Muitos empreendedores não sabem e, por isso, não investem, mas a atenção primária na saúde da sua empresa pode ajudar nos objetivos do seu negócio. Ela pode impactar diretamente no absenteísmo da empresa e no índice de sinistralidade.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 85% dos problemas de saúde poderiam ser evitados ou, até mesmo, resolvidos sem a necessidade de serviços de emergência.
Uma empresa que se compromete com a saúde de seus colaboradores consegue resolver ou prevenir a maioria dos problemas de saúde sem afetar demais a sinistralidade do plano. A estratégia focada na prevenção de doenças garante o bem-estar dos colaboradores, bem como a promoção da saúde.
No entanto, segundo uma pesquisa feita pela TM Jobs no início da pandemia com gestores de saúde e profissionais de Recursos Humanos de 155 empresas, apontou que a maioria cuida da saúde dos colaboradores de maneira reativa e não preventiva. Ou seja, só se preocupam quando algum problema aparece, levando em conta apenas a doença e não o indivíduo.
As vantagens são muitas, não é? E o melhor: você não precisa fazer sozinho. Já pensou se o seu plano de saúde empresarial pudesse ajudar com isso? Com a Sami você pode e vamos mostrar para você neste texto.
LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI
Vamos entender melhor sobre como a atenção primária funciona e quais as vantagens para o seu negócio? Veja os tópicos que vamos abordar abaixo:
- Qual as vantagens da atenção primária para empresas?
- Como a promoção da saúde pode ajudar no seu negócio?
- Como a coordenação do cuidado pode ajudar no seu negócio?
- Conheça a Sami, o plano de saúde empresarial com atenção primária e preço justo
Qual as vantagens da atenção primária para empresas?
Investir na atenção primária é cuidar da saúde dos colaboradores. Além disso, garante o sucesso da empresa com o aumento da produtividade.
A atenção primária à saúde é um sistema voltado para o cuidado de cada pessoa de acordo com seu contexto, família, comunidade, vontades. Diferente do cuidado fragmentado, você é visto como uma pessoa, não como um sintoma.
Nela, você tem maior proximidade com o médico de família e o time de enfermagem, que cuidam de você ao longo do tempo, além de indicarem e coordenarem o cuidado da sua saúde com os especialistas necessários. Além disso, ela foca na prevenção de doenças e na promoção de bons hábitos de saúde.
Cuidar da saúde é um ato pessoal. Alimentar-se bem, cuidados com a saúde mental, um bom sono, entre outras atitudes fazem parte das responsabilidades de cada colaborador. No entanto, sabemos que é possível incentivar e oferecer melhores meios para promover uma medicina preventiva.
Uma rede de hábitos saudáveis que promova a qualidade de vida e o bem-estar é um bom exemplo. Além disso, é possível facilitar o acesso à saúde mental, com programas que fornecem terapias para o colaborador.
Atualmente, é fundamental que gestores se preocupem em criar estratégias que implementam benefícios para os colaboradores com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, promovendo assim um ambiente propício para um time engajado que cumpra os objetivos do negócio.
Além disso, entender que a atenção primária pode trazer uma vantagem competitiva através da atenção e retenção dos melhores talentos.
Entre as principais vantagens que a atenção primária pode oferecer para a sua empresa, estão:
Diminuição de faltas e licenças
Um funcionário ausente é prejuízo para a empresa. No entanto, é importante que ele se cuide e melhore sua saúde, quando debilitada. Porém existe um método eficaz que auxilia na redução de faltas e licenças e ainda promove a qualidade de vida do colaborador: um plano de saúde com atenção primária.
Com a atenção primária, por exemplo, é possível evitar um afastamento por dores causadas pela má postura, tendinite, estresse, entre outros. Ao preservar a saúde do seu colaborador, você também preserva a saúde da sua empresa.
Menor turnover
Pela lógica, você ficaria em uma empresa que não te valoriza? Funcionários que não se sentem satisfeitos com a empresa, a troca sem pensar duas vezes. E, como sabemos, a alta rotatividade não sai barato para a organização.
Treinar novos candidatos, promover entrevistas cansativas e readaptação de equipe não são tarefas fáceis.
