Início Plano de Saúde Especialista médico: o que é e como escolher?

Especialista médico: o que é e como escolher?

Autor

Data

Categoria

O especialista médico é o profissional da medicina com formação específica para prevenir, acompanhar e tratar doenças que aparecem em determinadas partes do corpo. São, por exemplo, os pediatras, cardiologistas, ginecologistas, oftalmologistas, e assim por diante.

A área médica conta com 55 especialidades reconhecidas no país, segundo a Resolução no2.162/2017 do Conselho Federal de Medicina (CFM), Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e a Associação Médica Brasileira (AMB).

Vamos entender o que é um especialista médico e qual a relação com o plano de saúde?

Continue a leitura e saiba:

  1. O que é um especialista médico?
  2. Como saber se um especialista médico é bom?
  3. Como escolher um especialista médico?
  4. Quais as especialidades médicas reconhecidas no Brasil?
  5. Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

O que é um especialista médico?

Em geral, as pessoas buscam primeiro o atendimento com um clínico geral ou médico de família, profissional com conhecimento amplo de medicina e capaz de resolver diversos casos. No entanto, dependendo da situação, é feito o encaminhamento para um especialista para um diagnóstico e tratamento mais aprofundado e direcionado ao problema.

Para ser um médico especialista, após a graduação, esses profissionais precisam cumprir alguns requisitos fundamentais: 

  • Realizar um curso de residência na área pretendida – reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). A formação costuma durar ao menos dois anos, podendo se estender por mais tempo, conforme a área escolhida. 
  • Possuir CRM aprovado – que é o registro no Conselho Regional de Medicina.

Outra forma de o médico ser considerado especialista é realizar a prova de títulos e habilidades das Sociedades de Especialidades credenciadas pela Associação Médica Brasileira (AMB). Segundo a resolução do CFM nº 1.634/2002, além de se submeter à avalição, ele precisa estar formado há pelo menos dois anos.

Atenção: cursos de pós-graduação latu senso não configuram especialidade médica.

O Brasil conta com cerca de 500 mil profissionais da medicina e, destes, mais de 60% possuem ao menos uma especialização. Os dados são do estudo Demografia Médica no Brasil 2020, realizado pela Universidade de São Paulo (USP). Entre algumas especialidades médicas comuns, temos por exemplo:

  • Pediatria – voltada para os cuidados com a saúde das crianças e adolescentes;
  • Cardiologia – relacionada aos problemas do coração; 
  • Ginecologia e obstetrícia – direcionada à saúde da mulher e gestação;
  • Oftalmologia – dirigida ao cuidado dos olhos;
  • Ortopedia e traumatologia – focada em problemas com os ossos, músculos, articulações e ligamentos.

Como saber se um especialista médico é bom?

A primeira orientação é certificar se o registro de especialista do médico consta nas buscas do CFM, CRM ou AMB. Nos próprios sites dessas organizações é possível realizar a checagem. 

Depois dessa consulta, vale conferir sites de reclamação que geralmente trazem relatos de ex-pacientes. Outra recomendação nesse sentido, é conversar com pessoas próximas que já tenham se consultado ou conhecem alguém atendido pelo profissional em questão. Essas checagens são um bom termômetro para, de certa forma, avaliar a capacidade do profissional.

Se você já está se consultando com algum especialista, mas tem dúvidas se ele é realmente bom, as orientações são:

  • Procure uma segunda opinião – a proposta é ouvir outros profissionais para ter certeza de que o diagnóstico e tratamento prescrito estão no caminho certo.
  • Pergunte sobre todas as possibilidades de tratamento – é importante saber se há outras formas de tratar o problema e as consequências de cada procedimento.
  • Observe como o médico conduz a primeira consulta – o profissional deve realizar uma boa anamnese (perguntas sobre o histórico de saúde do paciente), análise clínica e solicitar exames – caso tenha identificado algo que precise ser investigado.

Vale ressaltar que um bom médico nem sempre é aquele com mais experiência. No entanto, este é um ponto a se considerar, afinal profissionais com experiência já tiveram a oportunidade de lidar com uma diversidade e número maior de casos médicos.

Como escolher um especialista médico?

Pesquisa na internet: O Brasil possui cerca de 300 mil profissionais especializados em áreas médicas. Dessa forma as possibilidades de encontrar bons médicos são muitas. O primeiro ponto nessa direção é pesquisar sobre o profissional, o que hoje ficou muito mais fácil com as redes sociais.

No entanto, vale tomar cuidado com essa checagem. Algumas pessoas se deslumbram com profissionais que, aparentemente, possuem milhares de seguidores e, por consequência, seriam referência na área. Infelizmente, como em qualquer outra área, existem pessoas que ferem a conduta da profissão. O Conselho Federal de Medicina (CFM) possui um Código de Ética bem rígido, vedando diversos tipos de ações. O mau comportamento dos profissionais é passível de punições, que chegam até à suspensão da autorização do exercício profissional.

