Início Saúde Como a meditação pode ajudar o empreendedor?

Como a meditação pode ajudar o empreendedor?

Autor

Data

Categoria

Parece ser impossível parar tudo que está fazendo para relaxar a mente. Sim, apenas relaxar. Para o empreendedor, parar não é algo muito fácil a ser feito, até porque tempo é dinheiro. Mas e se dissermos que meditar pode trazer diversos benefícios para a sua mente, incluindo uma melhor produtividade, você pensa a respeito?

Deixar de lado todo o trabalho e se desligar do processo não é algo simples. Ser empreendedor demanda nossa atenção quase 24h por dia. No entanto, meditar, respirar e acalmar a mente no meio de um turbilhão de informações pode ser necessário e fundamental para continuar a sua jornada e trazer resultados ainda melhores, equilibrando os resultados com a qualidade de vida.

Imagem de jovem empreendedora curtindo férias na praia, presente no texto da Sami que responde à pergunta: "Como empreender com qualidade de vida?"

LEIA MAIS NO BLOG DA SAMI

Como empreender com qualidade de vida?

Em um estudo feito na França pela Insead, alguns participantes passaram 15 minutos meditando antes de tomar alguma decisão importante dentro de uma empresa de investimentos. O motivo era analisar se a avaliação deles seria mais clara.

Em 77% dos casos, o resultado foi positivo: segundo o líder do estudo, Andrew C. Hafenbrack, a meditação ajudou a diminuir o estresse, melhorou o humor, e trouxe foco à situação, deixando o futuro e o passado de lado.

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

  1. Mas, afinal, o que é meditação?
  2. Como ela pode ajudar na rotina do empreendedor?
  3. Playlists com meditação guiada no Spotify
  4. Cuide melhor da sua saúde com um plano de saúde Sami

Mas, afinal, o que é meditação?

Meditação e negócios são palavras que não andam frequentemente juntas, a gente sabe. No entanto, a prática da meditação pode melhorar o foco, a concentração, o controle emocional e trazer muitos outros benefícios que são cruciais para a vida do empreendedor.

A maioria de nós, principalmente microempreendedores, vive em constante estresse. Parece ser uma tarefa muito difícil acalmar a mente, e realmente para muitos é. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. O Brasil já é o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.  

Não é necessário ter muito tempo livre para praticar a meditação. Parar por alguns minutos durante o dia para olhar para si e respirar pode ter um impacto positivo no seu dia a dia. É possível, até mesmo, parar por apenas três minutos para se desligar das preocupações ao seu redor e respirar calmamente.

A meditação é uma prática simples, principalmente no início: basta apenas fechar os olhos e prestar atenção na sua respiração por alguns minutos, sendo o ideal 15 minutos, mas como a rotina de um empreendedor é tão corrida, como dito acima, três minutos já está valendo.

Para isso, procure um lugar tranquilo e se sente em uma posição confortável para você. Depois, apenas respire calmamente. Esteja atento somente à sua respiração. É muito fácil nos distrairmos com qualquer coisa, principalmente no início. Por isso, fica a dica: deixe o celular em outro cômodo e vá para um local que você não será interrompido pelos próximos minutos.

Como ela pode ajudar na rotina do empreendedor?

Agora que entendemos a facilidade da meditação, mas que realmente precisa de uma disciplina para desconectar a mente, que tal conhecer os benefícios da prática? Com a meditação é possível ter mais produtividade no trabalho e até um aumento na capacidade de resolver conflitos.

Foco. É claro que quando aprendemos e nos autodisciplinamos para focarmos na nossa própria respiração, estamos condicionando a nossa mente para nos obedecer. É difícil para você ter o foco em alguma tarefa? É comum nos distrairmos com chamadas inesperadas, notificações pop-up, problemas, preocupações…

Mas, quando aprendemos a focar a nossa mente com a meditação, conseguimos expandir esse domínio para a área dos negócios. Ter foco para um empreendedor é essencial para seguir um caminho concreto.

Autocontrole. O estresse e a ansiedade são problemas comuns na vida de empreendedores. Você já acorda conferindo as redes sociais, falando com clientes e respondendo seu colaborador? Provavelmente, sua ansiedade está em níveis altíssimos.

Ao praticar a meditação, você tem maior controle do seu corpo e da sua mente. Com isso, consegue controlar a ansiedade e focar mais a cabeça no presente, se desconectando das preocupações do passado e do futuro.

Aumento da produtividade. A meditação também traz um duplo benefício em relação aos negócios. Ela nos ajuda a ter mais gestão do nosso tempo. Com isso, temos um considerável aumento da produtividade.

Ao criar o hábito de meditar, nos tornamos mais organizados e começamos a dizer “não” para tarefas que trazem menos resultados e ocupam o tempo.

Alívio da pressão. Quando entendemos a importância de refletir e meditar antes de tomar qualquer decisão, perceberemos que muitos estresses poderiam ser evitados. Respirar e desligar a mente durante as crises que passamos durante o dia pode levar embora toda a angústia que costumamos sentir.

Melhora na tomada de decisões. Assim como conseguimos parar para respirar e tomar uma decisão sem a pressão e o estresse que ela poderia causar, podemos perceber que há uma melhora na tomada de decisão. As situações se tornam mais claras e menos complexas.

Dicas para começar a meditar. Se você deseja ampliar sua mente e trazer mais calma para o seu dia a dia, bem como lidar mais tranquilamente com questões no mundo corporativo, meditar é uma prática essencial. No entanto, é essencial manter a disciplina para levar a prática adiante.

Como dica, você pode escolher um horário que mais consegue se sentir isolado. Por exemplo: quando as crianças estão na escola, na hora do almoço, antes de dormir… O importante é que a prática seja diária.

Vá para um cômodo sem o celular (ou coloque no silencioso). Sente-se em uma posição confortável. Respire e relaxe para acalmar a mente. Algumas pessoas têm como hábito incluírem músicas calmas.

Playlists com meditação guiada no Spotify

Outra dica, caso você sinta dificuldade em se concentrar, é seguir meditações guiadas. Selecionamos algumas playlists de meditação guiada e música ambiente para você:

Cuide melhor da sua saúde com um plano de saúde Sami

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Hospital Leforte, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Izildinha e Hospital Sepaco, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Wellhub (antigo Gympass) e adicionais exclusivos como meditação guiada, yoga, exercícios de mindfulness e até terapia digital – tudo grátis, já incluído no plano..

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 280 por mês por pessoa.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×