Funcionários que se sentem bem cuidados e acolhidos na sua empresa, dificilmente vão sair por qualquer nova oportunidade sem ponderar bem. E acolhimento e bom cuidado são preceitos da atenção primária. Assim, você evita o turnover e acolhe seus maiores talentos.
Maior produtividade
Do contrário, funcionários satisfeitos com a empresa ficam felizes em trabalhar, produzindo mais e melhor. Se sua empresa oferecer bons benefícios aos seus funcionários, eles certamente irão valorizar.
Além disso, continuarão exercendo suas tarefas com maior produtividade a fim de crescer cada vez mais na empresa.
Como a promoção da saúde pode ajudar no seu negócio?
Como visto acima, 85% dos problemas de saúde dos trabalhadores poderiam ser evitados com a promoção e prevenção da saúde, de acordo com a ANS. Vimos, ainda, que um funcionário ausente, seja por pouco ou muito tempo, é motivo do aumento de custos.
Uma medicina que não foca na prevenção de doenças e promoção de bons hábitos, apenas orienta o paciente a lidar com o problema e sua cura. Sem investigar os motivos para a doença ter acontecido e, assim, evitar novas idas a emergências.
Por mais que seja deixado um pouco de lado pelas empresas, a saúde mental dos colaboradores precisa ser um ponto de atenção. De acordo com o INSS, transtornos psicológicos são a terceira maior causa de afastamento das empresas. Colaboradores recorrem ao auxílio-doença para conseguirem se recuperar.
A saúde mental é um grande exemplo de uma boa medida preventiva que promove a saúde para evitar maiores problemas e, consequentemente, afastamentos por doenças. Sua organização precisa estar em alerta sobre o aumento de casos de transtornos psicológicos e implementar ações que promovam o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários.
Como a coordenação do cuidado pode ajudar no seu negócio?
O modelo de assistência à saúde atual, em sua maioria, tem falhas na comunicação e coordenação, com o cuidado fragmentado.
Grande parte dos planos de saúde não se preocupam com melhorias do seu sistema. Um paciente, como leigo, busca um atendimento para resolver o seu problema, porém não sabe qual médico seguir: é emergência? Clínico geral? Especialista? Mas qual especialista?
O cuidado coordenado à saúde é a bússola do seu colaborador, que mesmo perdido, consegue encontrar as melhores orientações para promover a sua saúde. Imagine que seu colaborador sinta dores no peito e, como de costume, pense ser um infarto. Procura a emergência e lá ele é indicado para um psiquiatra.
Como o cuidado coordenado, o paciente, seu colaborador, já seria guiado pelo médico de família e equipe que o acompanha a entender sobre suas crises de ansiedade, por exemplo, que causam desconfortos parecidos com o de um infarto. Não precisaria buscar a emergência e, provavelmente, não teria um episódio como esse, por já estar sendo cuidado.
O cuidado coordenado evita a perda de tempo, o estresse e o desgaste. Além disso, evita exames desnecessários e seus gastos, promove o cuidado com o paciente, seu colaborador, oferece um plano de saúde pautado na prevenção.
Conheça a Sami, o plano de saúde empresarial com atenção primária e preço justo
Agora que você conhece todas as vantagens da atenção primária, promoção da saúde e cuidado coordenado, você pode estar pensando: será que existe um plano de saúde que oferece tudo isso?
E a resposta é: sim, somos nós da Sami!
Com um plano Sami, seus colaboradores tem acesso a um Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhece cada membro e cuidam da saúde dele de forma integral, não somente dos sintomas e doenças.
Nosso Time de Saúde também faz o cuidado coordenado da saúde de cada membro, indicando especialistas sempre que necessário e acompanhando esse cuidado, garantindo o bem-estar e saúde de cada colaborado do seu negócio.
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, conta com hospitais, laboratórios, maternidades e clínicas de nível internacional, como a Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, laboratórios Femme e Lavoisier e mais.
Além disso, a Sami sabe que saúde vai muito além de consultas e exames. Por isso, criamos nossa Rede de Hábitos Saudáveis, que dá acesso ao Wellhub (antigo Gympass) e a adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.
Somos muito mais que um plano de saúde: somos um pacote de benefícios e um parceiro da área de Recursos Humanos quando o assunto é saúde.
Clique no botão abaixo e faça uma cotação.