Assim, desconfie das seguintes condutas de médicos nas redes sociais:

  • Publicação de imagens de “antes” e “depois” do tratamento;
  • Citação de procedimentos como “resultado garantido”;
  • Informação de valores de consultas;
  • Oferta de atendimento online via redes sociais. 

Profissionais credenciados do plano de saúde: Médicos credenciados ou associados a planos de saúde costumam ter uma avaliação positiva, já que as operadoras buscam se certificar da formação desses profissionais, apesar de não terem responsabilidade pelo desempenho deles. Portanto este é outro caminho possível para escolher o especialista médico.

Conte com a indicação de um médico da família: Já pensou não ter que tomar essa decisão de escolher um médico especialista por conta própria? Aqui na Sami, você conta com o apoio do nosso Time de Saúde, com médico de família e equipe de enfermagem que também ajudam você a escolher o especialista correto para suas necessidades, além de coordenarem o cuidado da sua saúde entre todos os especialistas e ao longo do tempo.

Quais as especialidades médicas reconhecidas no Brasil?

No total são 55 as especialidades médicas reconhecidas no país. Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2020, clínica médica, pediatria, obstetrícia e ginecologia, e cirurgia geral são as que concentram maior número de profissionais: 164 mil titulados.

De acordo com esse levantamento realizado pela USP e o CFM, o número representa 38% dos médicos especializados do Brasil. Conheça todas as especialidades:

  1. Acupuntura;
  2. Alergia e imunologia;
  3. Anestesiologia;
  4. Angiologia;
  5. Cardiologia;
  6. Cirurgia cardiovascular;
  7. Cirurgia da mão;
  8. Cirurgia de cabeça e pescoço;
  9. Cirurgia do aparelho digestivo;
  10. Cirurgia geral;
  11. Cirurgia oncológica;
  12. Cirurgia pediátrica;
  13. Cirurgia plástica;
  14. Cirurgia torácica;
  15. Cirurgia vascular;
  16. Clínica médica;
  17. Coloproctologia;
  18. Dermatologia;
  19. Endocrinologia e metabologia;
  20. Endoscopia;
  21. Gastroenterologia;
  22. Genética médica;
  23. Geriatria;
  24. Ginecologia e obstetrícia;
  25. Hematologia e hemoterapia;
  26. Homeopatia;
  27. Infectologia;
  28. Mastologia;
  29. Medicina de emergência;
  30. Medicina de família e comunidade;
  31. Medicina do trabalho;
  32. Medicina de tráfego;
  33. Medicina esportiva;
  34. Medicina física e reabilitação;
  35. Medicina intensiva;
  36. Medicina legal e perícia médica;
  37. Medicina nuclear;
  38. Medicina preventiva e social;
  39. Nefrologia;
  40. Neurocirurgia;
  41. Neurologia;
  42. Nutrologia;
  43. Oftalmologia;
  44. Oncologia clínica;
  45. Ortopedia e traumatologia;
  46. Otorrinolaringologia;
  47. Patologia;
  48. Patologia clínica/medicina laboratorial;
  49. Pediatria;
  50. Pneumologia;
  51. Psiquiatria;
  52. Radiologia e diagnóstico por imagem;
  53. Radioterapia;
  54. Reumatologia;
  55. Urologia;

Procurando um bom plano de saúde? Vem pra Sami!

Aqui na Sami, temos como missão oferecer saúde de qualidade por um preço justo.

Cada membro da Sami tem acesso ao seu próprio Time de Saúde, com médico pessoal e equipe de enfermagem que conhecem você de verdade e que fazem o cuidado coordenado da sua saúde junto com você e os especialistas necessários. Aqui cuidamos da sua saúde, não da sua doença.

Nossa rede credenciada, os Parceiros Clínicos da Sami, incluem opções de hospitais com acreditações internacionais, maternidades, clínicas e laboratórios de qualidade, como Beneficência Portuguesa, Hospital 9 de Julho, maternidades Santa Joana e Santa Izildinha, laboratórios Labi, entre outros.

Por fim, sabemos que saúde é muito mais que a carteirinha do plano de saúde. Por isso, criamos a nossa Rede de Hábitos Saudáveis, com o aplicativo de academias e exercícios Gympass e outros benefícios exclusivos para a sua saúde mental e o seu bem-estar.

Tem interesse? Clique no botão abaixo e faça uma cotação.

Nossos planos são para MEI e empresas de pequeno e médio porte, a partir de 1 pessoa, nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Osasco, Taboão da Serra e no ABC, com preços a partir de R$ 172 por mês por pessoa.

Referências

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×