Início Artigos Crise de asma: conheça os sintomas e como tratar

Crise de asma: conheça os sintomas e como tratar

Autor

Data

Categoria

Você também sofre com crises de asma? Essa é uma condição que pode virar frequente dependendo do seu estilo de vida, e, ainda mais, com a chegada do inverno, quando as temperaturas são mais baixas.

Para conscientizar as pessoas sobre a doença, no dia 21 de junho, é celebrado o Dia Nacional do Controle da Asma. A data visa fomentar a necessidade dos cuidados preventivos da crise de asma, um problema mundial que, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, acomete cerca de 300 milhões de pessoas. Só no Brasil, temos 20 milhões de pessoas com asma. 

Há muitos casos também de pessoas com fortes sintomas na infância, porém quando chegam na fase adulta, as crises de asma não se manifestam. No entanto, é uma doença que não tem cura, é variável e tem seu tratamento individual de acordo com cada quadro clínico. Por isso, o acompanhamento do time de saúde é fundamental. 

Saiba mais sobre a doença nos tópicos a seguir! 

  1. O que é asma? 
  2. Quais são os sinais de asma? 
  3. Sintomas da crise de asma 
  4. Asma tem cura?
  5. Como prevenir crise de asma?
  6. Tratamento para crise de asma

O que é asma?

A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas, que pode ser controlada por meio de tratamento. A asma não tem uma causa definida, mas existem gatilhos que podem desencadear fortes crises, como perfumes, odores fortes, poeira, mofo e pó. 

Quando uma crise de asma acontece, os brônquios inflamam e reduzem a passagem de ar, causando falta de ar, aperto no peito e tosse. Um ponto importante para ressaltar é que a asma varia de pessoa para pessoa, além de mudar de incidência ao longo do tempo. 

Por esse motivo, o tratamento da asma é feito de forma individual e, muitas vezes, o que serve para um, não serve para outro. Ou até um mesmo medicamento, por exemplo, pode ter a dose modificada de acordo com a necessidade. 

Quais são os sinais de asma?

Para identificar se uma pessoa realmente está com asma, é preciso se atentar aos sinais. Conheça os principais:

  • Peito com ruídos ao respirar;
  • Falta de ar;
  • Tosse seca;
  • Cansaço excessivo;
  • Sensação forte de aperto no peito;
  • Batimentos cardíacos acelerados.

Sintomas da crise de asma

Mesmo depois de obter o diagnóstico e iniciar o tratamento, a pessoa asmática está suscetível a crises de asma de forma intensa e repentina. Elas variam de acordo com o quadro clínico do paciente, ambiente e rotina em que vive. Inclusive, em momentos de crise de asma, é recomendado que o medicamento, receitado pelo médico, seja usado o mais rápido possível.

Veja os sintomas que podem surgir durante uma crise de asma: 

  • Tontura;
  • Tosse constante;
  • Respiração rápida;
  • Dificuldade de respirar;
  • Dificuldade para se comunicar;
  • Palidez;
  • Confusão mental;
  • Suor frio;
  • Desmaio.

Asma tem cura?

Não. A asma não tem cura e mesmo que o paciente não apresente mais as crises, ela está presente no organismo. Porém, os tratamentos podem aliviar os sintomas e proporcionar o controle das crises de asma. Portanto, pessoas asmáticas com o tratamento em dia tem uma qualidade de vida normal e saudável. 

Como prevenir crise de asma?

Embora a causa da asma não seja definida, independente da pessoa, é possível controlar as crises. De acordo com o Ministério da Saúde, existem algumas ações que você pode colocar em prática para evitá-las: 

  • Não faça o uso de fumo;
  • Evite o acúmulo de sujeira ou poeira nos ambientes da sua casa;
  • Evite cheiros fortes, de perfumes ou até produtos de limpeza;
  • Tome sol com frequência, pois a vitamina D está relacionada a várias doenças do sistema imunológico, como a asma;
  • Tome a vacina da gripe com regularidade;
  • Não tome friagem, principalmente no inverno;
  • Beba bastante água para se manter hidratado;
  • Tenha uma rotina de alimentação balanceada;
  • Pratique atividades físicas.

H2. Tratamento para crise de asma 

Antes de tudo, ressaltamos que o objetivo do tratamento da asma é proporcionar uma qualidade de vida ao paciente, por meio do controle dos sintomas e pela melhora da função pulmonar. Para indicar o melhor tratamento, o time de saúde avalia o histórico clínico da pessoa. 

Além de fazer o uso correto da medicação indicada pelo time, manter uma rotina ativa de atividade física, com musculação e exercícios aeróbicos, é fundamental para controlar a asma e prevenir as crises. Se você já teve crises durante ou após praticar algum exercício, tente fazer um aquecimento antes do treino e separe um tempinho de relaxamento após o movimento, isso vai ajudar a preparar o corpo para a atividade. 

E foco na alimentação! Verduras, grãos integrais e frutas frescas, como laranja, maçã, tomate, tangerina, limão e laranja, possuem nutrientes que melhoram a saúde e, consequentemente, a função pulmonar.

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×