Início Bem-Estar Diabetes gestacional: causa, sintomas e riscos para o bebê

Diabetes gestacional: causa, sintomas e riscos para o bebê

Autor

Data

Categoria

A gravidez é uma fase marcada por diversas mudanças, sejam elas físicas, hormonais, emocionais ou psicológicas. Com a potência de dar origem a uma vida, há uma preocupação natural (e essencial) de ter uma gestação tranquila e saudável. E isso nos deixa em alerta em relação a qualquer condição que possa interferir na saúde do bebê, como o diabetes gestacional.  

O problema é que, durante a gestação, é comum que a resistência à ação da insulina aumente – um dos principais desencadeadores da doença. 

“Na maioria das gestações, as células pancreáticas beta, responsáveis por produzir a insulina, são capazes de compensar o aumento da demanda de insulina, mantendo a normoglicemia”, explica Karina de Paula Bastos Santos, médica de Família e Comunidade na Sami. “Em contrapartida, mulheres que desenvolvem diabetes mellitus gestacional (DMG) têm déficits na resposta das células beta, o que causa secreção insuficiente de insulina para compensar o aumento na demanda do hormônio”.

A condição é séria e oferece diversos riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, inclusive de morte.

Nos tópicos abaixo você irá descobrir tudo sobre o diabetes gestacional, desde a sua causa até as principais formas de tratamento:

O que é diabetes gestacional?

O diabetes mellitus gestacional (DMG), ou apenas diabetes gestacional, como é popularmente conhecido, é caracterizado por um estado de resistência à insulina durante a gravidez. De acordo com um estudo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira, o quadro de hiperglicemia neste tipo de diabetes geralmente está relacionado à produção de hormônios como o lactogênio placentário (produzido pela placenta), cortisol, estrógeno, progesterona e prolactina, que podem prejudicar a absorção de insulina.

A produção desses hormônios é alterada devido às mudanças no metabolismo materno, essenciais para suprir as demandas nutricionais do feto, principalmente para garantir a quantidade adequada de glicose ao embrião. O ideal é que o pâncreas, naturalmente, aumente a produção de insulina para compensar a falha na absorção. 

Quando isso não acontece, o risco de desenvolver diabetes gestacional aumenta. Apesar dessas alterações hormonais serem importantes para a formação do bebê, quando resultam em uma hiperglicemia podem oferecer riscos à saúde da mãe e do pequeno. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes gestacional tende a ser uma condição temporária, que ocorre somente na gravidez e tem incidência de 3 a 8% entre as gestantes.

O que causa diabetes gestacional? 

As alterações hormonais da gravidez são as principais causadoras do diabetes gestacional, principalmente a produção do hormônio lactogênio placentário (responsável por aumentar a resistência insulínica para que a glicose fique elevada e seja transportada e difundida pela placenta com mais facilidade).

Contudo, de acordo com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), existem alguns fatores de risco que favorecem a hiperglicemia na gravidez, como:

  • Idade;
  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Antecedentes familiares de diabetes;
  • Antecedentes pessoais de alterações metabólicas, como síndrome dos ovários policísticos, hipertensão arterial sistêmica, aterosclerose (condição cardiovascular) ou uso de medicamentos hiperglicemiantes;
  • Duas ou mais perdas gestacionais prévias;
  • Recém-nascido anterior com peso igual ou superior a 4 quilos;
  • Óbito fetal/neonatal sem causa determinada;
  • Malformação fetal;
  • Líquido amniótico em excesso.

Quais são os sintomas do diabetes gestacional?

Aqui vai um alerta: segundo a SBD, o diabetes gestacional nem sempre tem sintomas identificáveis. Por isso, o ideal é que a partir da 24ª semana de gestação – que corresponde ao início do 6º mês –, todas as gestante façam acompanhamento regular da glicose em jejum, principalmente com o teste oral de tolerância à glicose (TOTG).

Entretanto, algumas grávidas podem apresentar sinais como:

  • Ganho excessivo de peso da mãe e/ou do bebê;
  • Cansaço excessivo;
  • Vontade recorrente de urinar;
  • Aumento do apetite;
  • Sede frequente;
  • Boca seca;
  • Visão turva;
  • Náuseas e vômitos;
  • Infecções recorrentes na bexiga, vagina ou pele.

O diabetes gestacional pode prejudicar o parto?

O diabetes gestacional tem algumas complicações que podem, sim, interferir no parto. Como indica a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), o risco de parto prematuro é seis vezes maior para gestantes com esse tipo de diabetes, além das chances aumentadas de pré-eclâmpsia (aumento da pressão arterial durante a gestação) e do bebê ter excesso de peso (feto macrossômico).

Além do risco de parto prematuro, é importante conversar com o obstetra sobre a indicação mais segura sobre o tipo de parto. Em alguns casos, se o quadro de diabetes gestacional estiver descontrolado, a cesariana pode ser recomendada. 

Como é feito o diagnóstico de diabetes gestacional?

