Muitas demandas, prazos apertados, tarefas domésticas… Tudo pode colaborar para aumentar ainda mais o nosso estresse diário. Com a quantidade de informações e, claro, preocupações que lidamos durante o dia, tem sido quase impossível desestressar.
No entanto, por mais que essa seja uma tarefa complicada, ainda é possível investir em algumas atitudes para relaxar.
Sintomas do estresse
Calma lá. Antes de aprender a desestressar, vamos entender um pouco sobre o estresse.
Fundamentalmente, o estresse é uma reação normal do organismo que desencadeia diversas reações físicas para lidar com situações pontuais.
Porém, quando essas reações se tornam mais frequentes que o normal, é necessário intervir. Por isso a importância do autoconhecimento para entender os sinais que seu corpo dá ao se sentir estressado, que geralmente são:
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Irritabilidade;
- Dificuldade de dormir ou alterações no sono;
- Perda de memória;
- Alterações no humor;
- Dificuldade de concentração.
De acordo com os dados da International Stress Management Association (ISMA-BR), cerca de 70% da população brasileira já apresentou sintomas de estresse.
Veja dicas para desestressar
A gente sabe que seria ideal ter uma fórmula mágica que aliviasse o estresse de imediato, mas ela não existe. Quanto mais responsabilidades exercemos, mais estresses adquirimos e, infelizmente, isso faz parte da jornada da vida.
No entanto, nem tudo está perdido. Apesar de ser impossível viver sem se estressar, é possível conseguir manejar o estresse para que ele não afete a sua saúde física e mental.
Isso implica em mudança de hábitos. Não há como lidar com o estresse sem uma alteração na rotina. Veja alguns pontos importantes:
Dormir bem
Você sabia que a privação do sono aumenta os níveis de estresse? Um dos maiores motivos da população estar cada vez mais estressada é a falta de sono. Atualmente, 65% dos brasileiros têm dificuldades para dormir e dormem em média menos de 7h por noite.
Por isso, priorize a higiene do sono e durma o necessário para restabelecer a sua energia e enfrentar mais um dia de demanda.
Fazer exercícios
Exercícios são necessários em qualquer condição que envolva promoção da saúde. Em relação ao estresse, o exercício físico libera substâncias, como a serotonina e a endorfina, que atuam no cérebro e geram sensação de bem-estar.
É normal se sentir desanimado ao começar uma rotina de exercício, mas mesmo com o desânimo é essencial disciplina para continuar.
Reduzir cafeína e estimulantes
Para se manter acordado, é comum beber café frequentemente. Esse cafezinho inocente durante a jornada de trabalho pode provocar insônias no período da noite e te fazer dormir mal, o que gera ainda mais sono no dia seguinte e o ciclo se repete.
Portanto, diminua o consumo de estimulantes: além do café, evita chocolates, refrigerantes e produtos recheados de açúcar.
Deixar as redes sociais em off
Pode parecer impossível se desconectar nos dias atuais, mas é necessário ficar off por algum tempo, nem que sejam algumas horas.
Defina alguns limites para as redes sociais e para o horário de trabalho. Por exemplo, troque horas no Instagram por um livro e limite-se a responder suas demandas de trabalho apenas durante o expediente.
Distrair a mente?
Quando estamos estressados ou preocupados com alguma questão é normal nosso pensamento se voltar completamente para aquilo. No entanto, se esforce para distrair a sua mente e, assim, amenizar o estresse.
Tente ler um livro que goste ou descansar ouvindo uma música que ame. Algumas playlists podem te ajudar a relaxar e até meditar.
Que tal alguma dessas sugestões?
Fazer caminhadas
Já abordamos aqui sobre os benefícios do exercício físico para o estresse, mas isso não quer dizer que você precisa levantar pesos ou suar em uma máquina de carga. Uma caminhada é o suficiente para lidar com o estresse, pois libera cortisol e endorfinas.
Respirar corretamente
Acalmar a respiração é essencial para seu corpo entender que precisa relaxar. Para isso, conte cinco segundos durante a inspiração e mais cinco para expirar. Repita esse processo o quanto for necessário.
Escrever o que aflige
Muitas vezes não conseguimos colocar para fora o que nos causa estresse, mas conseguimos escrever como nos sentimos. Até para colocar em ordem os sentimentos e entender a si mesmo, escrever sem preocupações pode ajudar a lidar com as frustrações e o estresse.
Conversar
Procure amigos para compartilhar aquilo que te deixa estressado. Desabafar faz bem. Mas vá além: não deixe de buscar ajuda profissional.
Aqui na Sami, nossos membros têm acesso ao Vitalk, um aplicativo de terapias e meditações online para você se autoconhecer e lidar com suas questões internas.