É bem provável que você já tenha percebido algumas mudanças no mercado: gestores passaram a dar tanta importância para as habilidades sociais quanto dão às técnicas.
De acordo com um estudo do site de recrutamento CareerBuilder, 77% das empresas passaram a dar o mesmo peso para as habilidades sociais no dia a dia.
Conhecidas como soft skills, essas habilidades estão relacionadas ao comportamento do indivíduo e diretamente ligadas à personalidade e experiência.
Por isso, a importância de entender e explorar seus soft skills pode melhorar ainda mais a sua posição no mercado de trabalho. Você trabalha seu desenvolvimento pessoal?
- O que são soft skills?
- Cinco exemplos de soft skills que podem ser desenvolvidas
- Hard skills, qual a diferença?
- Como desenvolver soft skills?
O que são soft skills?
No mercado de trabalho é bem provável que você já tenha competido com alguém da mesma área de formação, até mesmo com experiências parecidas. No entanto, o que pode diferenciar vocês?
Esse é o trabalho das soft skills: cada um tem uma habilidade que melhor se enquadra para aquele cargo. Algumas podem ser parte da personalidade, como a organização e a criatividade, mas nada impede que possa ser trabalhada por meio do autoconhecimento.
De certa forma, podemos definir soft skills como competências. Praticamente em todas as entrevistas existe a pergunta: “qual o seu maior defeito e qualidade?”. Isso aponta a importância das soft skills. Aliás, queremos saber, o que você responde nessa hora?
Para crescer em uma carreira, você precisa ir muito além da competência técnica, precisa ter empatia, saber liderar, se comunicar de forma eficaz e por aí vai.
Cinco exemplos de soft skills que podem ser desenvolvidas:
- Comunicação eficaz
Uma das principais soft skills que podem ser desenvolvidas é a comunicação eficaz. Se comunicar da maneira correta e fluida pode levar você mais longe do que imagina.
Um bom relacionamento entre equipes pode trazer mudanças fundamentais para uma empresa.
- Escrita
Como está a sua escrita? Mesmo que não tenha o hábito de escrever ou que seu trabalho não exija tanto esse processo, a escrita precisa fazer parte das suas soft skills. Afinal, mandamos e-mails e nos comunicamos por mensagem.
Conseguir ser claro e passar a mensagem que necessita precisa estar entre as suas prioridades. Você já foi rude sem ser, mas sim porque a sua mensagem passou isso para quem leu? Esse é um dos exemplos da necessidade de trabalhar essa soft skill.
- Colaboração
O que seria de uma empresa sem uma equipe colaborativa? A harmonia do trabalho em equipe é fundamental para o clima organizacional. Portanto, trabalhar bem em grupo precisa ser uma das suas prioridades, assim como o objetivo de estreitar relações.
- Flexibilidade
Não adianta: trabalhar em uma empresa ou dentro de uma equipe, mesmo que você seja o CEO, é necessário ter flexibilidade. O mercado sempre exige mudanças e reinvenções. Se tornar versátil no currículo e no dia a dia profissional é mostrar que podem contar com você!
- Organização
A eficiência no trabalho tem muito a ver com organização e planejamento. Portanto, se você é uma pessoa desorganizada e que vive o dia conforme ele vai acontecendo, que tal começar a trabalhar isso?
No meio corporativo, a organização é fundamental para economizar tempo e diminuir erros. Além disso, pessoas organizadas passam a ter maior credibilidade e competência.
Hard skills, qual a diferença?
Se você já ouviu falar de soft skills, também já deve ter ouvido falar das hard skills. E existe uma grande diferença entre elas. Vamos entender melhor:
Soft skills:
- São necessárias para a construção de uma carreira;
- Necessitam do autoconhecimento;
- São fáceis de serem observadas.
Hard skills:
- São competências fundamentais para desempenhar uma função;
- São construídas por meio do estudo e treinamento
- Exemplos: saber operações matemáticas, programação, escrever, ler e por aí vai.
Diferente das soft skills, as hard skills podem ser ensinadas por meio de cursos e até mesmo no próprio emprego. Esse tipo de habilidade é focado em processos e tarefas específicas. Por exemplo, caso sua empresa trabalhe com um programa específico e treine você para ele, isso será a sua nova hard skills.
No entanto, elas se complementam: uma pessoa que consiga combinar uma hard skills com uma soft skills na carreira vai ainda mais longe.
Como desenvolver soft skills?
Como vimos, as soft skills podem ser desenvolvidas ao longo da vida, mas como? Selecionamos três maneiras eficientes para desenvolvê-las:
- Crie uma cultura de feedback
Como se tornar melhor sem entender onde está errando? Criar uma cultura de feedback é ideal para conseguir desenvolver suas soft skills. Portanto, peça para colegas de trabalho, amigos, gestores e familiares avaliarem seu trabalho e apontarem o que precisa ser feito para melhorar.
- Gerencie melhor o seu tempo
Se organizar e planejar o seu dia, mesmo que seja nos mínimos detalhes, será muito mais vantajoso para você.
Faça o teste: por uma semana, planeje seu dia e suas demandas. Assim, conforme for concluindo as pendências, você perceberá que seu dia será menos estressante e, ainda, economiza tempo.
- Tenha autocontrole
Quando somos surpreendidos por algo negativamente, muitas vezes deixamos nossa emoção fluir mais do que devia. Já acontece de você se estressar no início do dia e esse estresse render o dia inteiro?
Pois bem, o autocontrole é ideal para você se recuperar mais facilmente de um problema ou situação desagradável. Às vezes, damos muita importância para algo que não merecia tanto. Ter foco te deixará mais relaxado e menos passível a irritações desnecessárias.
Uma boa opção para aprender a ter autocontrole é meditar. Tire uns momentos do seu dia para relaxar a mente e se concentrar no seu objetivo, sem se perder com os percalços.