Você já deve ter ouvido falar na necessidade de manter a saúde em dia com a prática de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada. Sabemos que nem treinos exaustivos, tão menos alimentação super restritiva garantem uma boa qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é necessário praticar 150 minutos de atividade física aeróbica de intensidade moderada por semana, no mínimo. Para a promoção da saúde e prevenção de doenças, atividades físicas e alimentação regulada são a chave para um equilibrado bem-estar.
Neste mês, falaremos sobre bem-estar, saúde equilibrada e qualidade de vida. A Sami entende a importância dos cuidados diários com a saúde e queremos incentivar você a fazer mais pelo seu bem-estar! Vem com a gente?
Acompanhe o texto abaixo e aprenda como viver com mais energia. E se você é Membro Sami, trazemos dicas valiosas sobre como utilizar o seu plano para viver melhor!
Neste texto, falaremos sobre:
- O que é atividade física?
- Como começar a praticar atividades físicas?
- Qual o papel da alimentação saudável nisso tudo?
- O sono também é importante para uma vida saudável
O que é atividade física?
Parece óbvio entender o que é uma atividade física, mas será que sabemos o que realmente significa? Atividade física é todo movimento voluntário, no entanto é diferente de exercícios. Vamos entender melhor: levar o cachorro para passear, subir escada, caminhar para ir à padaria, fazer faxina… Tudo isso é relacionado à atividade física.
O exercício leva em conta uma finalidade específica e existem diversos, como cardiovascular, flexibilidade, força, equilíbrio, entre outros. Todo exercício também pode variar de acordo com a capacidade física da pessoa, e não se limita somente à força.
Manter uma vida ativa, traz impactos muito positivos: diminuem as chances de desenvolver transtornos de estresse, depressivos, dores, melhora qualidade do sono, a qualidade da digestão, os níveis de colesterol, triglicerídeos, e o funcionamento do corpo como um todo.
OsSedentarismo, por sua vez, aumenta os riscos de desenvolver diabetes, pressão alta e está associado à vários tipos de canceres.
Uma pessoa que tem uma vida sedentária, tem maiores chances de chegar à terceira idade com diversas limitações físicas, tendo mais propensão à dores e a dependência para realizar as atividades cotidianas.
O Ministério da Saúde desenvolveu um guia de atividade física para a população brasileira, que traz tópicos de atividade física para crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, gestantes, mulheres no pós-parto e pessoas com deficiência. Para acessá-lo, é só clicar nesse link!
Então vamos começar?
Você pode contar com seu Time de Saúde para te dar orientações sobre exercícios físicos e alimentação e hábitos saudáveis. Com ajuda profissional, fica mais fácil vencer os desafios que aparecem no caminho.
Como começar a praticar atividades físicas?
Primeiro é preciso ter em mente que não é possível virar um atleta de alta performance de um dia para a noite, já que o seu corpo precisa se acostumar e desenvolver suas capacidades. Por isso, ao praticar exercícios, dê pausas e descansos para seu corpo se recuperar.
Seguindo o padrão correto definido pela OMS, de 150 minutos por semana de atividade física moderada, você pode consultar o guia de atividades físicas que o Ministério da Saúde indicou e começar até mesmo em casa!
Saiba que atividade física moderada quer dizer quando a pessoa tem dificuldades de falar enquanto está se exercitando. Por isso, se passar desse nível, já é atividade física intensa. Respeite seus limites, ok?
Outras dicas envolvem orientações de algum profissional.
Personal Trainer pode ser um facilitador para a prática de exercícios, bem como para te incentivar. É muito comum termos preguiça de realizar atividades físicas e acabar desistindo antes mesmo de levantar da cama.
Os membros Sami têm acesso ao Wellhub (antigo Gympass) de forma gratuita, que conta com aulas de personal por vídeo, e com aplicativos de exercícios que podem orientar você.
O que também pode funcionar é encontrar amigos que compartilhem dos mesmos objetivos que você. Ir treinar sozinho é mais desanimador que treinar acompanhado. Além disso, você pode traçar metas inteligentes (meta smart): uma meta atingível. Ou seja: 25 minutos de caminhada. Não tente já impor duas horas de academia logo no início, as chances de falhar são grandes.
Qual o papel da alimentação saudável nisso tudo?
A alimentação é um dos fatores mais importantes para garantir uma boa saúde. O Ministério da Saúde disponibilizou um guia alimentar para a população brasileira com diversas dicas, desde a melhor escolha dos alimentos ao seu consumo correto.
Que tal fugir de alimentos ultraprocessados e optar por alimentos naturais sempre que conseguir? Pra te ajudar a entender melhor: alimentos ultraprocessados são aqueles que você não consegue identificar qual é a origem, exemplo: biscoitos, salgadinhos, balas, entre outros. Já alimentos naturais, como o nome já diz, são alimentos retirados da natureza e comidos em seguida, como frutas e legumes. Já os processados têm adição de conservantes, como peixe enlatado e tomate em conserva, por exemplo.
Quantas vezes você já foi ao mercado e analisou os rótulos dos alimentos? Essa é uma prática pouco comum, mas muito importante. Existe uma regra básica: se tem muitos nomes esquisitos, fuja! Alimentos ultra-processados alteram o funcionamento do organismo, por mais saudáveis e nutritivos que a embalagem faça parecer.
Se atente às cores presentes no seu prato: quanto mais colorido, melhor! Ah, e não se esqueça de beber água!
Através do Wellhub (antigo Gympass), você pode encontrar aplicativos que ajudam você a escolher melhor os alimentos. Conte também com o seu Time de Saúde para esclarecer qualquer dúvida sobre o tema!
O sono também é importante para uma vida saudável
O sono também é um importante regulador do estresse, equilibra o corpo e da mente. Nosso rendimento diário depende do nosso sono. Você sabia que a falta de memória, mudanças de humor, fixação de informação e aprendizado podem ter a ver com a qualidade do sono?
A média recomendada para se ter um sono reparador é de 7h a 9h por dia. Sendo tolerável de 6h a 10h. No entanto, é importante ressaltar que de nada adianta hoje dormir 4 horas e no fim de semana 10h, ok? Mantenha a rotina do sono equilibrada durante todos os dias.
Ao dormir mal, você pode ganhar peso, aumentar o risco de problemas no coração, mais dores e, favorecer o aparecimento de novas doenças.
Para manter um sono equilibrado é importante fazer a higiene do sono, nosso cérebro gosta de uma rotina, quanto mais programada sua vida for, melhor.
- Tente ir dormir e acordar todos os dias nos mesmos horários.
- Faça sua última refeição até 2 horas antes de ir dormir.
- Desligar as telas 2 horas antes de ir dormir.
- Mantenha o quarto escuro e numa temperatura adequada.
- Um chá de camomila ajuda a relaxar.
- Uma boa dica é aproveitar os benefícios calmantes de uma meditação guiada.
Conte também com o Time de Saúde da Sami para ajudar você a ter melhor qualidade de sono!