Início Saúde Presenteísmo: o que é e como evitar?

Presenteísmo: o que é e como evitar?

Autor

Data

Categoria

Recentemente, abordamos sobre o absenteísmo, um hábito muito comum em empresas, que acontece quando os funcionários faltam constantemente ao trabalho, com ou sem justificativa. Mas e quando seu funcionário está sempre presente, mas é improdutivo?

De acordo com o dicionário, existe um termo para explicar a ação de estar presente no trabalho, mas sem produzir ou exercer de maneira mais demorada que o normal suas habilidades: presenteísmo.

Às vezes, não é tão simples reconhecer funcionários que apenas batem o cartão, mas estão desconectados das suas tarefas, principalmente em grandes organizações. No entanto, é algo bastante comum no meio corporativo e que pode prejudicar o desenvolvimento de processos e crescimento da empresa, bem como atrapalhar o desenvolvimento de uma equipe.

Nos dias atuais, como empreendedores ou gestores, é essencial entender e saber lidar com o assunto. Para a área de Recursos Humanos pode ser, inclusive, um sinal de alerta para a função e motivação do funcionário. Será que ele está sendo motivado? Está na função que almeja? Ou é um problema pessoal? Independente do fator, uma gestão estratégica precisa estar atenta tanto ao bem-estar dos funcionários como ao resultado da equipe.

É sobre esses temas que falaremos neste conteúdo. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:

  1. O que é presenteísmo?
  2. E agora, como identificar com o presenteísmo?
  3. Como controlar o presenteísmo na equipe?
  4. Invista na saúde dos seus colaboradores com um plano de saúde Sami

O que é presenteísmo?

A época em que produtividade era sinônimo de presença já passou. Afinal, nem sempre estar no escritório determina o quanto seu funcionário está engajado nas tarefas demandadas a ele.

Toda empresa, ao fechar contrato com um colaborador, espera que ele se dedique completamente ao trabalho durante o horário estipulado, geralmente de oito horas diárias. Com o passar do tempo, falta de reconhecimento, valorização, pressão no ambiente, problemas pessoais ou, até mesmo, doenças, o colaborador pode se tornar incapaz de desempenhar suas funções como antes, de modo a suprir com as expectativas do empregador.

Como desvio do padrão de comportamento esperado, o presenteísmo é o termo dado ao problema do funcionário bater o ponto sem estar em condição para desempenhar sua função. Já esteve em algum lugar, mas com os pensamentos voando longe? É algo comum para os seres humanos, seja por estresse, tédio e preocupações.

No entanto, há situações em que o presenteísmo está mais constante que o normal, havendo um desequilíbrio. Quando a situação se torna crônica, o problema passa a ser parte da empresa, principalmente em setores que necessitam da criatividade do colaborador ou da atenção plena para não ocorrerem falhas no processo.

E agora, como identificar com o presenteísmo?

O presenteísmo apresenta estudos recentes, ainda assim tem sua definição clara por ser evidente em todo mercado de trabalho. É bem possível você identificar alguém com a síndrome ou se identificar apenas lendo este texto, por exemplo.

É importante saber diferenciar que o presenteísmo não tem relação com a má conduta do colaborador. Ele não está se recusando a trabalhar de propósito, ou seja, não é uma causa intencional, em grande maioria.

Esse comportamento está muito associado à Síndrome de Burnout, uma condição psicológica que apresenta extremo cansaço físico e emocional, sendo caracterizado como crônico. Mas nem é necessário ir tão longe: empregados que já foram expostos a uma carga de trabalho exaustiva, estão com um nível de estresse muito alto ou são pouco valorizados podem apresentar o presenteísmo.

Isso ocorre quando o colaborador perde a vontade e o prazer de realizar suas tarefas cotidianas ou perde a conexão com aquilo que antes amava fazer. Com isso, ele não consegue engajar com a equipe, se irrita com facilidade e não consegue engatar novos projetos.

O presenteísmo não acontece de uma hora para outra, é de modo gradativo. Portanto, se nota que um colaborador passou a estar mais desmotivado, estressado e cansado que o costume e em períodos maiores que o normal, é importante estar atento.

Além disso, é importante estar alerta com o excesso de horas extras. Em um estudo publicado em 2002 pelo professor Graham Lowe, o presenteísmo acontece, ainda, em situações em que o funcionário vai trabalhar mesmo doente ou muito cansado. Lowe ainda retrata que ficar mais tempo que o combinado no trabalho o faz sentir comprometido e seguro, provando o seu valor.

