Início Bem-Estar Como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro?

Como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro?

Autor

Data

Categoria

Apesar de muitos profissionais escolherem os seus empregos com base no salário, a motivação faz muita diferença para que alguns deles não decidam deixar a empresa em que estão. No caso de colaboradores qualificados e de confiança, é claro que uma possível saída pode causar bastante prejuízo às empresas e equipes.

É por isso que, hoje em dia, é muito importante motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro. Dessa maneira, eles não terão interesse em buscar vagas em outros lugares, muito menos na concorrência. Mas qual a melhor maneira de fazer isso?

Se você é um empregador e tem dúvidas sobre como motivar mais os seus funcionários, não se preocupe: há muitas pessoas na mesma situação. 

Afinal, a tarefa de motivar os funcionários nem sempre é tão fácil para as empresas. Muitas vezes, elas reconhecem a capacidade e a eficiência do colaborador, mas não sabem como fazer com que eles se sintam valorizados. Dessa forma, acreditam que o único meio de fazer isso seja pagando um bom salário. 

Mas, como dissemos, um salário alto já não é o bastante para fazer com que um bom funcionário se sinta reconhecido. Além disso, é importante oferecer outros benefícios aos colaboradores e, neste caso, o plano de saúde é sempre um diferencial muito valorizado.

No entanto, oferecer um plano de saúde empresarial pode pesar na folha de pagamento.

A boa notícia é que a Sami pode ajudar com isso! Antes disso, vamos à pergunta mais importante: como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro?

Se você tem essa dúvida, veio ao lugar certo! Vamos lá?

Por que oferecer reconhecimento ao funcionário é tão importante?

A motivação para os colaboradores não é positiva apenas para eles, por se sentirem apreciados: a empresa também colhe os frutos disso. De fato, o funcionamento de qualquer empresa é muito melhor quando as pessoas envolvidas estão totalmente dedicadas às tarefas, procurando por soluções melhores para os problemas e empenhadas em fazer com que o seu departamento funcione. 

Sem dúvida, nada disso acontece quando o colaborador sente que a empresa não o valoriza: nesse caso, ele não sente que deve se empenhar em fazer mais do que a sua obrigação, já que não existe reconhecimento. 

Sendo assim, para que você, como empregador, tenha funcionários cada vez mais envolvidos em buscar bons resultados, é fundamental fazer com que eles se sintam reconhecidos.

Outros benefícios de ter uma equipe motivada são:

  • Ambiente profissional saudável mesmo no home-office;
  • Mais disposição para o trabalho;
  • Melhor rendimento na realização das tarefas;
  • Oferta de produtos e serviços de mais qualidade para o cliente;
  • Atendimento mais eficiente;
  • Melhor retorno financeiro.

Agora que nós explicamos algumas das vantagens de apostar no reconhecimento dos seus colaboradores, é importante saber como é possível fazer isso além de oferecer um salário competitivo. 

Vamos explicar em detalhes o que você pode fazer na sua empresa para motivar seus funcionários. 

Como motivar os funcionários além do reconhecimento financeiro?

Para que o funcionário sinta que a sua capacidade e eficiência estão sendo valorizadas, é importante que ele tenha benefícios, ou seja, que ele acredite que vale a pena estar naquele emprego. 

Como falamos, é claro que um bom salário conta bastante, mas o reconhecimento profissional vai além do fator financeiro: os colaboradores querem mais do que isso. 

Uma das formas mais simples de demonstrar que o funcionário é valorizado é oferecer um plano de saúde. Com ele, será possível fazer consultas e realizar procedimentos e exames médicos com comodidade e rapidez. 

Essa, inclusive, é uma forma bem acessível de valorizar seus colaboradores, já que o valor de um plano de saúde empresarial não é precisar ser tão alto como muitos empregadores acreditam. Além disso, o plano de saúde faz com que muitos profissionais decidam continuar em uma empresa justamente porque desejam manter o seu plano de saúde (principalmente quando esse benefício também se estende para seus dependentes). 

É claro que também existem outras formas de valorizar os funcionários, como:

  • Oferecer uma boa cozinha a eles;
  • Manter os materiais de trabalho deles em bom funcionamento;
  • Oferecer vale alimentação;
  • Oferecer horário flexível quando possível

Porém, nenhum benefício pesa tanto para os colaboradores como um convênio médico. Afinal, a saúde é prioridade para muitas pessoas e contar com o atendimento público do Brasil não é fácil. 

Se você é pessoa jurídica e gostaria de oferecer um plano de saúde como forma de reconhecimento aos seus funcionários, é importante saber que é possível fazer isso sem comprometer sua folha de pagamento.

Primeiramente, cabe ressaltar que uma parte do convênio médico pode ser paga pelo próprio funcionário, com desconto em folha, por meio do sistema de coparticipação.

Além disso, as operadoras podem oferecer preços mais acessíveis quando se trata de planos corporativos. Afinal, com maior número de beneficiários, há possibilidade de negociar melhor os valores a serem pagos. 

Porém, é muito importante destacar que o colaborador deve ser comunicado sobre a adesão ao convênio médico e os possíveis descontos em sua folha de pagamento. É necessário que ele permita ser incluído no plano de saúde corporativo e, se não desejar o benefício, pode simplesmente abrir mão dele.

Nesse caso, ele deve assinar um termo confirmando que abriu mão da cobertura médica oferecida a ele e aos dependentes pela empresa. Posteriormente, se ele decidir que deseja ser incluído no plano de saúde, deverá entrar em contato com o empregador para averiguar a possibilidade.

Se você ainda acha que oferecer plano de saúde empresarial é complicado demais, não se preocupe. A Sami pode mostrar como é possível simplificar esse processo. Vamos conversar?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×