Início Saúde Ano-novo: o alto risco de contaminação em festas e baladas

Ano-novo: o alto risco de contaminação em festas e baladas

Autor

Data

Categoria

2021 chegando, vale tudo para comemorar o Ano-Novo depois de um 2020 tão difícil, certo? Errado. Muito errado. Ninguém queria que fosse assim. Mas a verdade é uma só: festas e baladas durante uma pandemia representam um alto risco de contaminação. 

Tem muita gente deixando de lado a precaução em nome da vontade de festejar. Mas na semana em que o Brasil contabiliza mais de 190 mil mortes provocadas pelo coronavírus e várias cidades aqui e no mundo retomam algumas medidas mais rígidas por causa da segunda onda de Covid-19, será que a prioridade é mesmo se reunir com muita gente e ignorar os protocolos sanitários?

Não há festa ou balada sem riscos

Ainda que alguns organizadores emitam comunicados afirmando que estão programando eventos que respeitam as medidas de segurança e de prevenção contra o novo coronavírus, não é difícil constatar: festas e baladas são eventos com alto potencial de transmissão da Covid-19.

Para Andrea Mansinho, infectopediatra da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, a recomendação é uma só: que as festas não sejam realizadas.

“Com o vírus circulando ainda mais nas últimas semanas, caso as festas de fim de ano ocorram, isto vai desencadear uma disseminação ainda maior do Covid-19”, afirma a especialista.

E não há forma de realizar ou frequentar esses eventos sem riscos. Seja pela dificuldade de manter o distanciamento, pela falta de arejamento ou de ventilação adequada, pelo relaxamento do uso de máscaras ou pela aglomeração, tudo contribui para que haja uma enorme exposição ao vírus. 

Durante a pandemia, não há maneira de realizar festas ou eventos de forma segura
Festas ou eventos que provoquem aglomeração contribuem para a disseminação do coronavírus em grande escala

Basta uma pessoa infectada para transmitir o vírus a outras centenas. Assim, não tem balada segura. Estar no meio de um grande número de pessoas é escolher estar exposto a diferentes níveis de contágio.

E o momento exige cuidado redobrado, principalmente aqui no Brasil, onde o número de casos e de mortes causadas pelo coronavírus se manteve em determinados níveis desde o início da pandemia.

“Os principais riscos de manter o platô e surgirem novos casos de forma rápida são a saturação dos pronto-socorros e a falta de insumos como sedativos, antibióticos, drogas para aumentar a pressão e até de EPIs para profissionais da saúde”, alerta Lina Paola, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Além disso, a infectologista ressalta outros aspectos que podem ser agravados pela explosão de novos casos de Covid-19, como o esgotamento físico e mental dos profissionais de saúde e o aumento da mortalidade.

“Com a falta de um medicamento eficaz que elimine o vírus, corremos o risco de muitos pacientes não terem acesso à saúde e acabarem falecendo em casa ou tendo outro tipo de complicação prevenível”, diz ela.

Recomendações de segurança: nunca é demais lembrar

Diante do cenário preocupante, o ideal é que você celebre a chegada de 2021 apenas com as pessoas que já moram com você e evite mesmo ir a qualquer evento.

Em caso de quaisquer sintomas gripais, o isolamento social é o procedimento mais recomendável

No entanto, se você decidir que vai receber convidados ou celebrar em algum outro local, tente seguir outras recomendações de segurança e prevenção contra o coronavírus, tais como:

  • Permanecer em isolamento em caso de quaisquer sintomas gripais, mesmo que sejam leves, tais como febre, dores de cabeça e no corpo, mal estar, cansaço, tosse, dor de garganta e coriza;
  • Usar a máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo; 
  • Manter a máscara guardada em um saco quando precisar retirá-la para comer ou beber; 
  • Carregar uma máscara extra para troca em caso de necessidades como tempo de uso, umidade ou sujeira;
  • Lavar as mãos com frequência com água e sabão ou fazer a higienização com álcool 70% (gel ou líquido);
  • Evitar aglomerações e preferir ambientes abertos e bem-ventilados;
  • Evitar ambientes fechados, com ar-condicionado; 
  • Manter a distância de, pelo menos, 2 metros entre outras pessoas presentes no evento;
  • Evitar apertos de mão ou abraços;
  • Jamais compartilhar talheres, copos ou outros objetos de uso pessoal, incluindo o celular;
  • Lavar ou higienizar as mãos após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados como garrafas ou objetos utilizados para servir a comida.

Fonte: dicas produzidas a partir de conteúdos disponíveis no site da Fundação Oswaldo Cruz

Lavar as mãos com água e sabão com frequência é uma das medidas mais eficazes contra o coronavírus

Proteja-se! Também estamos torcendo para que tudo isso passe logo e, aí sim, todos nós tenhamos motivos de sobra para festejar. Que 2021 traga muitas alegrias e aquilo que a Sami mais busca: saúde de verdade a todos!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×