Líderes engajados e estratégicos sabem que é essencial investir no bem-estar do seu funcionário. Com isso, promover em um relacionamento próximo pode ser o primeiro passo para identificar com mais clareza quando seu colaborador apresentar os primeiros sintomas de presenteísmo.

Mudanças de comportamento e queda de produtividade estão entre os primeiros sinais que podem ser observados, já que impactam diretamente no alcance de metas e relacionamento com a equipe. Outro fator que pode ser observado é quanto a incidência de erros. Sabemos que todos erram e é algo natural de todo ser humano. Mas o seu funcionário passou a errar detalhes que antes não eram comuns? É bom ficar de olho e entender que ele pode estar enfrentando algum problema.

Sintomas físicos, como dores de cabeça constantes e dores musculares, também podem vir acompanhados do comportamento, visto que o estresse e a ansiedade trazem sintomas no corpo. De acordo com a mais antiga associação de pesquisa e desenvolvimento da prevenção e tratamento do estresse no mundo, ISMA-BR, aproximadamente 23% da população adulta é presenteísta e apresenta problemas relacionados à ansiedade e angústia.

Demitir é a solução?

Contraditoriamente, o colaborador estressado não deseja perder o emprego. Engana-se quem pensa que o funcionário esgotado e presenteísta quer ser demitido. Na verdade, ele se sente aterrorizado ao pensar que pode ser cortado da organização, o que explicam as horas extras e a alta quantidade de entrega de trabalho, porém sem qualidade, por exemplo.

O que acontece é que o colaborador com o comportamento se vê sem saída ao se deparar com a possibilidade de ser demitido e, ao mesmo tempo, de permanecer na mesma função por muito tempo, sem visão de crescimento.

Como controlar o presenteísmo na equipe?

Percebeu que seus colaboradores passaram a entregar muito mais tarefas que o habitual e deixaram de lado o padrão de qualidade que antes existia ou, então, estão executando tarefas de modo automático, com erros frequentes e falta de criatividade? É necessário ficar atento e saber como controlar.

Um dos modos de lidar com o problema, se ainda não tiver, é abrir um canal de comunicação transparente entre os colaboradores e a gestão, onde eles possam se abrir e se sentirem confortáveis para expor suas opiniões, sem retaliações.

Caso já tenha, que tal uma pesquisa de opinião? Pode ser, inclusive, de modo anônimo para o funcionário se sentir mais confortável em se expor.

Investir na comunicação é essencial para lidar com o presenteísmo, não só para evitá-lo como também para reconhecer um funcionário com o comportamento. Em empresas que trabalham no modelo home office, dedicar tempo em encontros presenciais pode ser uma boa saída.

Outra sugestão é a cultura do feedback. Críticas com a intenção de aperfeiçoar o funcionário são sempre bem-vindas, mas nunca deixe de valorizar e elogiar por cada trabalho ou meta atingida. Nas conversas do feedback é possível explorar oportunidades e problemas a serem resolvidos.

Objetividade e propósito também são necessários para o colaborador não cair no ócio. Tédio pode levar a falta de motivação para cumprir tarefas cotidianas. Por isso, invista em propósitos individuais e coletivos.

Não podemos deixar de lado que a qualidade de vida e bem-estar da sua equipe precisa ser um dos principais fatores que demandam a sua atenção. Eles estão sendo bem-amparados? Estão confortáveis com o ambiente de trabalho? Se sentem motivados a serem criativos? Invista em tarefas que criem elos entre as equipes, ambientes inovadores, práticas relaxantes e que diminuam o estresse e a pressão.

Invista na saúde dos seus colaboradores com um plano de saúde Sami

Uma outra maneira de investir na saúde física e mental dos seus colaboradores é com um bom plano de saúde. Na Sami, temos a missão de oferecer saúde de qualidade por um preço justo, com um modelo focado na prevenção de doenças e promoção da saúde através da atenção primária.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade, sabem do seu histórico e do seu contexto familiar, profissional, cultural e mais e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Promover a saúde é muito mais que oferecer acesso a uma rede credenciada. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com os exercícios e as academias do Gympass e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação. Nossos planos empresariais são para MEI e empresas a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×