Final e início de ano, ainda mais com as altas temperaturas do verão, o cansaço excessivo pode tomar conta da nossa rotina. São diversas tarefas, pendências e responsabilidades que nos deixam esgotados.
Unindo-se aos dias quentes, não se sentir cansado ao extremo parece até utopia. Nosso corpo pede descanso, mas será que essa exaustão é normal?
- Cansaço excessivo: o que pode ser e suas causas?
- Cansaço excessivo e problemas na saúde, qual a relação?
- Cansaço excessivo e o sono
- Como se livrar do cansaço excessivo?
Cansaço excessivo: o que pode ser e suas causas?
Uma boa noite de sono ou alguns dias de descanso podem ser a solução para o cansaço. No entanto, mesmo com o sono regulado e os dias de pausa, se a exaustão continuar, é necessária passar por uma avaliação.
Uma fadiga resistente pode ser sinal de problemas de saúde. Por isso, buscar ajuda de um time de saúde é fundamental para garantir sua qualidade de vida.
Nos sentimos cansados em excesso quando estamos desanimados, indispostos e sem energia para realizar atividades diárias, mesmo que sejam simples. Existem alguns sintomas que acompanham a exaustão, como:
- Irritabilidade
- Queda da produtividade
- Dores de cabeça
- Dificuldade de concentração
- Sono constante
- Dores no corpo
- Fraqueza
- Lentidão
- Desânimo
- Mudanças no apetite
- Tontura
O cansaço físico constante pode gerar uma grande perda na qualidade de vida. Quando uma noite de sono tranquila não repara o seu cansaço, é importante ficar atento.
Diferente das situações pontuais onde um cansaço excessivo é comum (como após um dia longo no trabalho ou um dia agitado em praia), o cansaço excessivo pode envolver outras causas, como:
Má alimentação
Alguns alimentos mais pesados podem refletir na nossa indisposição. Portanto, após comer aquela feijoada, é natural que sintamos sono. Além disso, alimentos muito gordurosos, ricos em açúcares e fast foods também podem causar essa sensação. Como está a sua alimentação?
Além disso, a pouca ingestão de vitaminas pode também prejudicar seu sono e causar ainda mais cansaço. Por isso, vale solicitar um exame de sangue de rotina para avaliar a B12 e a vitamina D, por exemplo.
Sedentarismo
O sedentarismo pode causar cansaço extra com pequenos e leves exercícios. Uma caminhada um pouco mais longa ou alguns degraus a mais podem ser ainda mais cansativos para quem não tem o hábito de praticar atividades físicas.
Os exercícios físicos são capazes de liberar hormônios que despertam a sensação de prazer. Logo, sem a prática, temos ainda menos influência deles em nosso bem-estar.
Estresse
O cansaço físico também pode ser emocional. Não importa se você trabalha sentado o dia inteiro, o cansaço excessivo ainda assim pode aparecer.
Muitas situações estressantes e corriqueiras geram cansaços mentais que refletem no nosso físico, trazendo dores de cabeça, cansaço, dores musculares e por aí vai.
Calor
Altas temperaturas podem causar fadiga extrema. Para lidar melhor com isso, opte por frutas frescas, água gelada e banhos relaxantes.
Problemas de saúde
Quando a fadiga não passa após o descanso, o cansaço excessivo pode ser um sintoma de algum problema ainda mais profundo, como: diabetes, insuficiência cardíaca ou apneia do sono.
Cansaço excessivo e problemas na saúde, qual a relação?
Entre os problemas citados acima que têm como sintoma o cansaço excessivo, alterações na tireoide também podem fazer parte da lista.
Isso porque os hormônios tireoidianos regulam o gasto energético e a temperatura corporal que, quando descontrolados, deixam o corpo sobrecarregado.
Outro problema que pode estar relacionado ao cansaço excessivo é a anemia. A deficiência de hemoglobina e hemácias afetam o funcionamento do corpo, o que causa o cansaço.
A depressão também pode ser um indício do cansaço excessivo. Realizar tarefas simples para quem sofre da doença pode ser um verdadeiro martírio. Portanto, é fundamental ficar atento e procurar ajuda médica especializada.
Cansaço excessivo e o sono
Se sentir cansado após uma noite mal dormida é normal e natural, afinal, nosso corpo precisa se recompor para enfrentar mais um dia.
No entanto, se mesmo após uma boa noite de descanso, seu corpo ainda sentir fadiga extrema, algo pode não estar certo.
É importante ressaltar que nem sempre o cansaço excessivo tem a ver com a falta de sono, como observamos no exemplo acima. Ele pode ser consequência de diversas doenças que comprometem a qualidade de vida.
Por outro lado, o sono pode estar correlacionado quando existe um distúrbio, como apneia do sono, síndrome das pernas inquietas ou sono picado.
O sono tem uma função reparadora e quando acontece alguns distúrbios, o sono passa a ser mais um problema para o cansaço excessivo.
A apneia é caracterizada quando uma pessoa para de respirar enquanto dorme. Geralmente acontece quando estamos pegando no sono e sentimos a sensação de queda. Causando um sono picado, ele pode trazer cansaço excessivo por não ser reparador.
A dificuldade de pegar no sono também precisa ser analisada, assim como a síndrome das pernas inquietas que faz a pessoa não conseguir relaxar completamente.
Como se livrar do cansaço excessivo?
Agora que você entendeu que o cansaço excessivo pode ser algum problema de saúde ou alteração prejudicial na rotina, como se livrar dele?
Em casos do cansaço excessivo estar relacionado a alguma doença, é fundamental procurar ajuda médica. No entanto, para outras situações, algumas dicas podem ajudar, como:
- Beber mais água
- Fazer detox digital
- Reduzir consumo de álcool
- Começar o dia com um café da manhã reforçado
- Meditar diariamente por 10 minutos
- Tomar sol
- Evitar cochilos durante o dia
- Ler mais
- Dormir e acordar todos os dias no mesmo horário