Início Artigos Treino funcional: para que serve e benefícios

Treino funcional: para que serve e benefícios

Autor

Data

Categoria

Se você não é fã de crossfit mas também não ama a musculação, talvez o treino funcional possa ser uma ótima opção para sair do sedentarismo. Com diversos benefícios, o funcional traz um treino rápido, dinâmico e que trabalha todo o corpo, desde o equilíbrio à resistência muscular.

Diferente do que acontece na musculação, onde trabalhamos cada músculo em um aparelho específico, o treino funcional engloba todo o corpo e pode ter dois objetivos: resistência ou emagrecimento.

Além disso, ele pode ser utilizado por todas as pessoas, independente da idade. Dinâmico, o treino geralmente usa o peso do próprio corpo. Agora você não tem mais desculpas para não praticar atividade física! Vamos dar um gás na saúde?

  1. O que é um treino funcional?
  2. Para que serve o treino funcional?
  3. Quais são os benefícios do treino funcional?
  4. Treino funcional emagrece?
  5. O treino funcional pode ser praticado por todos?
  6. Quais são os exercícios funcionais?

O que é um treino funcional?

O treino funcional consiste em um grupo de exercícios dinâmicos e que trabalha diversos músculos do corpo ao mesmo tempo. Sem a necessidade de aparelhos ou pesos extras, é um exercício de baixo impacto físico.

Esse tipo de treino utiliza o peso do próprio corpo para realizar as atividades. Os exercícios trabalham o corpo, a concentração e até a mente. Suas capacidades físicas são integradas, você nunca vai trabalhar apenas uma área do seu corpo – em um único treino, você trabalha a força, a resistência muscular e cardiorrespiratória, a potência, o equilíbrio e o alongamento.

Para que serve o treino funcional?

Esse tipo de treino pode ter diferentes objetivos, portanto pode servir para diferentes funções. No geral, fortalece o abdômen e a região lombar, facilitando a realização de tarefas cotidianas, como arrumar a casa, caminhar, subir escadas, sentar e levantar sem que cause alguma lesão ou incômodo.

Por isso, o treino funcional também é ideal para prevenir lesões, fortalecer os músculos e reduzir o cansaço. Você se sente desmotivado e sem energia? Talvez a prática de um treino funcional diário, mesmo que seja simples e por poucos minutos, possa te ajudar nessa questão.

O treino funcional também serve para treinar os reflexos e a mobilidade, isso porque trabalha todos os sistemas do nosso corpo, inclusive a mente, intercalando exercícios mais intensos com atividades mais brandas.

Quais são os benefícios do treino funcional?

O primeiro e mais importante benefício da prática de exercícios é movimentar o corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, é recomendado para um adulto de 150 a 300 minutos de atividade física moderada por semana.

Só em praticar exercícios e dizer não ao sedentarismo, você já promove a sua saúde. Mas entendemos que nem todas as pessoas amam praticar o crossfit ou vão animadas para um treino de musculação.

Por isso, o treino funcional é ideal e atende tudo que você precisa. Entre seus benefícios, encontramos:

  • Promover a memória muscular

Você sabia que quanto mais você pratica um movimento, mais responsivo seu corpo será no futuro? Por isso, praticar o treino funcional diariamente contribui para a saúde a longo prazo.

  • Tem baixo impacto

Por ser de baixo impacto, o treino funcional é perfeito para idosos, iniciantes ou pessoas que possuem algum tipo de limitação. Portanto, ele não prejudica seu corpo, nem causa fraturas ou problemas nas articulações.

  • Diminui dores nas articulações

Sabe aquela dor nas costas que não passa? Ou então aquele pescoço rígido e pesado que incomoda? Para se livrar dessas questões, uma ótima opção é praticar o treino funcional: ele ameniza dores nas articulações e alonga os músculos para prevenir dores futuras.

  • Diminui níveis de estresse e ansiedade

Praticar exercícios é um dos melhores remédios para ansiedade e estresse. Ele alivia os sintomas de transtornos mentais, equilibra a produção de hormônios, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios.

  • Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

O treino funcional traz exercícios que alongam os músculos e promovem uma maior atenção ao praticar as atividades. Além disso, ele também traz melhoras na postura.

Treino funcional emagrece?

Outro benefício, e talvez o motivo de muitos optarem por praticar o funcional, é a perda de peso.

Os exercícios praticados durante o treino funcional aumentam o metabolismo favorecendo a perda de gordura e calorias, até mesmo depois do treino. Além disso, o treino funcional também define os músculos.

De acordo com pesquisas, como a publicada no Journal of Human Sport and Exercise, o treino funcional é uma ótima opção para quem deseja perder peso, principalmente se aliado a uma alimentação saudável.

Segundo a pesquisa, nove mulheres fizeram treinamento funcional de alta intensidade por 16 semanas. Ao final da análise, elas apresentaram uma redução de 18% no percentual de gordura corporal.

Em outro estudo, dessa vez brasileiro, publicado na revista Archives of Gerontology and Geriatrics, o treino funcional pode diminuir em 3,51% o percentual de gordura em idosos em apenas três meses.

O treino funcional pode ser praticado por todos?

Com duração em média de 30 a 45 minutos, o treino funcional tem diversas modalidades, desde as mais intensas às de baixo impacto, e pode ser praticado por todos, inclusive por idosos. O funcional melhora a mobilidade, fortalece os ossos e ainda traz a manutenção do peso.

De acordo com uma pesquisa apresentada na Universidade de São Paulo (USP), treinos funcionais em idosos acima de 69 anos durante duas vezes por semana garantiram uma saúde mais forte e equilibrada.  

Quais são os exercícios funcionais?

Entre os principais tipos de exercícios funcionais, estão:

  • Agachamento

Provavelmente o mais conhecido e praticado, o agachamento é simples e fortalece os membros inferiores. Sem a necessidade de pesos extras, o movimento pode ser repetido quantas vezes for indicado por um profissional.

  • Prancha

A prancha é um exercício que trabalha todo o corpo, bem como garante a estabilidade do ombro e os músculos da região abdominal, lombar e pélvica. Além disso, ele fortalece a coluna.

  • Burpee

Esse tipo de exercício é completo e traz um impacto um pouco maior se comparado aos anteriores. Trabalha a capacidade cardiorrespiratória e favorece o gasto calórico.

  • Abdominal

O abdominal trabalha o abdômen de maneira isolada e pode ser feito tanto de forma lateral, supra ou inferior. 

  • Polichinelos

Os polichinelos também trabalham todo o corpo, desde os braços às pernas, e é um excelente treino funcional para perder peso e definir os músculos. 

E então, pronto para começar?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×