Início Artigos Você tem problema de visão? Conheça os principais tipos

Você tem problema de visão? Conheça os principais tipos

Autor

Data

Categoria

Está com aquela sensação de vista embaçada, com dificuldade para enxergar coisas que estão muito perto ou muito longe, com coceira nos olhos ou até mesmo lacrimejamento? Esses indicativos sugerem problemas de visão. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 35 milhões de brasileiros sofrem com algum problema de visão.

Existem diferentes tipos de problemas de visão, e a predisposição genética pode ser a causa de muitos deles – principalmente quando diagnosticados ainda na infância. Contudo, algumas atitudes do dia a dia também podem prejudicar a saúde ocular e favorecer o surgimento desses problemas, como fumar, usar aparelhos eletrônicos ininterruptamente, usar óculos de grau ou de sol falsos, entre outros. 

A seguir, confira os problemas de vista mais comuns:

  1. Astigmatismo
  2. Miopia
  3. Hipermetropia
  4. Catarata
  5. Glaucoma
  6. Descolamento da retina
  7. Retinopatia diabética
  8. Degeneração macular
  9. Tontura pode ser problema de visão?

Astigmatismo

O astigmatismo é caracterizado por um formato irregular da curvatura da córnea e/ou do cristalino. A nível de comparação: a curvatura normal é esférica, similar a uma bola comum. Já a do astigmatismo é oval, parecida com uma bola de futebol americano. Por causa dessa alteração, a visão de perto e de longe são prejudicadas. Esse problema de visão tem caráter hereditário e pode surgir com a miopia ou a hipermetropia.

Miopia

A miopia é causada por um erro refrativo – quando a luz que ajuda a formar as imagens não chega com nitidez até a retina –, devido a uma alteração no comprimento do globo ocular, deixando-o mais longo. Isso faz com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar objetos que estão longe. 

Ou seja, se não consegue ler o nome do ônibus que está chegando no ponto ou reconhecer pessoas que estão do outro lado da rua, há grandes chances de você ter miopia e precisar usar óculos.  

Hipermetropia

Diferente da miopia, a hipermetropia é quando a pessoa não consegue enxergar coisas que estão próximas a ela, ficando com a visão desfocada. Esse problema também acontece por causa de um erro refrativo. Nesse caso, porém, o tamanho do globo ocular é mais curto do que o normal. A hipermetropia também costuma ser hereditária, se manifestando desde o nascimento. Ela é tratada com óculos ou lente de contato de grau.

Catarata

A catarata é um problema de visão que tende a ser mais comum em idosos, pois está associada principalmente ao processo natural de envelhecimento dos olhos – que começa a partir dos 40 anos. A catarata é definida por qualquer opacidade do cristalino (situado entre a íris e o humor vítreo dos olhos). É como se tivesse uma “película” esbranquiçada nessa região, que impede a luz de alcançar a retina e prejudica a visão. 

Apesar de ser mais comum com o avançar da idade, algumas pessoas podem nascer com catarata, como resultado de problemas genéticos, infecções ou má formação do cristalino durante a gestação. Se a condição estiver causando perda considerável de visão, a recomendação é realizar uma cirurgia para retirar essa opacidade. 

Glaucoma

O glaucoma é uma doença sem cura que afeta a visão periférica, causada por uma elevação da pressão ocular. Se não for tratada adequadamente, pode levar à cegueira. O problema é que essa condição pode se desenvolver por meses ou até anos sem manifestar nenhum sintoma. Segundo o Ministério da Saúde, os fatores de risco para o glaucoma são: histórico familiar, alto grau de miopia, diabetes e idade acima de 40 anos.

Descolamento da retina

Provavelmente você já ouviu: “não coça demais esse olho se não vai descolar a retina!”. Pois saiba que isso realmente pode acontecer – mas só a longo prazo, e se a coceira for excessiva. As causas mais comuns para descolamento da retina são, na verdade, traumas (cranianos ou oculares), diabetes e distúrbios inflamatórios.

É considerado um descolamento quando parte ou totalidade da retina se solta da parte posterior do olho, provocando flashes de luz ou manchas escuras no campo de visão ao mover os olhos ou a cabeça.

Retinopatia diabética

A retinopatia diabética é caracterizada por uma lesão da retina causada pelo diabetes, tanto o tipo 1 quanto o tipo 2 – principalmente em pacientes que possuem a doença a muito tempo e não fazem um controle glicêmico adequado. A retinopatia diabética surge a partir de alterações nos vasos e no fluxo sanguíneo dos olhos, podendo gerar vazamento de sangue ou fluídos. Além da lesão, a condição pode provocar um descolamento da retina.

Degeneração macular

Mácula é o nome dado à área central e vital da retina. Logo, a degeneração macular é uma doença que lesiona essa parte da retina, podendo levar a perda gradual da visão central. Mais comum na terceira idade, essa é uma das principais causas de cegueira em pessoas com mais de 50 anos. Histórico familiar, tabagismo, doenças cardiovasculares e exposição inadequada ao sol fazem parte dos fatores de risco dessa doença.

Tontura pode ser problema de visão?

Sim. Existem alguns problemas de visão que podem causar tontura, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Isso porque a dificuldade em enxergar de perto ou de longe, aliada a uma percepção equivocada das imagens pode provocar uma vertigem. Em casos de tontura recorrente associada a problemas de visão, procure um time de saúde.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×