Início Plano de Saúde Por que uma empresa deve ter plano de saúde para funcionários?

Por que uma empresa deve ter plano de saúde para funcionários?

Autor

Data

Categoria

O mercado de trabalho fica mais competitivo a cada dia e, por causa disso, as empresas acabam disputando os melhores profissionais. Dessa forma, os candidatos acabam dando preferência às vagas que oferecem o melhor pacote de benefícios. Por isso, se você é empreendedor e ainda não sabe por que uma empresa deve oferecer plano de saúde para colaboradores, está na hora de pensar sobre isso.

Afinal, o plano de saúde costuma ter um grande peso no momento que um profissional qualificado precisa escolher entre diferentes ofertas de emprego.

Embora muita gente pense ao contrário, incluir o plano de saúde no pacote de benefícios dos colaboradores é algo muito positivo para as empresas. Afinal, oferecer um plano de saúde traz várias vantagens a médio e longo prazo.

Em vez de ser vista como um gasto extra, essa possibilidade deve ser avaliada como um investimento que ajuda a manter e motivar seus melhores profissionais.

Mesmo assim, a pergunta “Por que uma empresa deve oferecer plano de saúde?” é comum. Para tirar essa dúvida, a gente preparou um conteúdo especial para você.

Vamos lá?

3 razões para fazer um plano de saúde empresarial

A empresa que decide oferecer plano de saúde para os seus funcionários se destaca dentre as suas concorrentes e isso conta para atrair e reter os melhores profissionais em uma equipe.

Muitas vezes, manter um colaborador talentoso é um fator decisivo para o sucesso das empresas. Para isso, é fundamental oferecer boas condições de trabalho e benefícios competitivos para que esses talentos permaneçam na sua equipe ainda que eles recebam outras propostas.

Além de ajudar na retenção de bons profissionais, conheça outras três ótimas razões para fazer um plano de saúde empresarial:

Aumento da produtividade e da motivação

Com a saúde em dia, todo mundo consegue trabalhar mais e melhor. Por isso, oferecer um plano de saúde aos seus colaboradores é uma das melhores maneiras de valorizá-los e aumentar sua motivação.

Outro ponto importante: considere opções de planos de saúde que incentivam o cuidado preventivo e ofereçam programas e alternativas adicionais para manter o bem-estar da sua equipe.

Diminuição de ausências no trabalho

Quando sua equipe tem um plano de saúde, é provável que eles percam menos tempo para realizar consultas e exames, ganhando mais agilidade e evitando ausências para fazer esses procedimentos.

Por que uma empresa deve ter plano de saúde para funcionários?
O plano de saúde contribui para que seus colaboradores se ausentem menos do trabalho

Para casos mais graves, uma rede credenciada de qualidade também proporcionará um tratamento mais eficiente, diminuindo o tempo de afastamento dos colaboradores.

Se houver algum acidente de trabalho, esse ponto também faz uma diferença positiva, já será possível oferecer um atendimento mais rápido e seguro.

Abatimento no imposto

Ao fazer um plano de saúde empresarial, você pode abater os valores gastos com esse benefício do Imposto de Renda que a sua empresa precisará pagar.

Isso é válido para empresas de qualquer porte e até os microempreendedores individuais (MEIs) podem aproveitar este benefício no plano de saúde MEI.

Depois de explicar todas as razões pelas quais a empresa sai ganhando quando oferece plano de saúde para funcionário, é o momento de detalhar como esse tipo de plano de saúde funciona. 

Vamos falar mais sobre desse assunto agora. 

Como funciona o plano de saúde para funcionários?

Um dos motivos para que os empregadores resistam a pagar plano de saúde para os seus funcionários é o medo de precisar gastar demais.

Muitas vezes, eles acreditam que terão de pagar integralmente pelo plano, o que se torna mais assustador quando há vários colaboradores e a possibilidade de incluir dependentes.

Dependendo da modalidade de inclusão, o plano de saúde pode ser opcional ou obrigatório para todos os funcionários, o dito plano compulsório.

Caso o colaborador queira aderir ao plano e seja possível incluir dependentes, também será necessário que ele forneça as informações de seu cônjuge e filhos menores de idade, que também serão incluídos no plano. Geralmente, essa inclusão gera um aumento no valor a ser descontado em folha de pagamento.

Quem tem direito ao plano de saúde?

Muitos empregadores não sabem a quais funcionários precisam oferecer o plano de saúde e é importante esclarecer que qualquer um é elegível. Dessa forma, fica a critério da empresa decidir se oferecerá o plano de saúde a todos os funcionários, apenas aos efetivos etc. 

Não há obrigatoriedade de fornecimento de cobertura médica. Porém, com um plano de saúde acessível e de qualidade é sempre um diferencial interessante para seus colaboradores. 

Quanto custa um plano de saúde para empresas

Muitas vezes, o empregador entende os benefícios que um plano de saúde proporciona à equipe, mas tem receio em relação aos valores a serem pagos. Muitos ficam com medo de não conseguir arcar com as mensalidades e acabar causando prejuízos à empresa. 

O valor do plano de saúde vai depender de fatores como abrangência, tipos de cobertura, qualidade da rede credenciada e quantidade de funcionários e respectivos dependentes.

É por isso que é importante avaliar as melhores opções de planos disponíveis e escolher aquele que traga o melhor custo-benefício para sua empresa.

O plano de saúde empresarial pode ser considerado um investimento, já que é possível abater os valores gastos no IRPJ

Escolha o plano de saúde empresarial que ofereça informações claras no contrato e também sobre os possíveis valores de reajuste. Ah, e tudo isso que falamos aqui também vale para contratação de plano de saúde para MEI.

Dessa forma, você garante não só o melhor para a saúde dos seus colaboradores, como também para a saúde financeira da sua empresa.

E aí, ficou claro por que sua empresa deve oferecer um plano de saúde para os seus funcionários? Aproveite e conheça também o que é preciso para fazer um plano de saúde empresarial. Aproveite e leia outros posts disponíveis no blog da Sami!

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×