar atividades físicas. Alguns estudos afirmam que são necessários 40 dias para se instalarem alguns hábitos e o corpo sentir a necessidade dele.

Portanto, insista principalmente durante o primeiro mês para ter sucesso na sua nova meta!

Uma outra maneira de manter a atividade física em dia é começar a ver os resultados. Quem não se anima? Para isso, a alimentação precisa ser a sua grande aliada.

Comer bem e saudável é eficaz para qualquer tipo de exercício físico, assim como para promover a saúde e a qualidade de vida. Que tal procurar um nutricionista e começar um novo plano alimentar?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×