Início Alimentação Alimentação no verão: dicas para os dias quentes

Alimentação no verão: dicas para os dias quentes

Autor

Data

Categoria

O verão é sinônimo de muito sol, praia, piscina e, claro, alimentação mais leve para aguentar os dias quentes. Há quem corra atrás do prejuízo e queira entrar na dieta durante essa temporada do ano. Não é à toa que o “projeto verão” é tão popularizado.

Frutas, comidas mais leves e muitos sucos ganham a preferência durante o clima quente e servem de ótimos aliados para combater as altas temperaturas. 

Junto com o calor, chegam as dúvidas: como se alimentar corretamente durante a temporada? É possível ser saudável? Por que optar por uma refeição leve? Pensando nisso, vamos ajudar você na sua busca por uma alimentação mais leve e saudável nos dias mais quentes do ano.

  1. Por que optar por uma alimentação leve no verão?
  2. Alimentação leve: por onde começar?
  3. Dicas de alimentação saudável no verão
  4. Cuidados na preparação dos alimentos

Por que optar por uma alimentação leve no verão?

Durante as altas temperaturas, o corpo perde mais água por suar muito mais. Além disso, a falta de fome também é um fator preocupante: diferente do inverno, onde temos mais apetite, o calor inibe a fome fazendo com que nossa nutrição fique desequilibrada.

As mudanças fisiológicas do verão também precisam ser ajustadas a uma alimentação mais leve para compensar a perda de água e nutrientes e a pouca vontade de se alimentar. Sem contar que nosso corpo diminui a produção de energia, se comparado às temperaturas frias, com isso, nossa alimentação também precisa ser menos calórica.

O efeito inibidor da fome causado pelo calor, acaba provocando um jejum prolongado que não é nada saudável para o organismo. Optar por uma alimentação saudável e leve é investir no seu bem-estar.

Alimentação leve: por onde começar?

Naturalmente, durante as altas temperaturas, você não vai querer comer grandes quantidades de comidas ou comidas mais pesadas. Alie essa vontade de optar por alimentos frescos com uma dieta mais equilibrada.

Opte por saladas durante as refeições e frutas para os lanches. Além disso, os sucos repõem os minerais perdidos pelo suor e hidratam o corpo.

Substitua o acompanhamento por carnes brancas ou carnes mais magras, bem como varie entre grelhados, cozidos e assados. Comece cortando a fritura, que pode acabar pesando no calor, e aproveite para trazer alimentos mais saudáveis à mesa.

Você pode, ainda, trocar o café quente por chás gelados ou sucos durante o café da manhã. No calor, tomar bebidas ainda mais quentes pode dar enjoos e sensação de uma temperatura ainda maior, provocando o mal-estar. No entanto, cada corpo reage de uma forma, há quem não fique sem um bom cafezinho. É o seu caso?

Você também vai sentir mais sede. Então, que tal optar por andar com garrafinhas de água? 

É bem provável que você já tenha percebido que o calor nos deixa mais “pesados”, com a sensação de cansaço. Isso acontece devido a digestão, que se torna mais lenta. Por isso, evitar comidas pesadas e gordurosas precisa ser uma prioridade para você durante o verão.

Dicas de alimentação saudável no verão

Selecionamos algumas dicas maravilhosas para você começar o seu verão sempre com o pé direito. Vamos lá?

1. Opte por frutas e legumes

Ótimas fontes de vitaminas e fibras, que sempre perdemos em maior quantidade devido ao calor, as frutas e legumes são essenciais para a alimentação, principalmente durante o verão.

2. Evite molhos em saladas

Aquele molho de maionese pode ser gostoso, mas também pode ser perigoso nas altas temperaturas. Além de estragar mais rápido, esses molhos podem pesar no estômago. Prefira por limão, azeite e o bom vinagre para temperar suas saladas.

3. Evite bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas são diuréticas, comprometendo a hidratação e tem baixo valor nutritivo.

4. Deixe as sobremesas de lado

O calor pede por uma fruta gelada, doces à base de frutas, smoothies, gelatinas e frozens. Deliciosos e refrescantes!

5. Diminua o tamanho das porções

Como vimos, nosso metabolismo fica ainda mais lento para digerir os alimentos. A opção nesse caso é diminuir o tamanho das porções e comer mais devagar para evitar a má digestão.

6. Reduza o consumo de sal e açúcar

Por mais que percamos muita água no calor, nosso corpo fica mais inchado. Isso acontece principalmente pela quantidade de sal e açúcar ingerido. A busca por alimentos industrializados também é alta durante o verão. O ideal é sempre optar por alimentos preparados em casa e que você conheça a procedência dos ingredientes.

7. Consuma fotoprotetores naturais

Caso você ainda não tenha ouvido falar de alimentos fotoprotetores naturais, essa dica será bastante útil. Existem alimentos antioxidantes que também são potencializadores do filtro solar (mas eles não substituem o uso do filtro, ok?) e aumentam a proteção da pele exposta ao sol. São eles: laranja, morango, tangerina e outros alimentos ricos em vitamina C, bem como alimentos que possuem betacaroteno, como cenoura, pêssego e uva, que já são conhecidos por acelerar o bronzeamento da pele.

8. Fibras são grandes aliadas

Para manter seu intestino funcionando regularmente, o segredo está nas fibras. Por isso, abóbora, brócolis, abacate e maçã precisam fazer parte da sua alimentação durante as altas temperaturas.

Cuidados na preparação dos alimentos

Muitos esquecem de um fator primordial durante o verão: o cuidado na preparação e conservação dos alimentos. A alta temperatura facilita a proliferação de fungos e bactérias. Por isso, o manuseio dos alimentos precisa da nossa atenção.

Com o aumento das idas a praias e piscinas, é comum optarmos pela alimentação fornecida em quiosques, que geralmente são frituras, acompanhadas de saladas e molhos. A partir daí, sua atenção precisa ser redobrada: é importante conferir a higiene do local, o cheiro, sabor e forma de armazenagem dos alimentos, ainda mais no verão. O ideal seria preparar os alimentos que deseja consumir durante esse período em casa, com seus próprios ingredientes, e armazená-los adequadamente. 

As verduras, tanto em casa como em restaurantes, precisam permanecer em refrigeradores e as frutas precisam ser lavadas e tratadas. Além disso, os peixes e carnes também precisam de uma atenção especial: seu armazenamento e temperatura precisam ser próprios para o tipo de alimento.

Por isso, para aproveitar os dias quentes com saúde e disposição, escolha bem o que comer: quanto mais leve e fresco for o alimento, melhor! Bom verão para você!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×