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Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho: importância e estatísticas

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No dia a dia, milhões de trabalhadores enfrentam diversos desafios e responsabilidades em seu ambiente de trabalho. Alguns desses desafios podem, inclusive, comprometer a saúde e o bem-estar dos colaboradores e resultar em acidentes de trabalho.

Consequências consideráveis podem prejudicar a vida de empregados e suas famílias, bem como impactar a empresa e a sociedade como um todo. Mesmo com toda essa proporção que o problema pode causar, o tema ainda é pouco debatido e muitas vezes negligenciado.

Há 50 anos, a fim de conscientizar a população sobre a importância de promover ambientes de trabalho seguros, foi instaurado o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. Comemorado no dia 27 de julho, a data marca a necessidade da proteção da saúde e integridade física dos trabalhadores.

  1. A importância do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho
  2. Acidentes de trabalho: estatísticas
  3. Medidas preventivas para evitar acidentes de trabalho
  4. Acidentes de trabalho e o impacto nos resultados das empresas

A importância do Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Fez-se necessário a criação de uma data para chamar a atenção para a necessidade de combater e reduzir os acidentes e doenças relacionados ao trabalho. A data serve como um lembrete de que a saúde e a segurança dos trabalhadores são fundamentais e devem ser priorizadas em todas as atividades laborais.

Apesar de muitos pensarem que a prevenção de acidentes de trabalho se limita apenas aos trabalhadores de setores considerados perigosos, como a construção civil ou a indústria, o cuidado é fundamental também em ambientes aparentemente seguros, como escritórios.

Problemas de saúde decorrentes de movimentos repetitivos e acidentes podem ocorrer mesmo em lugares mais calmos e sem perigo aparente, de acordo com estudos.

Acidentes de trabalho: estatísticas

A necessidade de uma data de conscientização de acidentes de trabalho está justamente nos números. As estatísticas são alarmantes: segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a cada 15 segundos, um trabalhador morre em decorrência de acidentes ou doenças ligadas à atividade laboral.

Sem contar que se estima que ocorra cerca de 160 milhões de casos de doenças ocupacionais todos os anos. Outros números evidenciam ainda mais a necessidade de abordarmos cada vez mais sobre o tema: de acordo com o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, são registrados, em média, mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que resulta em quase três mil mortes anualmente.

Medidas preventivas para evitar acidentes de trabalho

Para evitar que esses números continuem ou avancem, é fundamental que a preocupação com as medidas preventivas para promover e preservar a saúde e qualidade de vida do colaborador seja pensada diariamente em toda empresa.

Existem diversas medidas preventivas que podem ser adotadas pela própria organização ou pelos próprios funcionários para minimizar e evitar riscos de acidentes, como:

Treinamento e capacitação

Treinamentos regulares precisam ser ofertados pelas empresas a todos os colaboradores. É fundamental que eles abordem boas práticas de segurança, procedimentos operacionais seguros e, claro, o uso correto de equipamentos e máquinas. Vale ressaltar que funcionários bem-informados são mais conscientes dos riscos e tem maior probabilidade de agir de maneira segura.

Identificação e avaliação de riscos

Outra medida essencial para a segurança dos colaboradores é analisar detalhadamente os riscos em todas as áreas de trabalho, ou seja, identificar riscos e perigos em potenciais, bem como avaliar a probabilidade de ocorrência de acidentes.

Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)

Em algumas áreas, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é obrigatório pelo Ministério do Trabalho. Portanto, empresas precisam fornecer aos seus trabalhadores equipamentos adequados para cada tarefa, como capacetes, óculos de proteção, protetores auriculares, luvas, entre outros. Além disso, é preciso orientar e fiscalizar o uso correto desses equipamentos.

Manutenção preventiva

Realizar a manutenção regular e periódica em máquinas, equipamentos e infraestrutura do local de trabalho precisa estar entre as tarefas frequentes da empresa. Afinal, máquinas mal conservadas aumentam os riscos de acidentes.

Sinalização

Assim como o Ministério de Trabalho obriga o uso de EPIs em empresas, o uso correto de sinalizações também é obrigatório para alertar sobre áreas perigosas, rotas de evacuação, riscos elétricos, entre outros. Sinais visuais e advertências são essenciais para orientar trabalhadores sobre os cuidados necessários com o dia a dia.

Cuidado com estresse e fadiga

Muitas vezes negligenciados, mas que podem trazer prejuízos consideráveis para empresas, a gestão de estresse e fadiga precisa ser reconhecido como acidentes de trabalho quando afetam a concentração e o desempenho dos trabalhadores. A exaustão pode, inclusive, contribuir para a ocorrência de acidentes.

Análise de acidentes

Depois que um acidente acontece, é necessário investigar e analisar a sua causa para evitar outas possíveis falhas.

Acidentes de trabalho e o impacto nos resultados das empresas

Erroneamente, muitos empregadores pensam que os acidentes de trabalho causam prejuízos apenas aos trabalhadores. E mesmo que isso já seja motivo suficiente para evitá-los, ainda é importante reforçar o quanto os acidentes de trabalho podem prejudicar os resultados e produtividade de uma organização.

Podendo impactar não somente a área financeira da corporação, os acidentes prejudicam o operacional, o âmbito legal e até mesmo a reputação. Veja os prejuízos:

Custos financeiros

Acidentes de trabalho elevam os custos para as empresas. Isso porque inclui despesas médicas, indenizações, licenças remuneradas para funcionários afetados, custos com substituição temporária, aumento de taxas de seguro para acidentes e possíveis multas impostas por órgãos reguladores.

Diminuição da produtividade

Você sabia que a produtividade da sua empresa pode decair quando um acidente de trabalho acontece? O trabalhador afetado pode precisar se afastar temporariamente do seu cargo, resultando na perda da mão de obra, bem como o abalo emocional que pode ser causado por colegas de equipe.

Aumento de atrasos 

Acidentes graves podem causar paralisação na produção e operação da empresa, levando a atrasos na entrega de produtos e serviços.

Prejuízos para reputação da empresa

Caso sua empresa possua um histórico recorrente de acidentes de trabalho, isso pode causar a deterioração da sua reputação. Assim, clientes, parceiros e possíveis talentos podem ficar preocupados com a ética da empresa e deixarem de investir.

Possíveis processos legais

Outro caso muito comum em empresas que não estão preocupadas com acidentes de trabalho é o aumento de processos legais movidos por trabalhadores acidentados ou seus familiares.

Além desses, outros impactos negativos podem prejudicar a rentabilidade da sua empresa, como o comprometimento com a cultura organizacional e o aumento do turnover de funcionários.

Portanto, é fundamental que empresas passem a investir adequadamente em prevenção de acidentes de trabalho. Implementar medidas preventivas, fornecer treinamentos adequados, promover a cultura da segurança, envolver todos os colaboradores e realizar análises de riscos são passos essenciais para garantir ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

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