Início Artigos Exercícios aeróbicos: como manter a saúde e a qualidade de vida

Exercícios aeróbicos: como manter a saúde e a qualidade de vida

Autor

Data

Categoria

Perder peso não precisa ser seu objetivo final, mas sim garantir uma boa saúde e qualidade de vida. Se, de quebra, atingir sua outra meta, que é perder peso, por exemplo, a comemoração fica ainda mais agradável.

No entanto, praticar esportes vai além da necessidade de permanecer em um padrão físico imposto pela sociedade. Com diversos benefícios para a saúde, a prática de exercícios físicos precisa se tornar um hábito na sua rotina.

Exatamente por entender a importância e incentivar nossos membros com a rede de hábitos saudáveis, hoje vamos abordar sobre um tipo de exercício físico, os aeróbicos, e seus benefícios para a saúde. Vamos lá?

  1. O que são exercícios aeróbicos?
  2. Quais são os exercícios aeróbicos?
  3. Quais são os benefícios da prática de atividades aeróbicas na saúde?
  4. Exercícios aeróbicos emagrecem?
  5. Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

O que são exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos se dividem em diversas atividades e exigem altas quantidades de oxigênio para os músculos. Caminhada, natação e ciclismo estão entre os modelos de exercícios aeróbicos mais comuns.

Com duração constante ou intercalada com pausas de descanso, os exercícios aeróbicos são conhecidos por seus movimentos repetidos, como agachar, correr, pular e por aí em diante.

Eles são excelentes em manter o corpo saudável e melhoram a resistência física. Além disso, diversos benefícios são observados nos praticantes de exercícios aeróbicos, como: melhora na circulação sanguínea, controle do estresse e queima de calorias.

Quais são os exercícios aeróbicos?

Como visto, os exercícios aeróbicos se caracterizam por seu movimento constante e repetitivo, promovendo gasto intenso de calorias. Que tal conhecer alguns dos principais tipos de exercícios aeróbicos?

Caminhada: a mais conhecida e mais praticada de todos os exercícios. Afinal, conseguimos praticá-la em qualquer lugar ou circunstância. Além disso, não é preciso nenhuma experiência ou personal trainer, basta apenas começar.

Natação: ótimo para todas as idades, inclusive portadores de doenças respiratórias crônicas, como a bronquite, a natação traz baixo impacto para o corpo, mas resistência muscular e respiratória.

Hidroginástica: assim como a natação, ela é praticada dentro da água e traz pouco impacto muscular. Engana-se quem pensa que o exercício deve ser praticado apenas por idosos. Na verdade, a hidroginástica é excelente para todas as idades.

Spinning: é uma aula de ciclismo com bicicleta ergométrica. É muito praticada em academias. Seu gasto calórico é relativamente alto, podendo chegar a 600 calorias.

Jump: também bastante praticado em academias, o exercício consiste em movimentos ritmados feitos em uma mini cama elástica.

Pular corda: para muitos, um passatempo. Mas pular corda é um ótimo exercício aeróbico e trabalha diversas partes do corpo.

Quais são os benefícios da prática de atividades aeróbicas na saúde?

Promovendo uma vida mais saudável, praticar exercícios físicos melhora a qualidade de vida,a  saúde e o bem-estar. No entanto, algumas práticas trazem mais benefícios que outras para a saúde, como é o caso dos exercícios aeróbicos.

Entre os benefícios desses exercícios para a saúde está a melhora da circulação sanguínea. Com a prática, os músculos exigem mais oxigênio, o que aumenta o fluxo de sangue nos órgãos.

E é exatamente por exigir bastante dos músculos que os exercícios aeróbicos também são nossos aliados para o fortalecimento da musculatura. Com a prática diária, nos tornamos mais resistentes. Além disso, com o estímulo, nossos músculos se regeneram de maneira constante e prolongada.

Nosso sistema imunológico também ganha com a prática: um dos principais estimulantes da imunidade é a atividade física. Não é à toa que os exercícios aeróbicos também são conhecidos por serem reforçadores da nossa defesa natural.

Como vimos acima, exercícios como hidroginástica e natação são excelentes para quem tem doenças respiratórias crônicas, como a asma e a bronquite. Isso acontece porque esses exercícios exigem que muito oxigênio seja enviado para os músculos, assim, nosso corpo passa a regular melhor todo o sistema respiratório.

Assim como ele regula de maneira mais equilibrada a nossa respiração, o mesmo acontece com a pressão arterial. Os exercícios aeróbicos são excelentes em controlar a pressão arterial justamente por melhoraram a circulação de sangue no corpo.

Além disso, você acredita que nos sentimos mais felizes ao praticar exercícios aeróbicos? A endorfina, que é comumente chamada de “hormônio da felicidade”, é liberada por meio da atividade física. Quando praticamos esse tipo de exercício regularmente, liberamos a substância em nosso organismo e nos sentimos mais satisfeitos. Interessante, né?

Exercícios aeróbicos emagrecem?

Entre os benefícios observados com a prática dos exercícios aeróbicos, podemos encaixar aqui um dos principais motivos para que pessoas busquem a sua prática: o emagrecimento.

É certo que emagrecer não é o principal benefício dos exercícios aeróbicos, mas com certeza é um deles. O emagrecimento é uma consequência da perda de calorias provocada pela atividade física. Para se ter uma ideia, uma aula de spinning de 30 minutos gasta cerca de 600 calorias. Já uma aula de natação de 30 minutos costuma gastar cerca de 250 calorias.

Os exercícios aeróbicos também são ótimos em reduzir a gordura corporal, que geralmente é fruto da má alimentação e sedentarismo. O risco do excesso de gordura corporal no organismo é a obesidade e infarto. Por isso a importância de praticar exercícios aeróbicos precisa ser levada seriamente em consideração, uma vez que sua prática diminui a gordura depositada nas artérias, veias e fígado.

Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos?

Indicados para perda de peso, resistência física, qualidade de vida e problemas respiratórios, exercícios aeróbicos e anaeróbicos são muito citados. Mas qual a diferença entre eles?

Como vimos, os exercícios aeróbicos costumam ter menos intensidade e maior duração. É provável que você consiga manter por mais tempo um exercício aeróbico sem chegar à exaustão. Por outro lado, o exercício anaeróbico traz mais intensidade e maior duração, bem como trabalha a velocidade e agilidade.

Enquanto a caminhada, natação e corrida são exemplos comuns dos exercícios aeróbicos, o crossfit, a musculação e o salto podem ser os principais exemplos de exercícios anaeróbicos. 

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×