O diagnóstico de diabetes gestacional é feito por meio de exames clínicos que analisam os valores da glicemia no sangue. As alterações glicêmicas costumam ser observadas no início da gestação ou entre a 24 a 28 semanas (6º mês), como orienta o Guia da gestante com diabetes gestacional, publicado pela Santa Casa BH – Ensino e Pesquisa.

Se a glicemia em jejum for inferior a 126 mg/dL, porém maior ou igual a 92 mg/dL, é um sinal de alerta. Depois desse resultado, é preciso realizar o teste oral de tolerância à glicose (TOTG), quando o paciente toma 75 g de glicose dissolvida em água algumas horas antes de coletar o sangue. 

Se 1 hora após o consumo da bebida a glicemia estiver igual ou superior a 180 mg/dL, e 2h depois o valor for igual ou maior do que 153 mg/dL, isso indica diabetes gestacional. Os valores, apesar de significativos, são inferiores aos do diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Quando a gestante apresenta glicemia em jejum acima de 126 mg/dL e TOTG acima de 200 mg/dL, significa que é um quadro de diabetes prévia – ou seja, ela já possuía a doença antes de engravidar.

Quais são os riscos do diabetes gestacional?

Além das complicações na hora do parto citadas anteriormente, como parto prematuro, e pré-eclâmpsia, o diabetes gestacional (DMG) pode causar diversos problemas para a saúde da mãe e do bebê. 

Afinal, gestantes com essa condição têm até seis vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2, como alerta a Febrasgo, e grandes chances de sofrer pressão alta, infecção de urina, hemorragia pós-parto e morte no parto, segundo o guia da Santa Casa BH.

De acordo com a Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), filhos de mulheres com diabetes gestacional ainda correm risco de desenvolver cardiopatias e síndrome da angústia respiratória, além de malformações, hipoglicemia, icterícia (coloração amarelada) e morte no parto. Já na vida adulta, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, eles têm maior probabilidade de ter diabetes e obesidade.

Qual a diferença entre diabetes e diabetes gestacional?

Apesar das duas condições serem marcadas por hiperglicemia, o diabetes e o diabetes gestacional são diferentes em diversos aspectos. O primeiro é em relação aos níveis de glicose no sangue. O gestacional possui valores inferiores, e às vezes antecede um quadro final de diabetes. 

A principal diferença, porém, está nas chances de cura. Enquanto o diabetes gestacional pode ser revertido e ter uma manifestação isolada, o diabetes – tanto o tipo 1 quanto o tipo 2 – não tem essa possibilidade, levando em conta que é considerado uma doença crônica. 

Mas, independentemente das diferenças, os dois podem e devem ser controlados com acompanhamento médico. Isso é fundamental para prevenir os sintomas e complicações da doença, especialmente as mais graves.

É perigoso tomar insulina na gravidez?

Seguindo as orientações da Sociedade Brasileira de Diabetes, é seguro usar insulina durante a gestação. Entretanto, é importante reforçar que a insulinoterapia só é indicada para gestantes que não conseguiram controlar adequadamente a condição com alimentação balanceada e atividade física. É comum que a quantidade de glicose no sangue aumente ao final da gestação, e é geralmente nesse momento que a insulina pode ser recomendada. 

 Diabetes gestacional tem cura?

O quadro de diabetes gestacional é reversível e costuma desaparecer após o parto. Contudo, isso não significa que os cuidados essenciais para controlar a doença podem ser dispensados. Pelo contrário! As chances das gestantes desenvolverem diabetes tipo 2 são altas, seja em pouco tempo depois da gestação ou à medida que envelhecem. 

Mas não é motivo para desespero. Quando tratadas e controladas corretamente, como explica a Sociedade Brasileira de Diabetes, as gestações agravadas pelo diabetes têm um desfecho tranquilo e saudável para a mãe e o bebê.

 Qual o tratamento para diabetes gestacional?

Assim como qualquer tipo de diabetes, o tratamento do diabetes gestacional envolve controlar a glicemia e/ou aumentar a presença de insulina no organismo. De acordo com o Guia da gestante com diabetes gestacional, é preciso seguir uma alimentação composta por porções diárias de verduras, legumes (especialmente os de raízes), frutas, óleos ou gorduras do bem, carboidratos, feijões, leite ou derivados, oleaginosas e carnes ou ovos.

Quanto às atividades físicas, as mais indicadas para gestantes são caminhada, hidroginástica, natação, pilates e yoga. Elas devem ser praticadas por, pelo menos, 30 minutos, e de quatro a cinco vezes por semana. Medir e anotar os valores glicêmicos regularmente (conforme orientação médica) também são fundamentais para o tratamento. 

Em alguns casos, quando há dificuldade em controlar a glicose com alimentação balanceada e exercícios físicos regulares, o médico que acompanha o quadro ainda pode receitar o uso de medicamentos ou insulina.

Além disso, o estudo publicado na Revista da Associação Médica Brasileira mostra que o estresse também pode influenciar no desenvolvimento da doença. Por isso e por outros motivos – considerando as constantes alterações emocionais da gravidez, por exemplo –, é indicado fazer acompanhamento psicológico durante toda essa fase.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×