Quem nunca procrastinou antes de iniciar uma tarefa? Há dias em que a preguiça quase nos vence quando se trata de realizar atividades diárias. No entanto, adiar tudo para o último segundo pode ser extremamente prejudicial para nós mesmos. Então, como podemos driblar a procrastinação?
Vencer a procrastinação é fundamental para alavancar a vida pessoal e profissional. Nos sentimos muito mais realizados e contentes após concluir uma tarefa do que quando a deixamos para depois.
Um bom exemplo disso são as atividades físicas. Pare para analisar em quantas vezes você deixou de ir à academia e depois se arrependeu? Ou venceu a procrastinação e se sentiu feliz por ter ido?
No entanto, mesmo sabendo que a procrastinação não traz benefícios, por que às vezes é tão difícil vencê-la? Vamos entender melhor:
- O que é procrastinar
- A procrastinação é um problema
- Como saber se está procrastinando
- Como vencer a procrastinação
O que é procrastinar
Procrastinar é deixar para depois o que poderia ser feito agora, por preguiça ou falta de vontade. Basicamente, você sabe que deve realizar uma determinada tarefa, mas sempre decide deixar para depois.
De acordo com pesquisadores, a procrastinação é um problema tão enraizado na história que é possível compilar diversos filósofos que estudaram sobre o tema. Entre os estudos, foi observado que a procrastinação pode acontecer tanto consciente quanto inconscientemente. Isso acontece porque o nosso cérebro prefere a recompensa imediata àquela de longo prazo.
A procrastinação é um problema
Sabemos que nem sempre é legal realizar algumas tarefas, como limpar a casa, lavar a louça, finalizar um projeto complexo e por aí vai. Parece (e realmente é) muito mais prazeroso ficar deitado mexendo nas redes sociais do que fazer algo realmente importante.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar em parceria com MindMiners, 52% das pessoas afirmam que a procrastinação é o maior inimigo da produtividade.
Além disso, ela pode se tornar um vício quando acontece com frequência, sendo realmente um problema que prejudica todas as áreas da nossa vida (por exemplo: adiar uma consulta ao médico várias vezes e não realizar exames preventivos importantes).
A procrastinação frequente tende a causar ansiedade, visto que quem adia uma tarefa de sua responsabilidade passa a sentir culpa por não realizar no tempo estabelecido e da melhor maneira. Sem contar que quando tarefas são realizadas sempre com atraso, a autoestima tende a cair.
Se sentir decepcionado consigo mesmo é uma das principais sensações que a procrastinação frequente pode trazer. Ela desencadeia diversos sentimentos ruins, como angústia e estresse.
Quando esses sentimentos vêm à tona devido a procrastinação, o problema fica ainda maior, pois acontece um círculo vicioso em que a pessoa deixa de realizar tarefas por não se sentir capaz e, depois, se sente culpada por não ter cumprido.
Para se ter uma ideia, a procrastinação viciosa pode desencadear: autocrítica, culpa, falta de energia, ansiedade, má alimentação, vergonha e sintomas físicos como dor de cabeça e no corpo.
Como saber se está procrastinando
Existem alguns sinais típicos da procrastinação, são eles:
Dificuldade para cumprir horários
Seja para trabalhar ou ir à academia, a dificuldade de acordar ou estar no compromisso na hora marcada pode ser um sinal de procrastinação.
Baixa performance e pouca qualidade nas entregas
Você sempre teve um bom desempenho no trabalho e agora sua performance diminuiu consideravelmente? Talvez seja a hora da autoanálise. Observe se você tem deixado os compromissos para cima da hora.
Uso de telas em excesso
Um dos grandes vilões da produtividade é o uso das telas. Afinal, é muito mais recompensador para o nosso cérebro o prazer imediato de continuar rodando as redes sociais do que levantar e ir à academia, por exemplo.
Desânimo frequente
A procrastinação quando ocorre diariamente traz o sentimento de culpa e tristeza, por saber que precisa tomar uma atitude, mas sem sucesso.
Como vencer a procrastinação
A essa altura do artigo, você já deve ter conseguido definir se é um procrastinador. E agora, como vencer a procrastinação? Elaboramos cinco dicas práticas para você vencer o vício de deixar tudo para depois.
Dê o primeiro passo, mesmo que seja pequeno
Pode parecer bobeira, mas fazer o primeiro movimento para realizar uma tarefa é uma estratégia apoiada pela ciência para vencer a procrastinação. O truque aqui é definir uma meta pequena e conseguir cumpri-la, para depois inserir novas demandas.
Fique de olho no tempo, mas também nas emoções
Vamos ser sinceros: é muito difícil sentir ânimo para levantar cedo e praticar atividades físicas. Por isso, não espere o bom humor ou a força de vontade de realizar alguma tarefa. Faça sem vontade.
Ser refém do bom humor e da força de vontade pode te paralisar. De acordo com uma pesquisa, pessoas que possuem habilidade de regular suas emoções são menos propensas a procrastinar.
Visualize o seu futuro próximo
Ao pensar em procrastinar naquela tarefa, tenha em mente como se sentirá quando finalmente a tiver realizado. É bem provável que a sensação de bem-estar e autorrealização tome conta das nossas emoções após cumprir uma demanda.
Se planeje
Organizar todas as suas tarefas em ordem de prioridade é uma ótima ideia para conseguir alcançar as metas. Isso te dará clareza sobre o que precisa ser feito. A dica aqui é sempre deixar as tarefas em um local visível para você, mesmo que para isso seja necessário pendurar um post-it no computador.
Estabeleça um prazo limite
Imagine que você precisa entregar um trabalho na semana que vem, mas que precisa ser feito o quanto antes para não atrapalhar suas próximas demandas. Para lidar com esse problema, passe a estabelecer prazos limites para concluir tarefas.
Além disso, pare de traçar objetivos quase que inalcançáveis, como: escrever um livro em uma semana, correr uma maratona sem treinar, estudar todos os dias sem descanso e por aí vai.
Agora que você entendeu o que é a procrastinação, o problema que ela pode causar e como vencê-la, vamos colocar em prática? Ah, nada de responder essa pergunta com “vou começar amanhã” ou algo parecido. Comece agora! Dê um pequeno passo!