Ao contratar um plano de saúde, entre todas as dúvidas que nos cercam, como a rede credenciada, valores, localidade da atuação, existe também a dúvida da confiança. Será que posso confiar minha qualidade de vida nesse plano? Ou: será que esse plano realmente é bom? Vale a pena contratar?
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Plano de Saúde: Tudo o que você precisa saber antes de contratar
Vários fatores podem te ajudar na pesquisa na hora de saber se um plano é bom ou ruim, se realmente vale a pena investir nele. Analisar o perfil da operadora em sites confiáveis, como o da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e outros sites de reclamações, como o conhecido Reclame Aqui, são opções viáveis para tomar uma decisão importante, que é sobre como cuidar da sua saúde e de quem ama.
Mas por onde começar? A seguir, vamos te guiar para tomar essa decisão e auxiliar em tópicos importantes sobre planos de saúde no Brasil, bem como suas regularizações, obrigações e o que mais eles podem oferecer. Veja abaixo os tópicos que vamos abordar:
- Confira se ele está registrado na ANS
- Veja a qualificação das operadoras
- Veja as avaliações e reclamações no Reclame Aqui
- Consulte o Índice Geral de Reclamações
- Quais outros sinais devo me atentar para decidir se um plano vale a pena?
- Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!
Confira se ele está registrado na ANS
Imagina contratar um plano e, quando for usar, ele não estar mais ativo ou ser uma fraude? Além de nos deixar na mão no momento que mais precisamos, ainda nos traz a insegurança de como proceder em momentos delicados.
Por isso, o primeiro passo para saber se você pode ou não confiar em um plano de saúde é conferir se ele está registrado na lista da ANS e se ele está como status “ativo”.
Desde 2018, a ANS disponibiliza uma ferramenta de pesquisa que possibilita acompanhar o panorama geral de um convênio e sua operadora. É possível saber o que o plano cobre, cidades e estados atendidos, informações sobre carência e prazos. Além disso, fornece detalhes sobre a qualificação dos hospitais, clínicas e laboratórios que o convênio tem na rede credenciada.
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O que é a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e o que ela faz?
O que é necessário para uma operadora ser registrada?
Para operar no setor de planos de saúde, a futura operadora precisa conseguir uma autorização de funcionamento com a ANS. Portanto, essa é apenas a primeira etapa para conseguir o funcionamento correto.
Para obter esse registro, é necessário informar os dados e anexar arquivos solicitados no portal do Governo, que pode ser acessado aqui. Além das informações solicitadas, é necessário um comprovante de pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), Taxa de Registro de Operadora (TRO) e a Planilha de Dados Cadastrais.
Existem diversas etapas dentro do processo de autorização, como: solicitação, análises, pendências e, por fim, o resultado. Tudo é minuciosamente analisado. A Agência Nacional de Saúde Suplementar disponibilizou uma cartilha sobre esse processo, você pode consultar aqui.
Veja a qualificação das operadoras
Agora que você já conferiu se está registrado na agência, vamos para o seguinte passo: o que é preciso para ele estar qualificado de maneira positiva?
A ANS realiza a Avaliação de Desempenho das Operadoras para o consumidor conseguir escolher o melhor plano de saúde, sem surpresas ou dores de cabeça futuras. Essa avaliação sempre mostrará o resultado do ano anterior, então já dá para ter uma ótima base do plano de saúde que deseja contratar.
Os critérios avaliados são:
- Garantia de acesso;
- Qualidade em atenção à saúde;
- Gestão de Processo e Regulamentação;
- Sustentabilidade no Mercado.
Para ver a qualificação das operadoras é simples: basta ir no site da ANS no link acima e inserir o nome da operadora dentro da aba “Programa de Qualificação de Operadoras”.
Veja as avaliações e reclamações no Reclame Aqui
Outro site que tem muitas informações importantes e que precisam ser analisadas é o Reclame Aqui. Isso no geral, em toda e qualquer compra, não só sobre operadoras de plano de saúde.
O Reclame Aqui é um site confiável de reclamações e denúncias. Seu slogan é muito fiel ao que estamos abordando: “Pesquise antes de comprar”. E é basicamente isso, pesquisar em sites oficiais e verificar as reclamações no Reclame Aqui é a forma ideal para saber se deve ou não seguir com a proposta da operadora.
Afinal, são os próprios consumidores que reclamam e denunciam irregularidades. Além disso, tem o índice e selos de aprovação, que consistem em avaliações dos consumidores para informar se a marca presta um bom atendimento e resolve as questões informadas.
Vale a pena pesquisar sobre a operadora que está procurando, assim como olhar o índice de solução dela, as perguntas não respondidas (se tiver) e suas médias.
Consulte o Índice Geral de Reclamações
Além do Reclame Aqui, você pode avaliar o Índice Geral de Reclamações (IGR) da própria ANS. Ele é um termômetro do comportamento das operadoras no setor de atendimento aos problemas apontados por consumidores.
No índice está o número de reclamações recebidas nos três meses anteriores e classificados por data. A última atualização feita pela ANS foi em abril deste ano e você pode consultar no site da agência, acessando pelo link acima.
No IGR, você tem acesso a uma lista de operadoras de grande porte com mais reclamações por beneficiários. Além disso, você pode baixar a lista ou consultar online por uma operadora específica. Completo, ele também entrega a classificação das demandas das operadoras médico-hospitalares, com gráficos relacionados a questões comuns, como: reembolso, mensalidade e coparticipação, prazos, rol de procedimentos, gerenciamento, entre outros.
Tudo é muito intuitivo e simples de ser visualizado, por isso, não deixe de conferir como está a sua operadora no IGR!
Quais outros sinais devo me atentar para decidir se um plano vale a pena?
Para a contratação de um plano de saúde não ser uma caixinha de surpresas, sempre vale ficar atento ao contrato estabelecido, informações que a operadora oferece ao contratar, entender quando e qual o valor dos reajustes e tipos de cobertura.
Assim que você entra em contato com uma operadora, já é possível entender a qualidade do serviço prestado. Eles respondem suas dúvidas prontamente? Ou enrolam para informar valores? São claros e objetivos? Atendem você com paciência? Se você não se sentir confortável no momento da contratação, o melhor a fazer é continuar procurando. Qualidade no atendimento prestado é essencial para possíveis resoluções de problemas.
Outro ponto importante é verificar o que mais ela te oferece além do rol solicitado pela ANS. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é uma lista de procedimentos, exames e tratamentos que são obrigatórios para as operadoras de saúde.
Porém, como dito, é um dever mínimo, ou seja: todo convênio precisa cobrir o rol. Mas, com certeza, o melhor plano pode te oferecer mais.
O que ele pode incluir além da lista da ANS? Especialidades e procedimentos a mais, serviços clínicos e não-clínicos, como saúde coordenada, atendimento 24h online, descontos em farmácias e academias, tratamentos preventivos, acompanhamento de pacientes mesmo depois de passar pela emergência, terapias e muito mais.
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Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!
Aqui na Sami, temos exatamente esta missão: oferecer saúde de qualidade com um preço justo. Nossos planos de saúde são para MEI e PJ a partir de 1 pessoa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por mês por pessoa.
Cada membro da Sami tem acesso ao seu Time de Saúde, com médico pessoal e time de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários.
Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, inclui opções de hospitais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade reconhecida, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi e outros.
Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do convênio. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de exercícios e academias Wellhub (antigo Gympass) e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano.
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