Início Artigos Por mais mulheres no comando: a importância do feminino em cargos de...

Por mais mulheres no comando: a importância do feminino em cargos de poder

Autor

Data

Categoria

Quantas mulheres você conhece que estão em uma posição de poder? Em empresas, de acordo com pesquisas, três a cada 10 pessoas no Brasil não se sentem confortáveis em ter uma mulher como chefe.

Contraditoriamente, segundo o levantamento de Mckinsey Study, companhias com mulheres na liderança têm maior resultado operacional, de 48%, e uma maior força de crescimento no faturamento, de 70%, comparado com a média da indústria.

No Brasil, as estatísticas de mulheres no poder são preocupantes: estudos revelam que somente 3% das mulheres ocupam cargos de liderança.

Se fizermos uma análise rápida, o desfalque se torna ainda mais visível, visto que 60% dos estudantes universitários e que concluem o ensino superior é tomado pelo poder feminino. Então, por que estamos com índices tão baixos?

Infelizmente, o fator histórico e cultural impede que muitas mulheres cheguem ao topo ou colocam muito mais obstáculos até chegar na posição de alto poder.

No entanto, elas seguem como Shirley Chisholm, a primeira congressista negra dos EUA, disse: “Se eles não lhe derem um assento à mesa, traga uma cadeira dobrável”, e continuam sendo resistentes.

  1. Mulheres na liderança: o que falam as estatísticas?
  2. Qual a importância das mulheres em cargos de poder?

Mulheres na liderança: o que falam as estatísticas?

Mesmo com os dados mostrando a dificuldade das mulheres estarem no comando, elas têm contribuições importantes para a liderança, uma vez que possuem características predominantes que favorecem o universo corporativo e social.

Toda liderança precisa ter como um dos objetivos representar as pessoas a quem servem e compreender melhor os seus desejos e necessidades. Portanto, mulheres são fundamentais em todos os setores da comunidade e sociedade, desde a política à esportes.

Apesar do ano de 2020 ter um novo recorde de CEOs mulheres de empresas pela Fortune 500, apenas 7,4% das empresas na mesma lista publicada no ano são dirigidas por mulheres. https://fortune.com/2020/05/18/women-ceos-fortune-500-2020/

Segundo a pesquisa feita pela UnWomen, “Facts and Figures: Economic Empowerment”, a análise ficou clara: mulheres têm menos probabilidade de serem empresárias e enfrentam mais desvantagens para iniciar o seu negócio. https://www.unwomen.org/en/what-we-do/economic-empowerment/facts-and-figures#notes

Ainda de acordo com a pesquisa, mulheres também enfrentam dificuldades para progredir na carreira e reivindicar posições de liderança devido a práticas discriminatórias, como assédio sexual, disparidade salarial e de gênero e a falta de políticas favoráveis.

No entanto, não podemos negar que a sociedade já evoluiu muito se compararmos as mesmas questões de décadas atrás. Porém, a mudança vai muito além de oferecer as mesmas oportunidades para mulheres. É preciso mudar a cultura dentro da empresa e sociedade e enxergar o potencial que elas têm.

Se voltarmos algumas décadas, as mulheres só começaram a participar de decisões importantes na sociedade brasileira em 1933, quando foi permitido o voto feminino. Após 10 anos, surgiram as primeiras leis brasileiras de proteção ao trabalho feminino consolidado pela CLT, em 1943.

Essas mudanças começaram a se fazer necessárias com o capitalismo, quando observaram a necessidade de uma renda complementar para sustentar a família, o que favoreceu o aumento de mulheres dentro das empresas.

Qual a importância das mulheres em cargos de poder?

Como dito anteriormente, a liderança precisa ter como objetivo representar as pessoas a quem servem. Portanto, a liderança feminina é essencial para promover a igualdade de gênero dentro de empresas.

Mas a sua importância vai além: mulheres possuem competências essenciais para perfis de liderança, ainda mais no período de mudanças que passamos e estamos presenciando com o futuro do trabalho, como a transformação digital.

De acordo com estudiosos, as mulheres conseguem ser mais harmônicas e equilibrar o raciocínio e o emocional no ambiente de trabalho. Com isso, elas se tornam mais efetivas ao engajar e desenvolver a habilidade de seus colaboradores.

A cultura ao longo dos tempos trouxe a necessidade das mulheres em conciliar casa, família, filhos e emprego. O que as tornou mais rápidas na hora de fazer mais de uma tarefa ao mesmo tempo sem que a qualidade do trabalho caia. Sabe a conhecida frase: “mulheres são multi-tarefas”? Pois é, não é à toa. 

Segundo outros estudos, mulheres têm mais poder em assimilar diferentes detalhes e organizar de maneira mais prática padrões complexos.

Em relação às oportunidades, mulheres também saem na frente: ainda de acordo com pesquisas, justamente pelo histórico, mulheres dão mais importância para as oportunidades de crescimento quando a recebem.

Além disso, por já percorrerem um caminho desafiador para conquistar seu espaço na carreira, elas conseguem promover um ambiente mais harmônico e serem mais atentas às necessidades de outras pessoas, tendo um olhar mais empático.

Portanto, oferecer oportunidades de liderança para mulheres é sair na frente nos resultados e ainda ter a garantia de uma equipe bem-sucedida.

Infelizmente, mesmo entre as companhias mais reconhecidas por suas boas práticas, a posição das mulheres em cargos de liderança ainda é muito inferior à dos homens. Segundo dados do Guia da Diversidade, apenas 26% das posições de liderança no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar do Great Place to Work (GPTW), em 2021, eram ocupadas por mulheres.

Vamos mudar essas estatísticas?

Ei, RH! Quer economizar até30% no plano da sua empresa?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

4 dicas para cuidar da saúde mental feminina no trabalho remoto

Dupla jornada, responsabilidades com a vida familiar e salário desigual são alguns dos motivos que levam a diagnósticos de distúrbios relacionados à...

Obesidade sem tabu ou gordofobia: tudo que precisamos saber

Em 4 de março é celebrado o dia mundial da obesidade, instituído pela OMS para conscientizar a todos sobre os riscos de...

IMC: entenda as faixas e o peso ideal

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma ferramenta utilizada na área da saúde para avaliar a relação entre peso e altura de uma pessoa e, assim, classificar seu estado nutricional em categorias.

Etarismo: o que é, impactos na vida do idoso e a importância da pirâmide etária

o etarismo se refere a estereótipos, preconceitos e discriminação direcionada às pessoas com base na idade que elas têm.

Pluralidade cultural: o papel do pluralismo nas empresas

A pluralidade é um tema importante nos dias atuais, onde as fronteiras entre as nações se tornam cada vez mais fluidas e o mundo cada vez mais globalizado.
Ei, RH!Já conhece o planode saúde com foco emretenção de talentos?
×